Banners Ajuda InfoNet
  InfoNet >> Eleições 2002  
Menu Ajuda InfoNet
NOTÍCIAS
BATE PAPO
AGENDA
ENTREVISTA
COLIGAÇÕES
COLUNAS
CRÔNICA
DIVNET 2002
GALERIA
CANDIDATOS
PARTIDOS
CALENDÁRIO
ONDE VOTAR
ZONA ELEITORAL
CURIOSIDADES
LINKS
FALE CONOSCO

 


 


Política Sergipana


03/08/2002, 08:00


1
A campanha eleitoral ganhou ânimo ontem, com a realização do primeiro debate entre os candidatos ao Governo, realizado pela TV Cidade e transmitido pelas emissoras FM Ilha e Jornal AM. O debate, que foi ancorado pela jornalista Rosângela Dória, aconteceu no auditório do Centro de Convenções e contou com a participação dos sete candidatos. Os candidatos responderam perguntas de jornalistas convidados e também fizeram perguntas entre si. O debate foi marcado pelo equilíbrio entre os participantes e alguns fatos inusitados marcaram a participação de alguns candidatos, a exemplo de Nilo Metalúrgico (PGT) e Heitor Alves (PSTU).

2
Mostrando certa ingenuidade e humildade, Nilo Metalúrgico mostrou desconhecer algumas regras e fez a platéia rir ao admitir que não conhece computador ou Internet. Mas fez questão de lembrar que estava bem colocado numa enquete. Heitor surpreendeu pela segurança das respostas, mas decepcionou ao mostrar que o seu partido, o PSTU, continua pregando o passado. Se eleito, prometeu o sindicalista, o Estado voltará a comandar a Energipe, empresa privatizada pelo governador Albano Franco.

3
O ex-governador João Alves Filho também surpreendeu. Quem esperava um discurso agressivo e um candidato cheio de propostas viu um João Alves tímido, retraído. Nem mesmo Nilo Metalúrgico, que lembrou os escândalos do Banestado, foi capaz de aumentar a adrenalina do ex-governador. João estava ligth, sem ânimo, e quem sabe se isso não foi estratégia de marketing? O senador José Eduardo Dutra e Francisco Rollemberg tiveram boas participações, seguras. Antônio Nascimento e Adelmo Macedo foram apenas regulares. O Adelmo fidalgo até demais. O mais interessante é que teve candidato que nem chegou ao final do tempo em que tinha direito para apresentar suas idéias e desprezou até a réplica.

4
O candidato a federal pelo PT, Antônio Samarone, está fulo da vida. Vai gastar uma boa nota para substituir o seu gigantesco balão de campanha que estava plantado na Aease, próximo o sinal de trânsito da Sementeira. Bem diferente do balão de Lula e Zé Eduardo, que foi estraçalhado por um tiro de escopeta, o de Samarone foi ao chão por corte de facão. Tem alguém que não gosta nem dos candidatos do PT nem de balão e a polícia precisa ficar atenta. Essa de furar o “balão” de Samarone foi demais! As duas queixas já foram registradas.

Traidor
Em Itaporanga, logo depois que o ex-prefeito Silveira do PFL e mais dois vereadores do mesmo partido tomaram a decisão de apoiar a candidatura de Francisco Rollemberg, alguém resolveu colocar, na madrugada, faixas pela cidade com os dizeres: “César Mandarino, o prefeito traidor”. Não demorou muito. Um zeloso servidor do prefeito ao sair de casa para comprar leite e pão e perceber a tamanha apelação acordou o prefeito, que de imediato pôs um fim à brincadeira de mal gosto. Tirou todas as faixas de circulação.

Perdeu voto
O candidato a senador Aélio Argolo, por ter colocado cartaz de sua campanha política no muro de proteção do canal da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, na proximidade do shopping e que estava recém-pintado com pintura artística para embelezar o local, perdeu o voto do ator e candidato a deputado estadual do PV, Antônio Leite. Bem feito!

Carreata e almoço
O candidato a deputado federal pelo PT, advogado João Fontes, irá realizar neste domingo, dia 4, uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade. A saída acontece às 10h da praça principal do conjunto Bugio, zona Norte da cidade. Na orla de Atalaia, os participantes farão um arrastão pelas areias da praia divulgando a campanha e distribuindo material com os banhistas. A carreata terminará em uma chácara vizinho ao Marinas, na avenida Beira Mar, onde acontece um almoço de confraternização.

Osmário Santos
osmario@infonet.com.br

 

 


 

 

 

Copyright © 2002 InfoNet - webmaster@infonet.com.br (79) 211-6277