|
Fábio Henrique, candidato do PDT à prefeitura de Socorro |
O candidato à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), esteve nessa terça-feira, 29, participando dos chats com candidatos às Eleições 2008 promovidos pelo Portal Infonet. Ele respondeu perguntas de internautas, e também dos jornalistas Riamundo Britto (editor-chefe do Correio de Sergipe) e de Paulo Sousa (assessor de comunicação de São Cristóvão).
Por uma hora e meia o candidato respondeu sobre os principais problemas da cidade. Confira abaixo o chat na íntegra:
16:12:25 >[mediador] Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.
16:12:34 [mediador] Olá,
16:12:39 [mediador] Estamos iniciando a sessão de Chat´s das Eleições 2008 com os candidatos a prefeito da capital e de seis cidades do interior sergipano. Essa semana os bate-papos serão com os candidatos de Nossa Senhora do Socorro.
16:14:02 [mediador] Hoje o participante é o vereador e candidato Fábio Henrique (PDT), que responde agora aos questionamentos enviados pelos internautas e as perguntas formuladas por dois jornalistas convidados. Nessa terça-feira, convidamos Raimundo Britto, editor-chefe do Correio de Sergipe e Paulo Sousa, jornalista.
16:14:18 [mediador] Inicialmente o candidato responderá a dois questionamentos dos jornalistas, e depois a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de 1h, podendo se estender até 1h30 a depender do número de perguntas enviadas.
16:14:39 [mediador] Envie a sua pergunta e participe do Chat. O candidato começa a responder a partir de agora:
16:14:59 [RaimundoBritto] Fábio, explique como você conseguiu repetir o milagre dos pães, ou seja, aglutinar quase todas as lideranças políticas do seu lado?
16:18:45 [FabioHenrique] Boa Tarde!
16:18:50 [FabioHenrique] Primeiro pela credibilidade e confiança que as lideranças políticas depositaram no nome de Fábio Henrique. Elas entenderam que o melhor nome para administrar o nosso município é o de Fábio Henrique. Daí, até candidatos da oposição se uniram no projeto que é o melhor para Socorro. Não há milagre, as pessoas acreditam na minha história que é de credibilidade e de cumprimento dos compromissos assumidos.
16:19:28 [PauloSouza] Inicialmente, agradecer pelo convite da Infonet e dizer que é uma satisfação participar desta entrevista, na condição de jornalista convidado. Candidato, uma das principais deficiências do município de Socorro está na área social, ou seja, infra-estrutura. Qual o seu plano de governo para esta área? Como pretende colocar em prática?
16:24:44 [FabioHenrique] O nosso programa de governo tem como um de seus principais pontos o programa ‘Lama Zero’, que é um programa de pavimentação e drenagem de todas as ruas do nosso município, e da recuperação das ruas com problemas no calçamento, vamos buscar parcerias com os nossos aliados em Brasília e com o nosso governador Marcelo Déda para concretizar este sonho do povo socorrense. Infra-estrutura será uma das prioridades do nosso governo...
16:24:53 [FabioHenrique] Infra-estrutura será uma das prioridades do nosso governo. Inclusive vamos criar a EMURB de Socorro para agilizar as obras no município.
16:25:11 [mediador] Internauta - Glauber Maia - Quais são as suas prioridades com o Município de Nossa Senhora do Socorro? E você pretende abandonar o seu programa de rádio?
16:30:46 [FabioHenrique] Dentre as prioridades do nosso município, além da infra-estrutura (pavimentação e drenagem), será preciso o incrementar os programas sociais para atender a população mais vulnerável. Vamos criar a Guarda Municipal, implantar o Orçamento Participativo, criar programas de atração de indústrias e fábricas para a geração de emprego e renda...
|
Raimundo Britto, editor-chefe do Correio de Sergipe |
16:30:58 [FabioHenrique] Vamos descentralizar a administração criando as subprefeituras, além, é claro, de melhorar o atendimento da saúde, implantar escola em tempo integral com ensino profissionalizante para capacitar os nossos jovens, construção de creches em todo o município, entre outras...
16:31:06 [FabioHenrique] Não passa pela minha cabeça deixar o rádio, além do rádio possibilitar um contato direto com o povo, é dos prazeres da minha vida.
16:31:21 [mediador] Internauta - Edson de Angilis Cortez Junior - Por que o senhor preferiu disputar a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e não a de Aracaju, já que o senhor foi o vereador mais votado de Aracaju em 2004?
16:36:09 [FabioHenrique] Sempre tive uma relação muito próxima com a cidade de Socorro e sempre alimentei o sonho de administrá-la, por isso me preparei, estudei a realidade do município, conheço as carências e criei um programa de governo que atenda as necessidades da população socorrense. Fiz uma opção por Socorro, até pelo desafio que é administrar a segunda mais importante cidade do Estado...
16:36:21 [FabioHenrique] Não pensei em disputar a Prefeitura de Aracaju, até porque fiz uma opção por Socorro, sem falar que o meu partido em Aracaju já tinha compromisso com o governador Marcelo Déda.
16:36:36 [mediador] Internauta - Fátima Silva - A sua administração será uma continuidade da gestão de Zé Franco, afinal está acompanhado por aqueles que dão sustentação ao governo dele??
16:42:42 [FabioHenrique] A nossa candidatura representa a verdadeira mudança, o fato do atual prefeito nos apoiar não representa continuidade, até porque o administrador será Fábio Henrique. Vamos mudar o que não está funcionando bem e dar continuidade às coisas boas que foram implantadas no município. ..
16:42:50 [FabioHenrique] A população vai julgar cada candidato pela sua história e pelos seus projetos, por isso peço diariamente ao povo de Socorro que compare os candidatos e descubra qual deles está mais preparado para ser gestor do município. Estão dando sustentação a nossa candidatura, não só o grupo do prefeito, mas opositores históricos em Socorro, a exemplo de Jackson Barreto, pastor Heleno, Aélio Argolo, professor Bosco, porque todos entenderam que esse é o melhor projeto para Socorro.
16:43:19 [mediador] Internauta - Elenaldo - Fábio numa das tuas propostas de governo é fazer daquele posto do conjunto João Alves filho um hospital de urgência como modelo o hospital Nestor Piva. Como fará isto ? Sabendo que o espaço territorial é bem restrito e não tem como expandir?
|
Paulo Sousa, assessor de comunicação de São Cristóvão |
16:50:09 [FabioHenrique] O ideal é fortalecer a parceria do Município com o Estado para melhorar o atendimento no Hospital Zé Franco, que é do Estado e que funciona com dificuldades. Este hospital teria ampliação no atendimento para funcionar como uma urgência completa...
16:50:20 [FabioHenrique] Implantaríamos uma urgência 24 horas entre o Jardim e o Parque dos Faróis, com central de ambulância, já que pela distribuição geográfica os pacientes da região sul do município de Socorro dirigem-se como rotina para o HUSE – João Alves. Com isso, daríamos melhor atendimento para os socorrenses e reduzindo a demanda para o Hospital João Alves.
16:50:45 [RaimundoBritto] A segurança pública do estado passa por um momento difícil. A população está presa em suas residências e os bandidos soltos. Socorro não é diferente pois as únicas três delegacias estão interditadas. Qual o seu projeto para esse setor?
16:55:11 [FabioHenrique] Como você afirmou, a segurança é de responsabilidade do Estado. Vamos criar a Guarda Municipal, que vai auxiliar a Polícia Militar e conseqüentemente melhorará a segurança a segurança do município. Vamos fazer parcerias com o Governo do Estado para a implantação da Polícia Comunitária em todas as localidades, solicitar um reforço para o 5º Batalhão, que fará a segurança ostensiva, e auxiliar na reforma das delegacias conforme o projeto de Delegacia Cidadão, que o Governo já está implantando.
16:55:34 [PauloSouza] No final de junho um grupo de taxistas de Aracaju voltou a cobrar da SMTT medidas que proibam os taxistas de Socorro conduzirem passageiros de Aracaju para Socorro. A categoria alega que o taxista de Socorro “rouba” o passageiro de Aracaju, inviabilizando o sistema. Esta é uma novela que parece não ter fim. Pra que ela acabe com um final feliz, o que pretende fazer Fábio Henrique, caso eleito prefeito?
17:00:23 [FabioHenrique] Conheço bem este tema! Sempre estive à frente de todas as lutas dos taxistas de Aracaju. Participei ativamente da legalização dos táxis lotação de São Cristóvão e de Socorro. Discordo desta tese. O taxista de Socorro não ‘rouba’ passageiro do taxista de Aracaju, já que uma corrida do Centro de Aracaju para o Marcos Freire III, por exemplo, custaria em torno de R$ 15,00 e no lotação o passageiro paga em média R$ 2,00...
17:00:32 [FabioHenrique] Como se vê, não há concorrência, pois o passageiro do lotação não é passageiro do táxi comum e sim do sistema de transporte coletivo – os ônibus. Sou parceiro e aliado dos taxistas de Socorro.
17:00:47 [mediador] Internauta - Nilton - se o senhor ganhar qual investimento o senhor teria para a piabeta?
17:04:59 [FabioHenrique] Piabeta é uma área sofrida e merecerá uma atenção especial na nossa administração. Vamos trabalhar com o programa ‘Lama Zero’, para pavimentar as ruas que ainda estão sem pavimentação, vamos concluir uma pavimentação de asfalto na avenida principal, inclusive com canteiro central e iluminação de grande porte, como também vamos construir praças, com área para a prática de esportes, a exemplo da praça do Arraial e da Igreja Católica, além da construção de uma creche.
17:05:52 [mediador] Ledinaldo Almeidha - Qual o seu projeto em relação a área de cultura e lazer em Socorro, uma vez que desde que parte do muncípio passou a compor a Grande Aracaju, o muncípio só aparece para o restante do estado quando realiza o Forró Siri?
1
7:11:47 [FabioHenrique] Sou a favor da manutenção do Forró Siri, acrescentaria a participação de artistas do município, como também faremos festas juninas em outras áreas da cidade a exemplo do Jardim e Parque dos Faróis e concurso de quadrilhas locais...
17:11:56 [FabioHenrique] Socorro tem muitos artistas, queremos uma Secretaria de Cultura que não seja apenas para contratar shows, mas que sirva para incentivar as manifestações culturais do nosso povo, a exemplo do Samba de Côco da Taiçoca de Fora. Vamos construir bibliotecas com acesso a internet, queremos construir um teatro e um centro de criatividades para a apresentação dos artistas locais, bem como a realização de oficinas de música, teatro e artes plásticas.
17:12:19 [mediador] Internauta - Fellipe Barros Cavalcante - Há um tempo atrás observamos problemas com o transporte intermunicipal, entre Socorro, Aracaju e São Cristóvão. Já há alguma sinalização de como resolver definitivamente essa situação?
17:16:14 [FabioHenrique] A atual administração do prefeito Zé Franco está construindo um terminal de integração no Marcos Freire, o nosso projeto prevê a construção de outro terminal entre o Jardim e o Parque dos Faróis, o que resolveria definitivamente o problema da integração dos povoados Oiteiros, Bita, Lavandeira, Palestina, Guajará e outros. Mesmo como vereador de Aracaju sempre me preocupei com o transporte coletivo, tanto que consegui a linha de ônibus pela ponte do Marcos Freire II, que já ajudou a população do
17:16:37 [FabioHenrique] ... que já ajudou a população do Complexo Taiçoca.
17:17:08 [mediador] Anderson Souza Lima - O Distrito Iindustrial de Socorro está em uma área de expansão urbana! Ele vai ser engolindo pelos conjuntos habitacionais ou será preservado em seu próprio locol onde está instalado?
17:22:01 [FabioHenrique] Socorro é a cidade com maior potencial de crescimento em Sergipe. O seu Distrito Industrial fica localizado em uma área onde tem farta mão de obra, próxima da capital e do porto, além de estar a poucos quilômetros da BR 101, portanto não há em Sergipe área melhor para que o empresário possa investir. Vamos buscar parcerias com os empresários, inclusive com incentivos fiscais para que mais indústrias se instalem no DIS...
17:22:07 [FabioHenrique] ...Temos convicção de que a área do Distrito Industrial tem que ser preservada para a atividade industrial, que muitas vezes é incompatível com a atividade comercial e com residências devido a ruídos, resíduos e outros.
17:22:23 [RaimundoBritto] Uma coligação tão expressiva como a sua, caso seja eleito isso não vai prejudicar a sua administração pois poderia ter problemas para acomodar a todos?
17:24:50 [FabioHenrique] O nosso maior compromisso é com o povo de Socorro! É claro que vamos governar com os nossos aliados, mas o critério número um será da competência e do compromisso com o município. Vamos governar com o povo de Socorro.
17:26:26 [PauloSouza] A sua coligação é a que detém o maior número de adesões. Por ser uma candidatura que agrega lideranças de todas as correntes políticas, como você pretende dividir o “bolo”? Há espaço para todo mundo em sua administração? O prefeito Zé Franco lhe fez alguma exigência pessoal neste sentido?
17:32:42 [FabioHenrique] Já disse anteriormente que a nossa candidatura é a verdadeira mudança, vamos implantar um estilo novo de administrar. Também já disse que o nosso maior compromisso é com o povo de Socorro, principalmente com os mais pobres. Procuraremos compor o nosso governo com os aliados, mais os princípios da linha administrativa será do prefeito Fábio Henrique...
17:32:50 [FabioHenrique] ... Quanto ao prefeito Zé Franco, não houve qualquer exigência de cargos ou espaços na administração. Zé Franco, Jackson, pastor Heleno, dona Elma, Eduardo Amorim, enfim, todos os aliados foram muito éticos e não fizeram qualquer exigência de ordem administrativa, só Jackson que me advertiu: ‘Fábio Henrique, governe para os pobres’. O que nós vamos fazer.
17:33:01 [mediador] Estamos encerrando o Chat com o candidato Fábio Henrique. Todas as perguntas que não foram respondidas serão entregues ao candidato para que possa entrar em contato direto com o internauta. Fábio Henrique agora fará uma breve consideração final.
17:38:04 [FabioHenrique] Quero agradecer este espaço e dizer que estou à disposição de qualquer órgão de imprensa. Queria fazer um apelo às emissoras de rádio e televisão da capital, que eles promovam um debate entre os candidatos a prefeitos de Socorro, afinal são quase 80 mil eleitores que ouvem e assistem as emissoras da capital...
17:38:20 [FabioHenrique] Por fim, quero me dirigir ao meu querido povo de Socorro, povo pelo qual fiz uma opção, que não aceite a baixaria, o xingamento, vamos fazer uma campanha limpa, porque o povo quer ouvir quem tem propostas e idéias para melhorar a sua vida.
17:38:43 [mediador] Finalizamos agora o primeiro Chat das Eleições 2008. Agradecemos a participação do candidato Fábio Henrique (PDT) e dos jornalistas Raimundo Britto e Paulo Sousa.
17:38:52 [mediador] Agradecemos também a você internauta que participou enviando suas perguntas e comentários para o candidato. Amanhã o convidado é o candidato Gilson Guimarães (PRTB). Contamos com a sua participação.