Login
 Senha
Agenda
Candidatos
Chats
Divulga
Eleitorado
Links
Resultado 2º Turno
Resultado 1º Turno
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
   
 
Infonet Política Eleições 2010 Chat

Chat
Confira a agenda dos Chats com os candidatos ao governo de Sergipe:

Confira o chat com Vera Lúcia

Vera Lúcia, candidata do PSTU ao Governo do Estado (Fotos: Portal Infonet)
A candidato ao Governo de Sergipe, Vera Lúcia (PSTU) participou nesta quinta-feira, 9, de mais um chat promovido pelo Portal Infonet. Ele respondeu às perguntas de internautas e dos comunicadores Marcos Couto (Ilha FM) e Ivan Valença. Confira na íntegra:

16:05:58 MarcosCouto entra na sala
16:06:01 Mediador entra na sala
16:06:02  >[Mediador]  Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet
16:06:08 IvanValença entra na sala
16:07:01 VeraLúcia entra na sala

16:07:07 [Mediador]  Boa tarde,

16:07:14 [Mediador]  Bem-vindo ao Bate-Papo Infonet.

16:07:23 [Mediador]  Nesta tarde faremos o último chat Infonet Eleições 2010 com os candidatos ao governo de Sergipe. E quem está em nossa redação para responder as perguntas é a candidata Vera Lúcia (PSTU). A candidata baterá um papo com os internautas e dois jornalistas convidados: Marcos Couto (Ilha FM) e Ivan Valença (Portal Infonet e Jornal da Cidade).

16:07:35 [Mediador]  O jornalista Eron Ribeiro (Rádio Jornal AM) teve um contratempo e não pode estar presente.

16:08:04 [Mediador]  Inicialmente a candidata responderá a dois questionamentos dos jornalistas e logo depois, a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de 1 hora.

16:08:54 [VeraLúcia]  Boa tarde, internautas

16:09:33 [Mediador]  Envie a sua pergunta e participe do Chat. A candidata começa a responder a partir de agora:

16:10:16 [MarcosCouto]  Boa tarde! Caso a senhora seja a eleita ao governo de Sergipe, qual será a sua plataforma de governo

16:12:24 [VeraLúcia]  O programa do PSTU para a classe trabalhadora do estado de Sergipe leva em consideração as necessidades reais e prementes da nossa classe. Como saúde, moradia, emprego, educação. Com essas demandas atendidas, de acordo com as necessidades, todo o resto, fica mais fácil.

16:14:31 [VeraLúcia]  Por isso, o nosso programa inverte a prioridade. Vamos primeiro atender as necessidades da classe trabalhadora e pobre do nosso estado, que até hoje, tem sido valorizada apenas às vésperas das eleições

16:17:22 [VeraLúcia]  Mas os eleitos, até hoje, tanto da direita tradicional (DEM/PSDB e outros P’s), assim como o PT, fazem promessas ao povo por meio de programas hollywoodianos e sorrisos de plástico, e quando eleitos o povo é esquecido nas filas de hospitais, unidades de saúde, nas escolas públicas sem condições de garantir educação de qualidade. Também sem moradia ou moradia inadequada, convivendo com ratos e baratas. Enquanto eles governam para aqueles que financiaram as suas campanhas e fizeram parte dos seus

16:17:43 [VeraLúcia]  acordos políticos eleitorais

Candidata respondeu às perguntas de jornalistas e internautas
16:17:50 [IvanValença]  Que avaliação você faz de sua campanha a governadora do Estado, até este momento.

16:19:27 [VeraLúcia]  Levando em consideração que a nossa campanha é pobre, o nosso tempo de Tv é reduzido, como resultado de um processo eleitoral que não é democrático, temos feito ma campanha boa, com aceitação da nossa classe

16:21:17 [VeraLúcia]  Em todos os lugares que passamos, encontramos um povo trabalhador, que convive com a realidade dos salários baixos, do desemprego, da falta de saneamento. Os mesmos problemas que enfrentamos. Aproveitamos as eleições para nos encontrarmos com a nossa classe e tratarmos dos nossos problemas.

16:21:28 [Mediador]  Agora passamos as perguntas dos internautas

Ivan Valença
16:21:32 [Mediador]  Internauta (André Luiz )- Em alguma situação o PSTU abriria mão do discurso radical pelo bem da sociedade? Não digo abrir mão de ideologia, mas de tomar atitudes pragmáticas pelo bem da sociedade.

16:22:58 [VeraLúcia]  Defender saúde, educação e moradia para a nossa classe, não é pragmatismo

16:24:25 [VeraLúcia]  Temos um programa claro, do qual não abrimos mão, porque não foi elaborado por marketeiros, mas através das necessidades da classe trabalhadora, do campo e da cidade, e da juventude

16:26:08 [VeraLúcia]  Deixar pais, mães de famílias sem assistência média, morrendo nos hospitais públicos; deixar pais e mães de família vivendo em galpões, com uma escola pública de má qualidade, para atender os interesses das empreiteiras e dos grandes empresários e banqueiros não é ser radical também?

Marcos Cardoso, da Ilha FM
16:27:43 [VeraLúcia]  Quando se deixa uma ideologia, se adota outra. O PT, que foi construído no seio da classe trabalhadora, hoje defende radicalmente a ideologia de governar com os ricos. Nós optamos por manter a ideologia de defender a classe trabalhadora

16:27:53 [Mediador]  Internauta (Gileno Res) – Candidata, Caso seja eleita, terá coragem para combater a corrupção e o tráfico de drogas em nosso estado? Se afirmativa, como fará isso visto que lutará contra os poderosos?

16:29:18 [VeraLúcia]  A corrupção é um método adotado como parte do funcionamento da sociedade capitalista. Boa parte dela se apresenta através dos acordos políticos, antes das eleições, e os seus resultados aparecem depois.

16:31:14 [VeraLúcia]  A droga , com qualquer outro ramo, é uma atividade comercial. Ela tem como objetivo a circulação para obter o lucro. E esse lucro não fica com o moleque da periferia. Só há uma maneira de acabar com o tráfico de drogas. Através da legalização.

16:32:40 [VeraLúcia]  Esse é o meio pelo qual o estado pode controlar: saber quem vende, onde vende e o que vende. A dependência deve ser tratada como um caso de saúde pública. Para isso é necessário construir clínicas públicas para tratá-los.

16:33:32 [VeraLúcia]  A proibição não impede a utilização de drogas. Isso já está comprovado. No entanto, possibilita a criação de um ambiente de crime.

16:33:47 [Mediador]  Vamos para a segunda rodada de perguntas dos jornalistas começando com Marcos Couto

16:33:58 [MarcosCouto]  Sabemos que para um governante ter tranqüilidade na aprovação de seus projetos, é necessário ter maioria no poder legislativo. Como à senhora pretende fazer isso?

16:34:25 [VeraLúcia]  Através dos conselhos populares

16:34:55 [VeraLúcia]  Organizados nos locais de trabalho, estudo e moradia.

16:35:33 [VeraLúcia]  Os conselhos definirão as prioridades e os destinos do total dos recursos do estado.

16:37:07 [VeraLúcia]  O PSTU quer governar com os trabalhadores senão apenas em nome deles. Isso significa dizer que, nessas condições, tanto o Legislativo, como o Executivo, estarão subordinados às decisões do povo organizado nos conselhos. Nisso consiste a verdadeira democracia.

16:37:14 [IvanValença]  Alem de saúde, moradia, emprego e educação, a clase trabalhadora, convive com outros problemas, como transporte, energia, comunicação. Como estes problemas serão tratados num eventual governo do PSTU?

16:38:58 [VeraLúcia]  A privatização foi a grande bandeira do neoliberalismo, que caiu por terra, em menos de 20 anos a partir da crise que se iniciou em 2007.

16:40:25 [VeraLúcia]  Por isso, o nosso governo defende a reestatização da Energisa, assim como é bandeira do PSTU a nível nacional, levantada pelo nosso presidente, Zé Maria, a Reestatização da Vale, da Embraer e das telecomunicações

16:41:10 [VeraLúcia]  Defendemos também uma Petrobras 100% estatal

16:42:19 [VeraLúcia]  Fim das terceirizações nas empresas públicas e estatais, como DESO e Banese e unidades de saúde, com a incorporação dos terceirizados ao quadro de efetivos.

16:42:25 [Mediador]  Internauta (Nadjo Lisboa)- Boa Tarde, Qual a opinião do PSTU e a sua a respeito dessas quebras de sigilo por parte de membros da receita federal ?

16:44:06 [VeraLúcia]  Esses são mecanismos que a direita tradicional e a nova têm adotado para desviar a atenção do debate político, que de fato deveria ser feito nas eleições.

16:45:51 [VeraLúcia]  Por outro lado, deixa claro que quem está no poder tem acesso a qualquer informação que lhe interesse. Usa a máquina do estado em seu benefício. Isso uma vergonha. Agora temos o sujo falando do mal lavado. Mas, no dia que lhes interessar, será feito o mesmo com os trabalhadores, com já fizeram nos regimes de exceção.

16:45:57 [Mediador]  Internauta ( Luís Eduardo)- Boa tarde…Candidata a senhora não acha que o seu programa é sempre o mesmo não? (quer seja estado e/ou prefeitura)…A senhora realmente acha possível em pleno século XXI ser implantado um socialismo, mesmo quando um grande líder (Fidel Castro) reconheceu o sistema cubano não foi ideal?

16:47:45 [VeraLúcia]  Primeiro que a luta do povo cubano pra derrubar sua burguesia foi muito importante, entretanto, erraram na política ao adotar o regime de partido único. Pois não pode haver socialismo sem liberdade. Não defendemos aqui o regime do Castro, que está muito longe de ser socialismo.

16:48:54 [VeraLúcia]  Agora, o nosso programa, seja para a Prefeitura, para o Estado ou para o País, tem a mesma base. As variáveis estão nas especificidades de cada esfera. O programa é o mesmo porque a realidade e as necessidades dos trabalhadores e do povo pobre não mudaram.

16:49:33 [Mediador]  Vamos a terceira rodada de perguntas voltando com os jornalistas

16:50:07 [MarcosCouto]  Fala-se muito em governar com o povo, trabalhadores, operários e tal… Mas com a classe dos desempregados não ouça falar muito. Na prática, como pretende gerar mais empregos?

16:50:57 [VeraLúcia]  O nosso conceito de trabalhador, passa por empregados e desempregados, seja ele do campo ou da cidade.

16:52:56 [VeraLúcia]  Para resolver o problema do desemprego, o nosso programa apresenta: redução da jornada de trabalho para 36h semanais, sem redução de direitos e salários; fim do banco de horas e das horas extras. Além disso, é necessário fazer reforma agrária e um grande plano de obras públicas, com a construção de casas populares, saneamento, hospitais etc.

16:53:08 [IvanValença]  Qual a posição da candidata Vera Lúcia com relação a uma possível implantação de uma Central Nuclear no Nordeste, possivelmente em território sergipano?

16:53:39 [VeraLúcia]  Nós somos contra.

16:55:53 [VeraLúcia]  Sabemos que é necessário investir em fontes de energia alternativas. Somos contra a energia nuclear por dois fatores: pelos riscos à vida e porque é muito cara. Defendemos preservar as fontes que já temos. Revitalizar as adutoras, preservar a Petrobras, usando racionalmente os combustíveis fósseis.

16:57:17 [VeraLúcia]  . Por isso defendemos o fim dos leilões e da entrega através do regime de partilha, que é o novo método a ser adotado com as reservas do Pré-sal. A Petrobras foi construída com os recursos do povo brasileiro e deve atender as necessidades desse povo.

16:57:28 [Mediador]  Internauta (Claudinete Melo)- Como está sendo enfrentar os adversários com a máquina na mão, com tempo curto no horário da TV e no rádio e ainda assim estar tão bem com os eleitores como foi visto no grito dos excluídos no dia 07 de setembro?

16:58:45 [VeraLúcia]  As eleições, apesar da propaganda não são democráticas.

16:59:38 [VeraLúcia]  . O que temos é uma disputa de milhões contra tostões. O que nos favorece é que para falar com a nossa classe não precisamos gastar milhões. Precisa fazer isso quem vai mentir para o povo

17:00:20 [VeraLúcia]  Mas, de fato, não tem sido fácil. Não dá para apresentar de forma consistente o programa do PSTU em menos de um minuto.

17:01:12 [VeraLúcia]  Além disso, os grandes meios de comunicação, como a TV Atalaia e a Globo, não permitem que estejamos nos debates. Isso é um ataque à democracia do processo.

17:01:21 [Mediador]  Internauta (Diógenes de Souza) -Candidata, falar de legalização das drogas em um momento em que o crack está devastando famílias não só em Sergipe, mas em todo o Brasil, não é incoerência?

17:02:58 [VeraLúcia]  O usuário do crack precisa, com urgência, de tratamento médico e este estado não dispões de uma única clínica. Querem tratar o usuário como criminoso. Enquanto suas famlíias, até mesmo o doente têm buscado desesperadamente assistência.

17:03:53 [VeraLúcia]  Não vamos vender o crack e nem incentivar o uso de qualquer droga. A tarefa do estado é de fazer campanha de conscientização e disponibilizar tratamento.

17:04:01 [Mediador]  O tempo do nosso bate-papo está se esgotando não receberemos novas perguntas, mas continue acompanhando as respostas do candidato.

17:04:11 [MarcosCouto]  Caso não seja eleita ao Governo de Sergipe, colocará seu nome a disposição para 2012? E por quê?

17:05:14 [VeraLúcia]  Até 2012, certamente vamos travar muitas lutas neste Estado e neste País. O nosso nome estará sempre a disposição das lutas dos trabalhadores.

17:05:31 [VeraLúcia]  E não apenas nas eleições.

17:05:54 [IvanValença]  Socialismo com liberdade, defende o PSTU. Com pluripartidarismo, regime presidencialista, sistema legislativo bicameral?

17:07:22 [VeraLúcia]  A livre organização é uma necessidade premente e uma prática que deve ser garantida no socialismo. Nas suas mais variadas formas de organização.

17:09:13 [VeraLúcia]  Nas suas mais variadas formas de organização. As instituições existentes hoje não garantem isso. Veja o caso do Senado. É uma casa que só abriga a nata da oligarquia brasileira. Defendemos o fim do Senado, com a construção de um parlamento único, com mandatos revogáveis, e parlamentares com salários de um operário qualificado.

17:09:57 [VeraLúcia]  No socialismo, os organismos de controle do estado serão, de fato, controlados pela população. E não por um partido.

17:10:02 [Mediador]  Internauta (Ailton Sousa)- O PSTU insiste no nome de Vera Lúcia como candidata ao governo do estado por falta de opção ou seria um projeto pessoal seu? Além disso, pq o partido não se aliou a outras correntes de esquerda a exemplo do PSOL e PCB?

17:11:51 [VeraLúcia]  A minha candidatura é uma decisão do meu partido. São os militantes quem decide quem são e quais são as tarefas a serem cumpridas pelos candidatos na eleição. Meu partido me confiou a tarefa de apresentar o programa do PSTU.

17:12:44 [VeraLúcia]  Não fizemos uma frente com o PSOL e com o PCB não por falta de iniciativa nossa. Não tivemos acordo programático e as organizações optaram por lançar suas próprias candidaturas. O que é um direito.

17:12:55 [Mediador]  Internauta (André Silva)-Com relaçao ao Huse,a senhora pretende fazer o quê? Muda-se governo e continua o descaso.

17:15:28 [VeraLúcia]  O HUSE é reflexo do conjunto do caos na saúde

17:17:30 [VeraLúcia]  Para a saúde, não vamos destinar nenhum centavo público para a iniciativa privada. É preciso fazer concursos públicos, o fim das terceirizações, com incorporação dos terceirizados ao quadro de servidores. Fim dos cargos comissionados. As clínicas regionais, tão propagandeadas, devem ser dotadas de equipamentos e profissionais para o atendimento de urgência e emergência nas mesmas condições que deveria ter o HUSE.

17:18:16 [VeraLúcia]  Defendemos o fim das fundações de direito privado.

17:19:28 [VeraLúcia]  É urgente resolver o problema dos equipamentos, da falta de material para atender a população, tanto no HUSE, quanto nos hospitais regionais, dando condições aos servidores da saúde e qualidade no atendimento à população. É preciso dobrar de imediato o salário dos servidores públicos.

17:19:38 [Mediador]  Finalizamos agora mais um Chat das Eleições 2010. Agradecemos a participação da candidata Vera Lúcia e dos jornalistas Marcos Couto (Ilha FM) e Ivan Valença (Portal Infonet e Jornal da Cidade).

17:20:25 [VeraLúcia]  Agradecemos a atenção de todos e nas eleições os trabalhadores têm alternativa, o PSTU. Obrigada.

17:20:30 [Mediador]  Infelizmente o nosso tempo foi pequeno para o número de perguntas. Os questionamentos que chegaram e não foram respondidos será repassado para a candidata responder diretamente ao internauta.

17:20:37 [Mediador]  Hoje o Portal Infonet finaliza os Chats Eleições 2010 com candidatos ao governo do Estado de Sergipe. Agradecemos a você internauta que participou enviando suas perguntas.

17:20:44 [Mediador]  Continuem acompanhando nosso jornalismo.

 

 
Cláudio Nunes

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados