Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
Compartilhar: 
30/06/2012 - 03:40
Quadrilha Pioneiros da Roça é a campeã do Gonzagão
A emoção dos participantes contagiou o público presente
Gonzagão é palco da final do concurso de quadrilhas (Foto: Portal Infonet)

Garra, disposição, energia e emoção foram substantivos bem definidos e mostrados pelos integrantes das seis quadrilhas juninas finalistas no concurso do Complexo Cultural do Gonzagão, coordenado pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult). A noite de São Pedro, 29, foi palco de muito brilho, cores, temáticas culturais e balançados dos vestidos esvoaçantes, onde os olhos atentos do público e dos jurados não piscavam.

As quadrilhas Balança Mas Não Cai, Século XX, Assum Preto, Pioneiros da Roça, Xodó da Vila e Unidos em Asa Branca se apresentaram, respectivamente nessa ordem, e conseguiram fazer um resgate da tradição e da cultura, com respingos na inovação. A emoção dos participantes contagiou o público e deixou os festejos juninos com gosto de quero mais. “É bom ver que em Sergipe a tradição das competições de quadrilhas continua viva, com a essência de destacar a cultura” destaca o enfermeiro Robson dos Santos Queirós, que estava na torcida pela Unidos em Asa Branca.

A cada término de apresentação, um sentimento de trabalho realizado e com satisfação era perceptível nos rostos dos quadrilheiros. Mesmo cansados, suados, alguns até com machucados ou passando mal, demonstravam a satisfação em estar na final da competição e ansiosos em saber o resultado. “A sensação é de luta, meses de trabalho em família, para ensaiar, manter a melhor coreografia, figurino e tradição. É necessário que as quadrilhas se unam para mantermos a cultura da competição e torcer para conseguirmos representar bem o estado no Brasil”, relata Sérgio Barroso de Sá, quadrilheiro da Pioneiros da Roça, que irá representar Sergipe no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, em Pernambuco, neste sábado, dia 30.

Vários temas foram interpretados pelos grupos competidores da noite. Jackson do Pandeiro, fé e devoção, a chegada da família Real ao Brasil, história de um casal apaixonado, rei Luís XIV e a miscigenação foram algumas temáticas que o público pôde conferir no espaço cultural do Gonzagão. “Temos que inovar mantendo a tradição e mostrando algo novo para as pessoas conhecerem. Nossa equipe trabalhou muito no tema e em todos os detalhes da caracterização e do figurino”, explica o integrante e diretor artístico da Unidos em Asa Branca, que apresentou a história do ‘Rei Sol no país da miscigenação’. 

Vencedora

Já passava de meia noite quando o resultado final das vencedoras saiu e os corações dos competidores batiam mais forte. Com um prêmio de 2 mil reais e troféu a serem recebidos, o anúncio é feito. Conquistando o terceiro título só em 2012, a Pioneiros da Roça leva o melhor da noite, o primeiro lugar. Ficando a Unidos em Asa Branca e a Xodó da Vila em segunda e terceira posições, respectivamente.

A Pioneiros da Roça, nascida no bairro Cirurgia, apresentou a história de um casal apaixonado desde a infância e que prometeram amor eterno um ao outro. ‘Numa história de amor e paixão a Pioneiros da Roça apresentam cantos e encantos no São João’, esse é o tema que conseguiu levar a quadrilha para representar o estado para todo o Brasil, sendo vencedora nos concursos Levanta Poeira e Rua de São João, em 2012.

Por Thamires Nunes e Aisla Vasconcelos

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape