Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
Item de menu
TV Aperipê 

 

 
 
Compartilhar: 
24/05/2012 - 08:53
Nutricionista fala dos benefícios de alguns alimentos
O nutricionista falou dos benefícios do amendoim e da castanha

O milho é uma fonte rica de energia (Fotos: Portal Infonet)

O período de São João é muito esperado por milhares de nordestinos que aproveitam o momento para se deliciar com as comidas típicas. São variedades de opções, a exemplo de Canjica, bolo de milho, arroz doce, pamonha, etc.

Pensando nisso, o Portal Infonet conversou com o nutricionista Washington Paixão para falar sobre os benefícios de alguns alimentos como o milho, a castanha e o amendoim, tradicionais nesse período e bastante apreciados pelos sergipanos.

Portal Infonet- Os alimentos como o milho, a castanha e o amendoim engordam?

Washington Paixão- De uma maneira geral na alimentação a gente não tem uma coisa que a gente responsabilize pelo engordar e o emagrecer. É como dizia aquele velho ditado a diferença entre o remédio e o veneno é a dose do mesmo jeito é a alimentação. Tudo pode, a depender da quantidade e a quantidade que eu posso comer não necessariamente é a que você pode comer. Cada um vai ter uma necessidade diferente.

Infonet- Como fazer para não abusar nesse período?

Nutricionista Washington Paixão

W.P- Se você tem uma festa de São João à noite e vai comer o milho, no almoço ou no lanche da tarde vai ter que dar uma maneirada, colocar um pouco mais de fibra, abusar um pouco mais da salada, colocar no lanche uma fruta. Tem que fazer algumas trocas porque eu sei que na hora da festa eu vou abusar um pouco mais da castanha, do amendoim que são alimentos ótimos. Se eu sei que a noite eu vou abusar, no café da manhã eu já começo a fazer uma coisa melhor, a comer um iogurte natural, uma granola e no almoço eu já abuso um pouco mais da salada. Não é deixar de comer, tem que comer sim, mas a gente já diminui um pouco a quantidade e aí no lanche da tarde já coloca uma fruta um pouco menos calórica, colocaria uma tangerina, umas uvas.  É lembrar que nós temos outras coisas na festa e experimentar um pouco de cada para no outro dia a gente evitar a diarréia, até a ressaca alimentar mesmo que acontece e que a pessoa já não consegue render.

Infonet- Quais os benefícios desses alimentos?

W.P- A castanha ajuda na prevenção de doença cardiovasculares, ajuda a reduzir a glicemia porque é rica em zinco e zinco ajuda na otimização da insulina, mas tudo isso na quantidade adequada dentro do permitido. Mas o milho a gente não pensa muito nisso, o milho e o amendoim nem tanto, eles estariam mais fornecendo energia.

Infonet- Esses alimentos podem ser oferecidos as crianças?

W.P- Vai depender muito da idade. Crianças a partir de um ano que a alimentação já está muito parecida com a da família, a gente já pode começar a introduzir os alimentos desde que olhando sempre a tolerância da criança, pois são alimentos muito gordurosos. Assim como a criança está muito em formação e amadurecimento fisiológico, a gente tem que tomar muito cuidado.

Infonet- O melhor é ingerir os alimentos sozinhos ou preparados?

W.P- Quando a gente pensa em colocar no fogo principalmente o milho e o amendoim, vai depender, pois os alimentos vão ficando mais calóricos, já que na preparação da canjica mesmo que leva o milho, não se usa só o milho, tem o coco, o creme de leite e quando a gente pensa na preparação a coisa se potencializa.

Infonet- Existem pessoas que estão impossibilitadas de comer esses alimentos?

W.P- Temos sim. O diabético, paciente que tenha intestino sensível demais a alimentos muito protéicos que é o caso do amendoim, a gente tem que evitar um pouco mais. Na verdade não é deixar de utilizar, mas sim de restringir. E aí o milho é muito calórico, mas se a gente colocar esse milho em uma salada, misturar com grão de bico, com farelo de aveia ou a própria aveia em flocos vai acabar melhorando e é uma maneira de matar o prazer psicológico sem se prejudicar. Agora agora sim, estou pensando em um diabético controlado, o diabético que está com sua glicemia regulada.

Infonet- Há uma quantidade ideal para se comer?

W.P- De castanha do Pará uma porção, e aí a castanha do caju no máximo um punhado, mas tem gente que não consegue, se deixar come um saco cheio. Na verdade tudo vai da quantidade, desses alimentos todos que eu falei o único que existe uma recomendação é a castanha do Pará, pois o zinco em excesso ele também pode ser tóxico.

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
 
 
Rodape