Login
 Senha
Agenda
Candidatos
Chats
Divulga
Eleitorado
Links
Resultado 2º Turno
Resultado 1º Turno
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
   
 
Infonet Política Eleições 2010 Chat

Chat
Confira a agenda dos Chats com os candidatos ao governo de Sergipe:

Confira o chat com professora Avilete Cruz

Professora Avilete Cruz é candidata pelo PSOL
A candidata ao Governo de Sergipe, professora Avilete Cruz (PSOL), participou nesta terça-feira, 3, de mais um chat promovido pelo Portal Infonet. Ela esteve presente a sede da Infonet e respondeu às perguntas de internautas e dos jornalistas Adiberto Souza (Destaque Notícias) e Jéssica Vieira (Universidade Federal de Sergipe).

Confira na íntegra:

15:45:02 Mediador entra na sala
15:45:03  >[Mediador]  Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.
15:45:06 AdibertoSouza entra na sala
15:45:19 AvileteSilva entra na sala
15:45:58 JessicaVieira entra na sala
15:46:18 [Mediador]  Boa tarde,
15:46:24 [Mediador]  Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.

15:46:50 [Mediador]  Estamos iniciando mais um chat de Eleições do Portal Infonet com os candidatos ao governo de Sergipe. Hoje, quem responde as perguntas é a professora Avilete Cruz (PSOL). A candidata baterá um papo com os internautas e dois jornalistas convidados: Adiberto de Souza (Destaque Comunicação) e Jéssica Vieira (Universidade Federal de Sergipe).

Jornalistas convidados também fizeram perguntas à candidata

15:47:02 [Mediador]  Inicialmente a candidata responderá a dois questionamentos dos jornalistas e logo depois, a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de 1h.

15:47:25 [Mediador]  Envie a sua pergunta e participe do Chat. A candidata começa a responder a partir de agora:

15:47:52 [Mediador]  A primeira rodada quem inicia é a jornalista Jéssica Vieira

15:47:55 [JessicaVieira]  Boa tarde a todos os internautas que estão acompanhando este chat e à candidata Avilete Silva!

15:48:05 [JessicaVieira]  Avilete, a senhora dedicou muitos anos da sua vida à Educação. Em que momento e por que decidiu seguir carreira política?

Adiberto Souza, colunista do Portal Infonet
15:49:22 [AvileteSilva]  Desde 1980, qdo estava concluindo o curso de pedagogia na UFS. Eu achava o sindicato dos professores mto parado e com um grupo de colegas iniciei a fazer política sindical.

15:50:15 [AdibertoSouza]  Por que a senhora acredita que vencerá as eleições?

15:50:47 [AvileteSilva]  Porque é necessário haver renovação na política de Sergipe.

15:52:19 [AvileteSilva]  O povo merece e não pode mais ficar à mercê dos mesmos nomes como Déda, Jackson, João Alve, Valadares, que se sucedem no comando do Estado há quase três décadas. É necessario que novas lideranças políticas surjam no cenário político de Sergipe.

15:52:27 [Mediador]  Internauta (Marcos César dos Santos e Vivian Slva) – O que a senhora vai fazer com os despregados? Qual o projeto para sanar este problema?

Jéssica Vieira, da Assessoria de Comunicação da UFS
15:54:32 [AvileteSilva]  O projeto para os desempregados não está dissociado de todas as políticas públicas como Educação, Saúde, Moradia. Pretendemos conversar à princípio com Empresas que desejem se instalar em nosso Estado, para abrir mais campos de trabalho diretos e indiretos para nossos jovens e adultos desempregados.

15:54:37 [Mediador]  Internauta (Ewerton Gomes de Araujo)- Nobre Colega, você acredita diante das mudanças presenciadas por nós que vivemos desde a época da ditadura que ainda tem algum político que faça o que promete? Tendo por base essa esquerda que sempre questionou o regime militar e se entregou a direita, tem esperança de alguma esquerda ser fiel aos discursos?

15:54:47 [Mediador]  Afinal acho todos farinha do mesmo SACO ou melhor não acredito em ninguém prefiro a DIREITONA que já espero o que vai acontecer de que esperar ações da esquerda e morrer de tédio..

Chat ocorreu na tarde desta terça-feira, 3
15:57:42 [AvileteSilva]  Sim. Eu ainda não fui Governadora desse Estado e sou de um Partido Socialista; nós não podemos rejeitar de imediato todas as pessoas que surgem, precisamos testá-las e ver se tem ou não tem palavra para cumprir. à propósito, hj em dia apesar dos inúmeros documentos escritos e registrados em cartório, o que começa a aparecer mais é o caráter e a decisão das pessoas em serem sérias e honestas. Penso que é isso que o povo espera e quer.

15:58:04 [Mediador]  Vamos para a segunda rodada de perguntas

15:58:11 [JessicaVieira]  É da sua autoria o livro intitulado “A qualidade do processo ensino/aprendizagem em escola pública de Sergipe”. Que análise a senhora faz da atual qualidade das escolas públicas no estado e, caso seja eleita, o que pretende fazer para alcançar saldos positivos na área?

16:00:21 [AvileteSilva]  Fico feliz Jessica, q vc conheça meu livro. Ele foi elaborado qdo eu estava há 4 anos da minha aposentadoria na rede estadual de Sergipe e para mim era um desfio que eu não tirava da minha cabeça: como contribuir para melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem??! Isso me fez realizar a pesquisa.

16:01:27 [AvileteSilva]  os resultados foram muito positivos, pois demonstraram que pode sim, haver qualidade na Escola pública, mesmo com os recursos humanos e materiais que nós possuimos hoje.

16:02:35 [AvileteSilva]  A atual qualidade como todos sabem é péssima, ou seja abaixo do que previu o IDEB – que nas Escolas de Sergipe ficou em 3,8 o que é lamentável.

16:04:42 [AvileteSilva]  Eu pretendo dar melhores condições de trabalho e salários aos trabalhadores da Educação e em contrapartida requerer dos mesmos a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos; farei como na minha pesquisa, ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO DO RENDIMENTO ESCOLAR por série e por turma, premiando os educadores cujas turmas apresentarem os melhores resultados.

16:04:51 [AdibertoSouza]  Em termos de propostas, qual a diferença de sua candidatura para as de João Alves Filho e Marcelo Déda?

16:07:49 [AvileteSilva]  Eu sou socialista e pretendo socializar as riquezas do nosso Estado com todos. João e Déda já tiveram a sua oportunidade e o que mudou nas vidas dos sergipanos? Melhorou a moradia? Melhorou a saúde? Melhorou a Educação? melhorou a Segurança? Então é necessário experimentazr novos nomes no governo que tenham novas propostas, porque João e Déda são as duas faces de uma mesma moeda: João é a mesmice 1 e Déda é a mesmice 2.

16:08:04 [Mediador]  Internauta (Edivar Junior) – O que você pretende fazer para melhorar a Citricultura de nosso Estado?

16:09:42 [AvileteSilva]  A citricultura será um dos segmentos do nosso governo onde aplicaremos incentivos técnicos, acompanhamento, auxílio no escoamento da produção, porque esse setor se insere em uma das formas de geração de mais empregos e renda em nosso Governo.

16:09:51 [Mediador]  Internauta (Sérgio Rocha e Maria Lourdes)- A saúde pública em Sergipe sempre foi levada na base das “obras”. Construções de postos, hospitais regionais, casas de parto, HPP, regionais de saúde, quando sabemos que o grande problema não é com relação à estrutura, pois temos por exemplo em Estância o HRAM que possui muito mais leitos do que o hospital que está sendo construído agora.

16:09:55 [Mediador]  Em Muribeca existe uma casa de parto que foi construída em 1986, que poderia ser reformada para abrigar a clinica de saúde da família, mas foi optado por construir-se outro posto. Em Itabaiana, Pedrinhas, Arauá, Cristinápolis acontece a mesma coisa. O que está havendo é um mau uso de erário. Como a Senhora, se eleita poderia agir para acabar com essas disparidades? O que efetivamente pode ser feito para melhorar a Saúde?

16:13:59 [AvileteSilva]  Sérgio e Maria de Lourdes: Vou convidá-los a fazer parte do meu Governo porque vocês pensam como eu. Temos muitos prédios de saúde prontos, só que eles não funcionam porque os governos que estão aí até agora, não os equipa adequadamente, não remunera bem os profissionais de saúde para que eles não desistam de trabalhar no interior. Por isso, como nós já dissemos anteriormente, em primeiro lugar, vamos colocar para funcionar a estrutura física de forma adequada com os recursos humanos

16:15:59 [AvileteSilva]  habilitados, assim, penso que poderemos desafogar o Hospital João Alves que ficará para as grandes necessidades de saúde e os hospitais das cidades, casas de parto, clínicas da família etc, farão o “dever de casa” nas pequenas cidades. Assim poderemos melhorar o atendimento dos hospitais da capital.

16:16:17 [Mediador]  Vamos para a terceira rodada de perguntas. Para participar basta enviar sua pergunta ao lado.

16:16:26 [JessicaVieira]  A senhora teve participação no Partido dos Trabalhadores (PT) por muitos anos (década de 80). Que razões a levaram à mudança de Partido e que ideologias do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contribuíram para tal escolha? Acredita que os valores partidários atuais são diferentes dos da época em que fez parte do PT?

16:20:52 [AvileteSilva]  Sim, ajudei a construir esse monstro que hoje é o Partido dos Trabalhadores. Estava lá construindo desde a sua fundação aqui em |Sergipe, desde 1980. Participei da sua primeira eleição em 1982, como candidata a Deputada Federal, mas daí em diante, os orgulhos internos, começaram a eclodir e pessoas como eu, que não tinha nenhuma história de família burguesa em Sergipe, me senti tolhida e excluída dentro do Partido no qual as decisões passaram a serem impostas o que me obrigou a migrar para

16:23:31 [AvileteSilva]  outras siglas partidárias que tivessem mais democracia interna . Qdo surgiu o Partido Socialismo e Liberdade, aquela chama que havia se apagado com o PT, voltou a brilhar, com a contribuição da nossa grande guerreira Heloísa Helena. Há alguns dias, uma amiga com quem troco mensgens de pps, definiu assim o PSOL para mim: `´

16:25:13 [AvileteSilva]  É a parte do PT que não se corrompeu. Por isso eu acredito que estou no caminho certo. Quanto aos valores partidários, eu creio que esses se confundem muito com o caráter das pessoas que fazem os Partidos. Em todos os lugares vc vai encontrar pessoas de boa e má índole;

16:26:20 [AvileteSilva]  como tal, o PSOL também não foge à regra, mas eu penso que temos que lutar para que as boas intenções se sobressaiam e se tornem vencedoras em todos os setores da vida;

16:26:50 [AvileteSilva]  por isso vou continuar no PSOL, para auxiliar a que ele não se torne um novo PT.

16:26:58 [AdibertoSouza]  Todo mundo sabe que o PSOL, assim como eu, nunca andou nem anda montado na ‘grana’, ao contrário de outros partidos e certos candidatos. Como é fazer campanha sem dinheiro? A candidata é favorável ao financiamento público das campanhas?

16:29:48 [AvileteSilva]  Vc, meu companheiro Adiberto, de longas lutas, sabe o que é fazer campanha sem dinheiro. Faço campanha, com o pouco dinheiro que possuo, sem comprometer a minha sobrevivência nem a da minha família; o que for possível fazer eu faço, o que não for possível- eu não faço, pois não vou comprometer os poucos bens que eu consegui a duras penas com o salário de professora do Estado e Prefeitura em uma campanha política

16:30:37 [AvileteSilva]  pois sou também contra a compra de votos que é compra de consciência; quanto ao financiamento público de campanhas – sou a favor sim.

16:30:51 [Mediador]  Internauta (Renan )- A senhora tem alguma posição acerca dos percentuais de vencimentos dos professores que foram modificados por meio da Lei Complementar Estadual 163, pelo governo do PT em acordo com o Sintese ?

16:32:42 [AvileteSilva]  O Sintese se tornou a correia de transmissão dos projetos do governo Déda. Perdeu completamente a sua razão de ser. As diretorias do SINTESE durante o Governo Déda, chegavam ao cúmulo de legislar em favor do Governo em detrimento dos professores

16:34:36 [AvileteSilva]  exemplo disso, foi a redução dos percentuais de dedicação exclusiva e o congelamento da titutação, regência de classe e atividade pedagógica, que a diretoria do SINTESE, de forma acintosa, fazia com que os

16:35:10 [AvileteSilva]  professores aprovassem em ASSEMBLÉIAS da categoria, dizendo que eles estavam sendo beneficiados.

16:35:19 [Mediador]  Internauta (Edidelson)- A Senhora tem algum projeto na área das Artes Plásticas?

16:37:54 [AvileteSilva]  Tenho sim Edidelson. Espeíficamente na área da cultura que engloba as artes plásticas. Por exemplo: IMPLANTAR UMA SALA DE CINEMA EM CADA CIDADE DO INTERIOR, contribuir com todas as expressões da cultura, seja no teatro, cinema , pintura escultura, veremos a vocação de cada cidade do nosso Estado e as incentivaremos.

16:38:21 [AvileteSilva]  Olha, também quero sua colaboração, pois também gosto muito das suas chrges.

16:38:34 [Mediador]  O tempo do nosso bate-papo está se esgotando e não receberemos novas perguntas, mas continue acompanhando as respostas da candidata.Vamos para uma nova rodada de perguntas

16:38:43 [JessicaVieira]  De forma geral, que diferenciais a senhora pretende apresentar ao público sergipano para conquistar a candidatura ao Governo do Estado? Por que votar em Avilete Silva Cruz?

16:41:04 [AvileteSilva]  Primeiro éssica, porque Sergipe nunca teve uma mulher no Governo. 2. Porque eu trago propostas inovadoras, como você pode ver durante o nosso bate papo, e os que estão aí já tiveram a sua oportunidade e o uque fizeram? a mesma coisa um e outro: a mesmice 1 e a mesmice 2.

16:41:29 [AdibertoSouza]  Para que tenhamos segundo turno será preciso que pelo menos três candidatos se destaquem junto ao eleitorado. Que estratégia a candidata pretende adotar para impedir que a campanha continue polarizada entre João Alves e Marcelo Déda e, desta forma, seja definida logo no dia 3 de outubro?

16:44:18 [AvileteSilva]  Adiberto: Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcançe. O que a imprensa vem fazendo pela nossa e por todas as campanhas dos demais candidatos, como esse chat, aqui na INFONET, é algo que demonstra, que temos novos tempos na Imprensa do nosso Estado, que como vc sabe lá pelos idos de 1980, não abria nenhum espaço para todos os partidos, apenas para os que eles avaliavam como “grandes”.

16:45:52 [AvileteSilva]  Eu confio na Imprensa do meu Estado, na seriedade dos nossos jornalistas, aproveito da melhor forma possível todos os espaços que me são oferecidos, mas não posso dizer que definirei a eleição logo no primeiro turno, porque isso quem decide é o povo.

16:46:08 [Mediador]  Finalizamos agora mais um Chat Eleições 2010. Agradecemos a participação da candidata Avilete Cruz e dos jornalistas Adiberto de Souza (Destaque Notícias e Jornal do Dia) e Jéssica Vieira (Universidade Federal de Sergipe).

16:46:14 [Mediador]  Agradecemos também a você internauta, que participou enviando suas perguntas e comentários para a candidata.

16:48:38 [AvileteSilva]  AGRADEÇO AO ESPAÇO E AOS INTERNAUTAS QUE PARTICIPARAM DIZENDO O SEGUINTE: VOCÊ TEM OPÇÃO GOVERNADORA PROFESSORA AVILETE 50 – PSOL

16:49:00 [Mediador]  Na próxima semana, dia 10 de agosto, receberemos o candidato Francisco Henrique (PRTB). Os internautas já podem enviar as suas perguntas para jornalismo@infonet.com.br.

16:49:10 [Mediador]  Boa tarde e continue acompanhando as notícias do Portal Infonet.

16:49:20 JessicaVieira sai da sala

 

 
Cláudio Nunes

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados