Login
 Senha
Agenda
Candidatos
Chats
Divulga
Eleitorado
Links
Resultado 2º Turno
Resultado 1º Turno
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
   
 
Infonet Política Eleições 2010 Chat

Chat
Confira a agenda dos Chats com os candidatos ao governo de Sergipe:

Confira o chat com Marcelo Déda

Marcelo Déda (PT) candidato à reeleição para governador do Estado (Fotos: Portal Infonet)
O candidato ao Governo de Sergipe Marcelo Déda (PT)  participou nesta terça-feira, 10, de mais um chat promovido peloPortal Infonet. Ele respondeu aos questionamentos dos internautas e dos jornalistas Mateus Correia (Escola Superior da Magistratura de Sergipe) e Evenilson Santana (TV Atalaia e Liberdade FM).

Confira o conteúdo na íntegra:

16:14:22 MarceloDéda entra na sala
16:14:35 MateusCorreia entra na sala
16:14:58 [MateusCorreia]  Boa tarde a todos!
16:15:15EvenilsonSantana entra na sala
16:15:31 [Mediador]  Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.

16:15:37 [Mediador]  Começamos mas um chat Eleições do Portal Infonet. Nesta tarde estamos recebendo o candidato Marcelo Déda (PT) que responderá aos questionamentos enviados pelos internautas e as perguntas formuladas pelos profissionais de imprensa convidados: o jornalista Mateus Correia (Escola Superior da Magistratura de Sergipe) e o radialista Evenilson Santana (TV Atalaia, Aperipê FM e rádio Liberdade FM).

16:15:48 [Mediador]  Inicialmente o candidato responderá a dois questionamentos dos jornalistas e depois a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de 1 hora.

Déda respondeu às perguntas de internautas e jornalistas
16:16:57 [MarceloDéda]  Boa tarde, amigos internautas. É um prazer poder conversar com vocês aqui, na Infonet. Estou à disposição.

16:17:30 [EvenilsonSantana]  Boa tarde a todos! vamos ao chat!

16:17:34 [Mediador]  Envie a sua pergunta e participe do Chat. O candidato e convidados estão no Portal Infonet e ele irá responder a partir de agora:

16:17:40 [MateusCorreia]  Um tema, que deve ser transparente, diz respeito ao financiamento das campanhas políticas. O candidato poderia informar quanto custará sua campanha e a origem da verba que irá financiá-la?

16:18:58 [MarceloDéda]  Minha campanha está orçada em 6 milhões de reais. Os recursos virão de doações que estão sendo feitas com base na legislação eleitoral.

16:19:15 [EvenilsonSantana]  Por que o Senhor quer ser reeleito? Quatro anos não são suficientes para registrar um bom trabalho na administração pública?

16:21:54 [MarceloDéda]  Hoje, com a reeleição, a expectativa de trabalho passou a ser de oito anos, dois mandatos. Eu represento um projeto de mudanças que já produziu muitos resultados, mas que ainda tem muito a fazer pelo estado. A nossa candidatura pretende garantir as conquistas e avançar ainda mais na transformação social, econômica e política do nosso Estado. Lula, precisou de dois mandatos para consolidar um novo Brasil, nós reivindicamos mais 4 anos para consolidar o projeto de um novo Sergipe.

16:22:12 [Mediador]  Agora passamos as duas perguntas de internautas

16:22:15 [Mediador]  Internauta (Alfredo Tavares )- O que pretende fazer para melhorar as condições desportivas de nosso estado no seu 2° mandato? Em relação ao apoio aos nossos clubes principalmente. Também gostaria de saber sobre o projeto do novo batistão?

Evenilson Santana, jornalista da Liberdade FM e TV Atalaia
16:24:49 [MarceloDéda]  Nós temos apoiado os clubes sergipanos, temos incentivado o esporte amador e, contando com o trabalho do secretário Maurício Pimentel, implantamos uma nova poliítica desportiva que abrange todo o estado e prioriza os jovens. Estamos reformando os principais estádios do interior, como o Valadares em Maruim, o Pres. Médici, em Itabaiana e o Francão em Estância. O Batistão será transformado numa arena multiuso.

16:25:21 [MarceloDéda]  Essa arena sediará jogos e espetáculos, além de ter um shopping com foco no esporte.

16:25:34 [Mediador]  Internauta (Roberto Silva dos Santos )- A gestão democrática do ensino público estadual foi promessa de campanha em 2006. Até o momento não foi cumprida, mesmo tendo negociado com o sindicato o projeto de regulamentação. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

16:26:50 [MarceloDéda]  O projeto de regulamentação está EM NEGOCIAÇÃO, não foi negociado ainda. Temos muitos pontos em comum mas, ainda sobram algumas divergências que, com diálogo, creio que resolveremos.

Matheus Correia, jornalista da Escola Superior de Magistratura de Sergipe
16:28:40 [MarceloDéda]  Eu defendo um novo tipo de gestão, reduzindo a interferência política na escola. Mas o estado não deve abrir mão de sua responsabilidade de gerenciar e orientar a educação pública. Não gostaria de ver, também, a disputa política de grupos prejudicando a qualidade de ensino. Precisamos encontrar um modelo que fortaleça a participação da comunidade escolar e aumente a qualidade do ensino. Estamos conversando.

16:28:52 [Mediador]  Começaremos a segunda rodada de perguntas dos profissionais de imprensa com o jornalista Mateus Correia

16:29:01 [MateusCorreia]  Saúde: Governador, Sergipe tem acompanhado a problemática do crack e muitas famílias vivem esse drama de perto e sofrem com a falta de assistência do Estado, principalmente no que se refere à ausência de clínicas especializadas para tratamento dos viciados que buscam ajuda.

16:29:12 [MateusCorreia]  As poucas que temos aqui são privadas e cobram caro pelo tratamento. O que já foi feito em seu atual governo quanto a esta demanda e o que será feito no próximo governo caso venha a ser reeleito?

16:31:56 [MarceloDéda]  Nós lançamos um plano estadual de combate ao crack, estruturado em vários eixos: prevenção, tratamento, reabilitação e repressão ao tráfico. Já estamos trabalhando na criação de leitos dedicados ao tratamento dos viciados. Estamos fazendo convênios com prefeituras e instituições filantrópicas para aumentar a oferta. Vamos no próximo governo ampliar a parceria com os municípios, construindo e equipando mais CAPS para drogadictos e alcoólicos e pretendemos expandir os leitos…

16:33:23 [MarceloDéda]  …dedicados ao tratamento. Agora, não podemos abrir mão da prevenção. As famílias, a sociedade, as escolas, serão parceiras na luta para evitar que mais jovens se tornem reféns dessa droga terrível. Ao lado disso, a polícia continua jogando duro contra o tráfico, desbaratando quadrilhas e prendendo traficantes.

16:33:31 [Mediador]  Vamos para a segunda pergunta do radialista Evenilson Santana

16:33:33 [EvenilsonSantana]  O Sr. Executou obras planejadas pelo seu antecessor, prática incomum em governos passados. Mas, por causa disso, o Sr. tem sido criticado pela oposição como “Governador sem obras”. O que o Sr. acha dessa afirmação?

16:35:46 [MarceloDéda]  Isso mostra como a nossa oposição é ultrapassada. Eles abandonavam as obras dos antecessores porque têm uma visão patrimonialista e confundem o público com o privado. Eu compreendo que a obra não é do governador que construiu, mas do povo que pagou-a. Essa visão republicana me induz a continuar obras inacabadas e dar manutenção em investimentos antigos, sem me esquecer de multiplicar as obras novas, pensadas e feitas neste governo.

16:36:05 [Mediador]  Agora as perguntas dos internautas.

16:36:08 [Mediador]  Internauta (Paulo Henrique dos Santos )-Gostaria de saber do governador como ele se sente com 15% a frente do seu oponente na corrida das eleições, e se já têm um projeto para viabilizar a infraestrutura da linha vermelha no conjunto Rosa Elze?

16:37:59 [MarceloDéda]  Eu me sinto muito bem, Paulo, mas não discuido da campanha. Os números revelam que a nossa mensagem está sendo muito bem recebida pelos sergipanos que querem ver Sergipe seguindo em frente e rejeitam a volta ao passado. A minha orientação é não calçar sapato alto, intensificar a campanha e não sair mais das ruas até o dia da eleição.

16:39:32 [MarceloDéda]  Quanto à Linha Vermelha ela está nos nossos planos de mobilidade urbana para a região metropolitana. Além de integrar a zona da expansão à BR-101, a Linha Vermelha vai criar um novo eixo de desenvolvimento urbano para Aracaju, Socorro e S. Cristóvão. É um dos projetos prioritários que vou apresentar a futura presidente, Dilma!

16:39:45 [Mediador]  Internauta (Henrique Alves da Rocha )- É certo que os investimentos feitos por seu governo, tanto em material quanto em pessoal, é exemplo para os demais Estados da federação. Parabéns. Todavia a responsabilidade territorial não foi implementada no primeiro governo.

16:39:49 [Mediador]  É meta para o segundo governo fazer com que as unidades policiais, civil e militar, tenham a mesma responsabilidade territorial facilitando a implementação de políticas publicas na área, bem como a prestação de contas por parte dos gestores das ações e do controle da violência em sua área de responsabilidade? Ressalto que o fato de se ter delegacias em mesmo prédio de unidades da PM não atribui a mesma responsabilidade territorial às polícias.

16:42:01 [MarceloDéda]  As “delegacias” de novo tipo, os complexos integrados, pretendem traduzir na arquitetura do prédio o objetivo de dar unidade de ação às polícias civil e militar. Claro que as competências de cada uma serão preservadas, mas o trabalho precisa ser coordenado, planejando a ação no território e buscando sinergia e colaboração. O inimigo é o crime e o nosso time tem que jogar unido para derrotá-lo.

16:42:18 [Mediador]  Vamos para a terceira rodada de perguntas

16:42:29 [MateusCorreia]  Apesar desses investimentos, um outro problema (que parece nunca vai ter fim) é a lotação e a falta de estrutura das delegacias, em especial, as do interior. Em algumas são apenas dois policiais para atender às ocorrências e muitas não dispõem de viatura

16:42:40 [MateusCorreia]  A população também reclama que não vê um policiamento ostensivo satisfatório nas ruas de Aracaju ou um Corpo de Bombeiros bem equipado, por exemplo. Ainda reclama do despreparo de alguns atendentes do CIOSP. Como fechar estas “feridas” que expõem a população sergipana à insegurança?

16:45:08 [MarceloDéda]  Vamos por parte, galera: primeiro, admito que nós hoje temos um problema de contingente. Precisamos de mais policiais civis e militares. Eu fiz uma opção prioritária no primeiro governo: reestruturar as polícias, equipá-las, modernizá-las, investir em tecnologia e melhorar as condições salariais dos policiais. Contratar mais gente mantendo uma velha estrutura e ´péssimos salários seria “enxugar gelo”. No segundo mandato a meta é fazer concurso e ampliar os efetivos.

16:46:19 [MarceloDéda]  No corpo de bombeiros nós estamos fazendo o maior investimento da sua história em equipamentos e interiorização. Há duas semanas nós mostramos as primeiras viaturas novas já adquiridas, mais virão. Temos os recursos e lançamos as licitações.

16:47:14 [MarceloDéda]  Com relação à recuperação das delegacias isso tem acontecido em dezenas delas. Nós já inauguramos várias reformas e novas construções e faremos ainda mais.

16:47:28 [EvenilsonSantana]  “FICHA LIMPA”: A lei do Ficha Limpa chegou em boa hora? Por que? O Sr. teme alguma surpresa para a coligação da qual o senhor faz parte por causa dela?

16:48:58 [MarceloDéda]  Todo esforço para melhorar eticamente a representação política deve ser bem vindo. Apoiei o projeto Ficha Limpa e não tenho nenhum receio de que ela possa prejudicar minha coligação.

16:49:15 [Mediador]  Internauta (Carlos Augusto )- Sabemos do grande problema ambiental que a poluição do rio Sergipe. É fácil observar que o maior responsável por tal poluição é o precário sistema de esgotamento sanitário da capital, Aracaju. Os bairros, 13 de Julho e Jardins, por exemplo, são dois grandes emissores de desejos in natura. Os dois maiores canais da capital (o da 13 e do Jardins) estão sendo usados, na realidade, como rede de esgoto. O que o senhor propõe para tal problema especificamente neste dois

16:49:41 [Mediador]  bairros?

16:52:28 [MarceloDéda]  Nós estamos investindo 500 milhões de reais em saneamento básico no estado. Aqui em Aracaju o investimento chega a 80 milhões de reais, inclusive com intervenções no bairro Jardins. Também trabalhamos em N.S. Socorro, na Barra dos Coqueiros e em S. Cristóvão. Em Aracaju nós vamos duplicar a coleta e o tratamento. Na Barra, implantaremos uma rede que vai atender 80% da demanda. Como vc pode ver, o Rio Sergipe será o grande beneficiário desses investimentos do PAC, que estamos fazendo em parceria

16:52:51 [MarceloDéda]  com o governo do presidente Lula.

16:52:56 [Mediador]  Internauta (Edivar Junior )- O que o Srº pretende fazer para melhorar a Citricultura do nosso estado?

16:56:05 [MarceloDéda]  Nós vamos continuar investindo em biotecnologia, em renovação de pomares, na distribuição de mudas, no controle fitossanitário e na assistência técnica. Sem esquecer do apoio à comercialização, inclusive com a compra de frutos para a merenda escolar e em parceria com a CONAB. A crise da citricultura acontece em todas regiões produtoras, porque é uma questão de preço e de mercado. São Paulo vive um drama até maior. Mas ao longo dos últimos anos a produção aumentou.

16:56:16 [Mediador]  O tempo do nosso bate-papo está se esgotando e não receberemos novas perguntas, mas continue acompanhando as respostas do candidato e participe também do último chat que acontecerá na próxima semana.

16:56:20 [Mediador]  Agora começamos uma nova rodada de perguntas

16:57:56 [MarceloDéda]  Ainda sobre a citricultura, esclareço que a produção sergipana aumentou. Hoje produzimos mais que em 2006. E nós também nos lembramos do elo mais frágil da cadeia produtiva de citros, o trabalhador assalariado. Criamos o Mão Amiga para protegê-lo na entresafra.

16:58:10 [MateusCorreia]  Candidato, o senhor chegou a anunciar, na campanha passada, que criaria uma universidade estadual em Sergipe. Imagino que não deve ser um procedimento simples criá-la, mas gostaria que o Sr. explicasse por que ela não se concretizou em seu atual governo.

17:00:18 [MarceloDéda]  Eu não anunciei nem prometi Universidade Estadual. Sempre defendi que deveríamos buscar a expansão da Universidade Federal, como estratégia para multiplicar a oferta de vagas na Universidade Pública. tenho convicção que o estado não teria meios para sustentar uma Universidade e manter o ensino fundamental. Nosso papel é expandir o ensino técnico, melhorar a qualidade da escola pública e lutar para criar campus da UFS no interior, como fizemos em Laranjeiras e Lagarto.

17:00:34 [EvenilsonSantana]  OBRAS COMO A DA 3ª DELEGACIA PERMANECEM INACABADAS. A justificativa do governo tem sido a falta de compromisso das terceirizadas contratadas e a burocracia das licitações. É mesmo difícil lutar contra a essa legislação?

17:02:31 [MarceloDéda]  É muito difícil. A regra é contratar quem propõe o menor preço. Às vezes tem empresas que “mergulham” nos preços, ganham a obra e depois paralisam buscando aditivos, nem sempre legais. Quando a gente rompe o contrato, tem que convocar o segundo colocado que só ganha a obra se mantiver o mesmo preço de 6, 7 meses atrás. Quando não dá tem que fazer nova licitação e percorrer todo o caminho de novo… É barra, amigo.

17:02:39 [Mediador]  Internauta (Viviane )- Governador,cheguei em Aracaju no último ano do governo João Alves e tive a oportunidade de ver vôos fretados pela CVC, fora vôos normais, chegarem lotados de turistas, aumentando assim a renda para o estado e percebi que no seu governo isso não existe mais, o turismo caiu e muito, a orla está abandonada(exceto umas lixeiras que colocaram).A que o Sr. atribui essa queda? Sou petista de carteirinha, mas infelizmente não pude fechar os olhos para essa realidade.

17:04:55 [MarceloDéda]  Primeiro, o turismo aumentou, as promoções da CVC foram produzidas e divulgadas em toda a imprensa nacional, os hotéis têm vivido lotados, em especial na alta estação; o número de vôos para Aracaju aumentaram, o movimento do Aeroporto bateu recordes… Os números estão à sua disposição, amiga “petista de carteirinha”.

17:05:31 [MarceloDéda]  Quanto à orla, roformamos e damos manutenção. Ela está conservada e bonita. Não estou fazendo favor, é minha obrigação.

17:05:43 [Mediador]  Internauta (Marcos )- O que você acha dessa nova lei para retirar o 13° salário do trabalhador? Sendo a mesma uma fonte de renda que muitos esperam o ano todo para aliviar algumas dividas pendente. Enquanto promotor de justiça e parlamentares têm ajuda de custo de tudo que é jeito.

17:07:36 [MarceloDéda]  Marcos, eu não tenho conhecimento de nenhuma lei com este teor. Se ela existisse como projeto no congresso, lutaria para derrotá-la. Se ela fosse aprovada, Lula (ou Dilma, de janeiro em diante) a vetaria, com certeza. Acredito que é onda, esse projeto não existe.

17:07:40 [Mediador]  Internauta (João Alexandre de Freitas neto )- Marcelo Deda é com muita satisfação que lhe envio essa mensagem. Sou Gararuense estudante de engenharia florestal e ciências biológicas resido em Aracaju mas voto em Gararu.

17:07:43 [Mediador]  Todos os dias leio e assisto jornais, ouço rádio AM e FM e sou vidrado em política, ainda sou pouco experiente nesse assunto mais em contrapartida analiso com muito cuidado as devidas notícias. o senhor sabe que em 2006 poucos prefeitos apoiavam a sua candidatura e foi a força do povo que lhe ajudou a chegar ao

17:07:53 [Mediador]  governo, hoje são inúmeros prefeitos que dizem que estão apoiando a sua reeleição. como o senhor analisa o apoio desses prefeitos que chegaram recentemente dizendo que está com o senhor? ah Deda saiba que aqueles que estava com o senhor em 2006 lá em Gararu continua com vc da mesma forma de cabeça erguida e muito confiante na vitória da mudança que continua um abraço de um dos seus verdadeiros amigos de Gararu.

17:10:09 [MarceloDéda]  João, quando eu cheguei ao governo implantei uma dinâmica republicana na relação com os prefeitos. Fiz obras em todos- sem exceção – todos os municípios de Sergipe sem perguntar quem era o Prefeito. É natural que a maioria deles reconheça o meu trabalho e vote em mim, até para não entrar em contradição com o povo do seu município. Quanto aos velhos companheiros, continuam dignos da minha amizade e da minha gratidão. Não os esquecerei.

17:10:17 [Mediador]  Internauta (Monique Dias Tavares )- Caro Candidato, quais são as providências urgentes que o sr. pretende tomar em prol da segurança para as cidades do interior do estado, que estão nas mãos de Deus, apesar dos esforços da SSP?

17:11:47 [MarceloDéda]  Nós ainda temos muitos problemas com segurança, mas não tenho dúvida que já avançamos muito, Hoje o principal problema é o efetivo que pretendo aumentar, via concurso público, no próximo mandato, sendo eleito.

17:11:55 [Mediador]  Internauta (Alvaro )-: Por que sua decisão de colocar uma usina nuclear em Sergipe no seu próximo mandato não é citada em seu programa eleitoral?

17:13:41 [MarceloDéda]  Porque não há nenhuma DECISÃO. Quem decide não sou eu. O que eu fiz foi buscar abrir o debate com a sociedade sergipana. Eu não poderia fechar as portas para um investimento de 8 bilhões de dólares, de forma solitária, sem debater o tema e sem ouvir a sociedade. A decisão será do povo sergipano, em plebiscito.

17:13:53 [Mediador]  Internauta (Wellington Oliveira Sales Junior )- Sr governador o que vossa excelência acha de um vigilante do SEED receber 422 R$/mês liquido. Por que até agora o sistema de fundações, na área da saúde, não teve o devido êxito conforme o planejado? Quais as políticas para valorização do empregado público, haja vista que muitos não possuem insalubridade, remuneração variável onde ninguém sabe o método de avaliação, salários defasados desde a realização do concurso das fundações sem reajuste.

17:16:51 [MarceloDéda]  Muita pergunta, amigo, de modo pouco claro. Mas, vou tentar lhe responder: O vigilante recebe o salário mínimo, não o valor que você escreveu. As Fundações ainda não completaram um ano de funcionamento e até agora estão cumprindo o seu papel. Quanto às políticas de valorização do servidor nós vamos continuar construindo-as e aplicando-as. Algumas categorias já tiveram suas carreiras reformadas, outras ainda serão objeto dessas ações, O custo da folha salarial tem que obedecer a LRF e ….

17:17:26 [MarceloDéda]  … e o governante precisa analisar caso por caso, calculando o impacto financeiro para não desequilibrar as finanças públicas.

17:17:37 [Mediador]  Finalizamos agora mais um Chat Eleições 2010. Agradecemos a participação do candidato Marcelo Déda e dos colegas de imprensa Mateus Correia (Escola Superior de Magistratura de Sergipe) e de Evenilson Santana (TV Atalaia e rádio Liberdade FM).

17:17:46 [Mediador]  Agradecemos também a você internauta, que participou enviando suas perguntas e comentários para o candidato.

17:17:56 [Mediador]  Infelizmente o nosso tempo foi pequeno para o número de perguntas. Os questionamentos que chegaram e não foram respondidos serão repassados para o candidato responder diretamente ao internauta.

17:19:21 [MarceloDéda]  Bem, o tempo acabou… Para todos vocês que participaram, meu abraço e meus agradecimentos pela contribuição que ofereceram ao debater os temas do nosso programa e do nosso governo. Obrigado à INFONET e parabéns pela iniciativa. Ah… e peço o seu voto no 13!

17:19:33 [Mediador]  Na próxima semana, dia 9 de setembro, receberemos a candidata Vera Lúcia (PSTU). Os internautas já podem enviar as suas perguntas para jornalismo@infonet.com.br.Boa noite e continue acompanhando nosso trabalho jornalístico.

17:19:39 [EvenilsonSantana]  Agradeço a Infonet pelo convite, saúdo ao companheiro Mateus e aos internautas e desejo boa sorte ao candidato! Abraços a todos!

17:19:43 MateusCorreia sai da sala
17:19:50 EvenilsonSantana sai da sala

 

 
Cláudio Nunes

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados