Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
Compartilhar: 
04/06/2012 - 08:54
Sanfoneiro Zé Américo apresenta o arribacão
O ingrediente principal do arribacão é o feijão de corda

Aribacão feito com feijão de corda (Fotos: Portal Infonet)

A culinária sergipana é rica em pratos e temperos. Nos mercados de Aracaju é possível se deliciar com belas receitas preparadas por sergipanos. Cozinheiro nas horas em que não está tocando, o sanfoneiro Zé Américo de Campo do Brito se divide entre os palcos e a culinária sergipana.

No ‘Recanto do Agresteiro’ de Zé Américo do Campo do Brito, é fácil encontrar todos os tipos de comidas típicas nordestina. Amarradinho, sarapatel, pirão de jabá e caldinho de dobradinha são alguns dos pratos oferecidos no restaurante do sanfoneiro há cerca de 10 anos. O restaurante fica aberto de segunda a sábado, das 10h às 17h.

Segundo Zé Américo, os turistas adoram todas as comidas servidas, mas tem uma que é o carro chefe da casa. “O prato mais pedido é o arribacão com sarabulho. É um prato que eu aprendi em São Paulo quando trabalhei de garçom e adaptei os ingredientes a nossa cultura”, diz

Zé Américo de Campo do Brito

De acordo ele, o segredo do prato é dado na escolha do feijão. “O bom é você comprar ele debulhado e novinho. Coloca ele pra cozinhar com cebola, tomate, cheiro verde, salsinha bem apimentadozinho, pimenta do reino. Pode colocar o arroz no fogo também para cozinhar. Quando o arroz tiver prontinho, a quantidade de feijão que você pegar você escolhe a quantidade de arroz pronto e é só refogar juntos”, garante

Já o sarabulho, é um prato feito com partes do animal. “É usado língua de boi, Fígado de boi, coração de boi, papada de porco e calabresa. Primeiro você corta todos esses ingredientes sem colocar a calabresa, corta picadinho como se fosse para fazer um sarapatel. Pica ele bem picadinho, coloca na panela com água e dependendo da quantidade espreme o limão. Você vai pegando a cebola, o alho, coloca no óleo para dourar. Antes você limpa as partes todinha, tira o limão e refoga os ingredientes com alho e óleo e bota pra dourar. Refoga e coloca os outros ingredientes. Quando sentir que está cozido, coloca a calabresa cortada em rodela. Você acrescenta a salsinha bem picadinha, coloca o extrato de tomate e deixa ferver, depois é só retirar do fogo”, finaliza.

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape