Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
Compartilhar: 
19/06/2012 - 09:13
Salto alto X saúde dos pés: como conciliar?
Especialista dá dicas de como escolher o melhor calçado

Dr. André recomenda uso de calçados com até 2cm de salto (Foto: Portal Infonet)

Qual a mulher não gosta de se sentir sedutora, elegante e poderosa? E para isso uma produção completamente elaborada se faz necessária neste São João. Roupa, maquiagem, cabelo e claro, o melhor amigo de todas as mulheres: o salto alto.  Mas o uso indevido e constante dessa peça, indispensável para muitas, pode ocasionar problemas graves na coluna e nos pés, lesões no calcanhar e no tornozelo, além de sobrecargas nos tendões.


E para alertar sobre os perigos desse acessório, o Portal Infonet foi conversar com o médico ortopedista André Luiz Rocha de Souza, especialista em pé e tornozelo e que trabalha no Centro de Especialidades em Ortopedia e Trauma (CEOT). De acordo com o médico, os modelos com salto, apesar de lindos podem provocar uma distensão do ligamento com facilidade e o aumento das chances de se desenvolver a tendinite, dores de coluna e desconforto nos pés.

E para evitar esses problemas nesse período junino, quando os arrasta-pés estão bombando pela cidade, o doutor André Luiz dá dicas de como escolher o melhor calçado, para não deixar de curtir o forró um só minuto. Segundo André Luiz, saltos altos e pés saudáveis são duas coisas completamente incompatíveis, mas que com as devidas proporções podem se conciliar. “Não há como querer manter a saúde dos pés em dia com o uso frequente dos sapatos de salto. Para quem não abre mão desse tipo de sapato o ideal é utilizar os modelos com até dois centímetros de altura, pois eles proporcionam um equilíbrio maior à usuária”, explica.

Os saltos tendem a desenvolver tendinite e dores de coluna

Para curtir os forrós, os modelos mais indicados pelo médico são os tênis. “Pois eles proporcionam um conforto muito maior que qualquer outra sandália. Muitos modelos mais modernos e versáteis combinam muito bem com as roupas dessa época. Além de ficar bem vestidas, essas mulheres estarão preservando a saúde dos seus pés”, garante André. No entanto, existem as que mesmo com todos os problemas não abrem mão do salto. “Para essas o mais indicado são os saltos plataforma, tipo Anabela. Eles não retiram todo o peso da planta dos pés, mas amenizam bem mais os problemas”, salienta André.

Outra alternativa são as botas. Os modelos sem salto e com forro reforçado são os mais indicados pelo especialista. “As botas são uma alternativa muito boa para quem quer curtir o clima típico de São João e preservar a saúde dos pés. Opte por modelos mais confortáveis e faça a compra desse tipo de calçado no final do dia, pois os seus pés estarão mais inchados, como depois de uma noite de forró, proporcionando uma escolha mais acertada de tamanho”, explica André Luiz.

Depois de todas essas dicas é só escolher o melhor modelo e cair no forró. Lembrando sempre do conforto e do bem estar que o sapato deve proporcionar.


Por Gabriele Frades e Aisla Vasconcelos

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape