O candidato à prefeitura de Propriá pelo PT, Paulo Britto, participou nessa quarta-feira, 3, do Chat Eleições 2008 do Portal Infonet. Durante 1h20 o candidato respondeu às perguntas enviadas pelos internautas e por dois jornalistas convidados: Márcio Sobrinho (Universidade Federal de Sergipe) e Mayusane Matsunae (Emsurb).
Abaixo o chat na íntegra:
16:02:50 [mediador] Boa tarde
16:03:06 [mediador] Estamos dando início a mais um chat Eleições 2008 do Portal Infonet, dessa vez com os candidatos de Propriá. Hoje o nosso convidado é o candidato Paulo Roberto Ayres Britto. O candidato responderá aos questionamentos enviados pelos internautas e as perguntas formuladas por dois jornalistas convidados. Nessa quarta-feira, 03, os jornalistas são Márcio Sobrinho (Universidade Federal de Sergipe) e Mayusane Matsunae (Emsurb).
16:03:15 [mediador] Inicialmente o candidato responderá a dois questionamentos dos jornalistas e depois a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de 1h, podendo se estender até 1h30 a depender do número de perguntas enviadas
16:03:22 [mediador] Envie a sua pergunta e participe do Chat. O candidato começa a responder a partir de agora:
16:03:28 [PauloBritto] Boa tarde a todos os internautas e jornalistas presentes
16:04:03 [MárcioSobrinho] Boa tarde a todos. Quero primeiro agradecer o convite e parabenizar a Infonet por essa iniciativa.
16:04:59 [MárcioSobrinho] Na página da Prefeitura de Propriá na internet, 136 pessoas apontaram a saúde como a maior prioridade para o município. O que ficou faltando ser feito e quais as suas propostas para essa área?
16:09:04 [PauloBritto] Antes de responder às perguntas é necessário esclarecer que estamos completando apenas 1 ano e 8 meses de administração. Falta resolver muitas questões na área de saúde. Porém já avançamos bastante. Saúde não deve nunca ser encarada como jargão eleitoral e ser encarada com a seriedade que o caso requer. Nunca a saúde em Propriá vai ter a qualidade que o cidadão necessita e tem o direito enquanto o nosso hospital que está a 6 anos sem funcionar não esteja pronto. Em dezembro um moderno hospital estará sendo entregue à comunidade
16:10:41 [PauloBritto] Iniciamos a construção de dois modernos centros de saúde, além de um centro de especialidades médicas. Medicamentos todos sabemos que é um dos calcanhares de Aquiles de todo administrador e é necessário que se tenha a coragem de dizer que nunca, nenhuma prefeitura com os recursos que dispõe, possibilitará o acesso a 100% dos medicamentos necessários.
16:11:55 [PauloBritto] Para facilitar o enfrentamento desse problema estamos construindo a farmácia Popular em parceria com o governo federal.
16:12:55 [PauloBritto] Ampliaremos o nosso PSF para 12 equipes o que melhorará o acesso às pessoas
16:14:21 [MayusaneMatsunae] E agregado a construção de hospitais... Quais os projetos o candidato possuem nesta área específica?
16:17:47 [PauloBritto] Não se pode falar em recuperação da saúde das pessoas sem considerar que as mesmas deve ser permitido o acesso às ações de prevenção. Para isso estamos melhorando a qualidade de assistência às pessoas, desenvolvendo várias ações de inclusão social com saneamento básico, pavimentação de ruas, construção de casas populares e melhoria na coleta do lixo.
16:18:18 [mediador] Internauta (João Fernandes)- Por que o Hospital Regional está quase fechado? Qual a previsão de funcionamento a contento?
16:22:02 [PauloBritto] O nosso hospital passa por uma ampliação desde que nosso Governador assumiu e em dezembro o mesmo será inaugurado. Será a realização do sonho de nossa população que sofreu o descaso de governos anteriores que prolongaram o sofrimento de nosso povo por longos 6 anos. Inclusive o governo que dá sustentação político eleitoral ao candidato Eugênio Santana, nada fez para que a maternidade funcionasse fazendo com que não nasça mais propriaenses e sim capelenses. Já, já as coisas mudam.
16:22:17 [mediador] Internauta (Edilma)- O senhor não acha que estão faltando visitas à população, principalmente a mais carente? Sou educadora e trabalho nesta região e percebo a necessidade da visita já que os outros candidatos por aqui já passaram.
16:27:05 [PauloBritto] Estamos visitando todos os bairros da cidade, casa a casa ouvindo as grandes expectativas que a população nutrem para os nossos próximos 4 anos de governo; sentindo seu carinho em cada abraço; a sua sinceridade em cada palavra de incentivo; agradecendo as suas orientações; e aceitando os seus puxões de orelha.
|
Paulo Britto |
Se ainda não passei em sua casa para abraçar-lhe, em breve o farei.
16:28:59 [MárcioSobrinho] Algumas cidades do interior de Sergipe estão sendo alavancadas pela chegada de investimentos, especialmente industriais, como é o caso de Estância. O que falta para que investimentos desse porte cheguem também a Propriá?
16:33:15 [PauloBritto] Sou um prefeito que entende que as administrações públicas municipais têm a obrigação de proporcionar às pessoas o acesso à cidadania e isto só conseguiremos através da inclusão pelo direito e da inclusão pela renda. A inclusão pelo direito será alcançada através da universalização do acesso aos serviços promovidos pelas ações do poder público, como saúde, educação, segurança, assistência social, moradia, entre outros e, em apenas 1 ano e 8 meses já provei que muito realizamos nesta área.
16:36:47 [PauloBritto] Quanto a inclusão pela renda não existe outra forma senão possibilitar que o investimento privado seja um parceiro do poder público. Propriá só iniciará a sua redenção na promoção de emprego e renda se conseguirmos trazer para nossa cidade, pelo menos duas grandes indústrias, porém, nenhuma delas se motivará a vir para nossa Propriá enquanto o nosso Distrito Industrial não seja totalmente recuperado, Inaugurado há pelo menos 20 anos, o descaso dos governos anteriores o deixaram nesta situação
16:37:52 [PauloBritto] calamitosa em que se encontra. O governo Deda iniciará sua reforma no próximo ano. Só assim poderemos concorrer para que indústrias venham para Propriá.
16:38:25 [mediador] Internauta (Antônio Carlos)-Caro candidato, o que você acha da transposição? Emita sua opinião clara e objetiva sobre o apoio do PT, partido ao qual o senhor é filiado, em favor da transposição e se você subiria no palanque com o governador e com o presidente Lula para dizer não à transposição.
16:41:51 [PauloBritto] Obviamente que a questão à transposição continua sendo objeto de controvérsias entre os que a defendem e entre os que a ojerizam. Acredito que ambos os lados detém estudos que podem, sob a visão de cada facção, sérios. É bom ou é ruim a transposição. Há gente que precisa de água, mesmo sendo para a produção? SIM.
16:44:52 [PauloBritto] Se sou capaz de dizer isso abertamente? CLARO! E já o fiz nas oportunidades que tive. Na passeata da OAB e quando o Ministro da Integração, Jadel, esteve em minha cidade. E disse na lata!
16:46:19 [PauloBritto] Quem tem água pode oferecê-la sem riscos? Alguns dizem que sim e outros dizem que não. Sou dos que acreditam que correremos sérios riscos se houver a transposição sem revitalização.
16:49:21 [PauloBritto] Em resumo, sou absolutamente contra a transposição do Velho Chico.
16:50:14 [MayusaneMatsunae] Qual a atenção que vem sendo dada na educação? Quais os projetos que tem em mente e que serão implantados?
16:53:38 [PauloBritto] Temos certeza que estamos dando um salto de qualidade na educação em Propriá e com valorização dos profissionais da área. Além de cursos de pós- graduação em alfabetização, absorvemos todos os
aumentos solicitados pelo SINTESE, sendo reconhecido como o melhor município que melhor absorveu o aumento no estado.
16:57:30 [PauloBritto] Em parceria com a Escola Federal Agro técnica de S. Cristovão, iniciamos neste ano a Escola Agrícola com 60 alunos, próximo ano, 160 e em 2010, 300 alunos. Promovemos, em parceria com a UFS, cujo vestibular será agora em setembro, a abertura de 7 cursos superiores com 50 vagas cada um. Primeiro passo para, definitivamente, a UFS se instalar em Propriá com seu campus avançado.
16:59:15 [PauloBritto] Muito já realizamos inclusive diversas salas de inclusão digital. Transporte e merenda escolar de boa qualidade para o ensino fundamental. E para os próximos quatro anos já enviamos projetos para construção de novas escolas e recuperação das escolas antigas.
16:59:19 [mediador] Internauta (Antônio Campos) - Propriá já foi uma das economias mais importantes do Estado. Hoje se encontra em situação degradante. É preciso um projeto de reconstrução a economia: agricultura, comércio, etc. Não se pode falar isoladamente de saúde, educação, cultura, transporte. É preciso um perfeito entrosamento da estrutura administrativa da cidade e pensá-la coletivamente de uma forma sustentável para Propriá. O senhor tem esse projeto? Essa estrutura?
17:03:45 [PauloBritto] Propriá é uma cidade em que os setores do comércio e da agricultura movimentam 90% de sua economia. Os nosss projetos irrigados encontram-se em estado de precariedade, entre outros aspectos, porque a CODEVASF tem se comportado como madrasta em um projeto de irrigação que aos poucos ela abandonou. Até mesmo a sua sede central saiu de Propriá. Para o próximo ano, nem dotação orçamentária existe para a empresa!
17:05:25 [PauloBritto] Estamos fazendo investiduras junto ao Governo Déda e junto a vários deputados federais para que o governo federal reestruture a Codevasf como uma das formas de alavancar a produção agrícola, principalmente, trazendo a sua sede de volta para Propriá.
17:06:51 [MárcioSobrinho] O Superior Tribunal de Justiça aprovou recentemente a Súmula Vinculante, proibindo a contratação de parentes até o 3º grau nos três poderes. A medida tem preocupado muitos administradores. Ela irá afetar a situação da prefeitura de Própria?
17:10:56 [PauloBritto] Não afetará em nada! Tenho apenas um irmão que foi por mim nomeado em Cargo em Comissão para assumir a pasta da secretaria de gabinete.
17:11:15 [PauloBritto] Em nosso Centro de Especialidades Médicas existe o contrato de dois sobrinhos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Um é cirurgião e outro, nefrologista. E a gente deu “Graças a Deus” os mesmos terem atendido ao nosso apelo. Todos sabem como é difícil médico no interior. Principalmente especialistas.
17:11:39 [mediador] Internauta (Fábio)-Boa tarde Sr.Prefeito. Sabemos que na sua administração o Sr.convocou as 318 pessoas que passaram no concurso feito por Renatinho e hoje essas pessoas estão trabalhando graças a sua atitude.Eu gostaria de saber se o Sr, caso ganhe as eleições, tem algum projeto em fazer outro concurso público, tendo em vista que já há alguns anos que não tem nenhum concurso em Propriá e para quais cargos seriam?
17:14:52 [PauloBritto] Já disse que em nossa administração primamos pela inclusão pelo direito. O direito de cada um dos concursados foi, barbaramente, vilipendiado na gestão de Luciano Nascimento, tutor eleitoral de Eugênio Santana. O que fizemos nada mais foi de que reparar um erro grave cometido, injustamente, para aqueles pais e aquelas mães de família que passaram a ficar na “rua da amargura”.
17:15:58 [PauloBritto] Promoveremos outros concursos, única forma de, efetivamente, livrar o servidor da gangorra da substituição de prefeitos e ingressarem de forma definitiva em uma carreira pública.
17:16:09 [mediador] Estamos encerrando o Chat com o candidato Paulo Britto.Ele fará agora uma breve consideração final.
17:18:17 [PauloBritto] Quero agradecer, de coração, a todos os internautas e jornalistas que participaram dessa brilhante iniciativa da INFONET, ao tempo que Alerto que algumas respostas se tornam, por vezes, evasivas pela complexidade das perguntas.
|
Márcio Sobrinho e Mayusane Matsunae:jornalistas convidados |
17:19:56 [PauloBritto] Estou candidato à reeleição para dar prosseguimento a um mandato que está completando, apenas, 1 ano e 9 meses, em virtude de termos sido impedido de tomarmos posse, de forma natural, em virtude da prática da fraude eleitoral.
17:21:24 [PauloBritto] Temos certeza, que nunca, em tempo algum, em tão pouco tempo à frente da máquina pública, uma administração fez tanto. Mudou tanto a face de nossa cidade e a forma de se entender e praticar política.
17:24:13 [PauloBritto] Nossa administração é reconhecida por todos como competente, honesta, ética e de participação popular. Nos próximos 4 anos, junto com Lula e Déda, faremos muito mais. O futuro está chegando em Propriá. Essa é a nossa grande oportunidade de darmos o salto de qualidade que nossa população tanto espera!
17:24:38 [PauloBritto] Um grande abraço a todos e obrigado pelo voto.
17:24:53 [mediador] Finalizamos agora mais um Chat das Eleições 2008. Agradecemos a participação do candidato Paulo Britto e dos jornalistas Márcio Sobrinho (Universidade Federal de Sergipe) e Mayusane Matsunae (Emsurb).
17:25:01 [mediador] Agradecemos também a você internauta, que participou enviando suas perguntas e comentários para o candidato.