Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
Compartilhar: 
16/06/2012 - 21:24
Marinete do Forró mostra Aracaju com o ritmo junino
Pontos turísticos são conhecidos ao som do pé-de-serra

Marinete do Forró

Um clima de alegria, animação e o mais tradicional forró. Assim pode ser definida a Marinete do Forró, mais uma atração dos festejos juninos da capital que, até o próximo dia 30, deverá levar muito Pé-de-Serra pelas ruas e pontos turísticos de Aracaju.

Desde 2001 a Marinete do Forró está presente durante o período junino na Capital. A dinâmica é simples: um ônibus estilo jardineira sai diariamente da Orla de Atalaia em um city tuor que leva 40 pessoas para conhecer os pontos turísticos da cidade. Neste percurso um trio pé de serra embala os visitantes com o mais autêntico forró nordestino – um banho de cultura.

A atração é uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (FUNCAJU) e a Viação Progresso. A primeira faz a divulgação e cede os músicos e três guias turísticos para acompanhar o grupo enquanto a segunda oferece o ônibus totalmente decorado com o tema junino.

Robertinho dos 8 Baixos

A atração roda duas vezes ao ano – no período das festas de São João e também no início do ano entre o Pré-Caju e o Projeto Verão. O intuito é divulgar os festejos juninos da Capital sergipana aliada às atrações turísticas, como lembra a Diretora de Turismo da FUNCAJU, Tanit Álvares Bezerra. “É uma atração importante por mostrar os atrativos turísticos de Aracaju junto à cultura e o ritmo do forró que representa os nossos festejos juninos”, avalia Tanit.

A viagem inteira é repleta de animação levada por Robertinho dos 8 Baixos. Ele, que é filho de Clemilda e Gerson Filho, é o responsável pelo Pé-de-Serra na Marinete do Forró desde o seu primeiro ano – sempre com um repertório do mais autêntico forró. Para o sanfoneiro, participar do projeto é motivo de alegria.

“Sinto-me orgulhoso e satisfeito por representar e levar o nome de nossa cultura para fora do Estado. O turista quando chega aqui está cansado de ouvir as grandes bandas e vem à procura do forró regional autêntico – o Pé-de-Serra”, afirma Robertinho.

Claudio e Eliza

O city tur misturando forró e turismo atrai muita gente de fora do estado. Os turistas ficam encantados com o que veem a exemplo da senhora Maria de Lourdes Antunes. Ela que é da cidade de Taubaté/SP, aprovou a Marinete do Forró. “Gostei demais, estou adorando. Vou visitar toda a cidade e estou achando uma beleza. Vim aqui por causa disso”, garante Maria.

Outros que aproveitaram a atração foi o casal Claudio e Eliza Bertani, do Rio Grande do Sul. Eles que vieram à Aracaju para conhecer a Orla de Atalaia também caíram no som do triângulo e da zabumba.

“Conhecemos todo o litoral do país e só faltava Sergipe. Viemos para conhecer a Orla, mas calhou de coincidir com os festejos juninos. Adoramos a experiência, pois este é um atrativo fantástico. Nunca vi isso em lugar algum”, assegura Cláudio.

A atração sai diariamente seguindo o seguinte roteiro

Segunda a sexta com saída única às 14hs:

01 – Saindo do primeiro ponto de ônibus da Orla de Atalaia (orlinha da coroa do meio), seguindo até o final da Passarela do Caranguejo no último ponto;

02 – Seguindo pela Av. Beira Mar;

03 – Parada no Mirante da Praia Formosa - 13 de Julho (10min);

04 – Segue pela Av. Beira Mar, Av. Ivo do Prado, Praça Fausto Cardoso, continuando pela Av. Rio Branco, Av. Otoniel Dória com parada nos Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz (30min);

05 – Segue passando pela Orla do Bairro Industrial com parada no Centro de Artesanato Chica Chaves (10min) e vai em direção à Colina do Santo Antônio, com parada no mirante (10min);

06 - Próxima parada na Praça Olímpio Campos – visita à feira de Artesanato, Centro de Turismo, Museu do Artesanato, Catedral Metropolitana e Galeria Álvaro Santos (10min);

07 – Passa pela Praça Fausto Cardoso, com vista panorâmica do Palácio Museu Olímpio Campos, segue pela Av. Ivo do Prado, com vista panorâmica do Museu da Gente Sergipana, segue pela Av. Beira Mar, Coroa do Meio, Orla de Atalaia com parada final na Praça de Eventos da Orla de Atalaia.

Sábados e Domingos com saída única às 16hs:

01 – Saindo do primeiro ponto de ônibus da Orla de Atalaia (orlinha da coroa do meio), seguindo até o final da Passarela do Caranguejo no último ponto;

02 – Segue pela Rodovia José Sarney, passando pela Avenida Doutro José Domingos Maia, seguindo pela Rodovia dos Náufragos com parda de 1h na Orla Pôr do Sol;

03 – Retorno pelas praias com destino à Orla de Atalaia e com parada final na Praça de Eventos da Orla de Atalaia.

Por Daniel Soares

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape