Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
01/07/2012 - 02:35
Século XX vence Arraiá do Arranca Unha
Com 48 anos de formação, quadrilha é a mais antiga do estado

Quadrilha Século XX foi a campeã do Arraial do Arranca Unha 2012 (Fotos: Marco Vieira)

Com o tema “Fé, paixão e devoção”, a quadrilha junina Século XX foi eleita a grande campeã da 26ª edição do concurso Arraial do Arranca Unha, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Centro de Criatividade de Sergipe.

O resultado foi divulgado na madrugada deste domingo, 1º de julho, após a apresentação de sete das nove quadrilhas que integrariam a semifinal e final do concurso (duas delas desistiram). Para Joel Reis, marcador e presidente da quadrilha vencedora, que é considerada a mais antiga do estado, a vitória nada mais é que o resultado de um esforço que dura 48 anos.

“É uma satisfação sem tamanho poder receber esse prêmio hoje porque trabalhamos o ano inteiro para que isso pudesse acontecer. Com a morte do meu pai [Francisco Bispo, criador da quadrilha], os componentes e eu procuramos dar o nosso melhor para que a tradição seja mantida e para que o povo sinta a verdadeira história e energia de uma quadrilha. A casda ano, com cada resultado desse, acho que estamos no caminho certo”, disse  Joel, emocionado, que também levou o troféu de melhor marcador do Arranca Unha.

Joel Reis também recebeu o troféu de melhor marcador

Com 56 componentes e um figurino que deixou sergipanos e turistas fascinados, a quadrilha campeã agradou o público. “A Século XX representa a tradição nordestina no nosso estado. Trouxe um repertório contagiante e um figurino de deixar qualquer pessoa com vontade de que o mês de junho se estenda pelo resto do ano. Foi sensacional e eles são merecedores do resultado”, elogiou a pedagoga Cristiane Santana, moradora do Bairro Industrial, local sede da quadrilha.

Para o coordenador do Centro de Criatividade de Sergipe, Isaac Galvão, o passar dos anos tem se mostrado bastante favorável à manifestação da cultura nordestina através das quadrilhas juninas. “A cada ano, o nível é maior e as quadrilhas se mostram mais preparadas para as disputas locais, regionais e até mesmo nacionais. Costumo dizer que quadrilha junina é igual a time de futebol: no fundo, todas são boas, mas cada um tem a sua preferência. Hoje, merecidamente, a Século XX foi a nossa campeã e temos que aplaudi-la de pé porque sua apresentação foi muito marcante”, explicou.

No total, 33 quadrilhas se apresentaram na 26 edição do evento

Participaram do concurso, que teve início no último dia 9 de junho, 33 quadrilhas juninas. As seis premiadas, por ordem de classificação foram: Século XX (Bairro Industrial/Aracaju), Assum Preto (Conjunto Castelo Branco/Aracaju), Balança mas não cai (Itabaiana), Cangaceiros da boa (Japaratuba), Xodó da Vila e Massacará (Carmópolis). Foram premiadas ainda a quadrilha Massacará (melhor casal de noivos) e Balança mas não cai (melhor trio.

Histórico

O Centro de Criatividade foi fundado em 1985, com o intuito de ser um espaço voltado para a arte e educação. Com o passar dos anos, seus diretores foram aderindo a outros rumos e hoje o Centro é um dos mais importantes espaços culturais sergipanos, por abrigar as mais diversas manifestações artísticas, sejam elas em artesanato, música ou dança.

Muito conhecido por sua tradição com os festejos juninos e o tradicional concurso de quadrilhas, com o qual recebe centenas de visitantes a cada edição, o Centro de Criatividade se mantém até hoje como o berço da diversidade cultural, abrigando diversos trabalhos e oficinas que engrandecem ainda mais sua história.

Por Jéssica Vieira (Com informações da Secult)

Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape