Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
Compartilhar: 
23/06/2012 - 01:29
“Já fiz festa até setembrina” diz Sergival
Artista sergipano completa 25 anos tocando forró regional

(Foto Portal Infonet)

José Sergival da Silva, ou simplesmente Sergival, está completando 25 anos de carreira. Duas décadas e meia divulgando as palavras de sua cultura, de sua gente. Por conta do trabalho, ele mora há seis anos no Rio de Janeiro, onde possui um programa na Rádio Nacional denominado “Puxa o Fole”. A temática  não poderia ser outra que não o forró tipicamente regional.

A inspiração para seu trabalho está baseada em sua própria história. O sergipano, natural de Nossa Senhora da Glória, vivenciou de perto a realidade da cultura cantada em suas músicas – motivo este de seu empenho. “É daí que vem a minha dedicação à cultura, pois pude vivenciar tudo isso no interior”, afirma. Sergival conversou com a equipe São João Infonet antes de se apresentar no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, onde falou um pouco da sua história e do seu trabalho.

São João Infonet: Em 2012 você completa 25 anos de carreira mantendo a tradição do forró tipicamente regional. De onde vem a inspiração?

Sergival: Sou natural de Nossa Senhora da Glória, “Capital do Sertão”. E do sertão eu tiro essa minha dedicação à cultura. Eu tive a oportunidade de vivenciar de perto o interior – o cordel, o vaqueiro e todos os elementos do dia a dia do povo sertanejo. Fiz parte dessa realidade e é daí que me inspiro.

São João Infonet: E como você se sente realizando esse trabalho?

Sergival: Me deixa muito feliz trazer tudo isso  para o meu povo como uma espécie de confirmação da nossa identidade. Os segmentos modernos são dinâmicos e todos podem dar a sua contribuição para uma festa grandiosa como a nossa. Mas o que nos identifica de verdade são os elementos que compõem a identidade nordestina, como o xote e o baião de Luiz Gonzaga.

São João Infonet: Você mora no Rio de Janeiro à 6 anos. Como é o seu trabalho como artista na cidade maravilhosa?

Sergival: Eu realizo apresentações e a cada dia a procura aumenta. Lá no Rio eu também apresento um programa chamado “Puxa o Fole” que vai ao ar todos os domingos na Rádio Nacional. Foi nessa mesma rádio que Luiz Gonzaga lançou o forró para o país e o mundo e para mim é uma honra estar lá também.


São João Infonet: Você participou no último dia 26 de maio do seminário “Luiz Gonzaga e a invenção do forró” na cidade de Recife, em Pernambuco. Como surgiu o convite?

Sergival: Fui participar do seminário representando Sergipe e também a Rádio Nacional. Foi através da rádio que recebi o convite. Fui convidado a falar sobre o mercado forrozeiro no sudeste para uma plateia composta por estudantes dos mais diversos graus, artistas, intelectuais e pessoas ligadas à cultura, além dos fãs de Luiz Gonzaga.

São João Infonet: Qual a diferença entre os festejos juninos do nordeste e do sudeste?

Sergival: Eu observo que lá, diferente daqui, eles não se prendem ao mês de junho e fazem as festas de São joão o ano todo. Aqui temos festas juninas lá eles fazem julinas, agostinas e eu já fiz até setembrina. Talvez por não ter a identidade e a tradição de fazer a festa junto ao dia dos santoas juninos. Mas por conta do trabalho de Luiz Gonzaga eles tem essa ideia de que o Sâo João é uma festa regional e fazem questão de comemorar – mesmo em outros períodos do ano. Desfrutar algo autêntico para eles é deslumbrante.

São João Infonet: E o quanto isso é bom para os artistas?

Sergival: Isso é bom por que oportuniza o nosso trabalho e amplia o mercado ao longo do ano. Eu fico muito feliz pois vejo que, por lá, esse mercado cresce a cada dia.

São João Infonet: Além do Arraiá do Povo você também se apresentará no Forró Caju neste domingo, dia 24. Qual o repertório para as apresentações este ano?

Sergival: Este ano eu estou dando continuidade ao show “Sergival, Sergipano”. Nele, a ideia é tocar um repertório exclusivo de artistas sergipanos. No ano passado eu trouxe esse show, mas muitas músicas ficaram de fora. Estas músicas forão parte das minhas apresentações que também terão, em virtude do centenário de Luiz Gonzaga, algumas músicas do Rei do Baião.

Por Daniel Soares

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape