Programação

Infográfico

SANTO DE CASA

  SANTO ANTÔNIO DIA 13 DE JUNHO

Primeiro na fila de comemorações aos santos do mês de junho ele tem a sua imagem muito relacionada à fama de casamenteiro. É para ele que as moças solteiras fazem orações pedindo que um bom partido cruze seus caminhos, um desejo tão forte que as levam até a colocar o santo de cabeça para baixo. No entanto, segundo a tradição religiosa, limitar Santo Antônio a esse rótulo é um grande erro.

O santo ajuda muito as pessoas desastradas e dispersas, que esquecem objetos em vários lugares. Para este tipo de causa, é invocada a oração denominada ‘os responsos’. O sobrinho da Virgem Maria e padroeiro dos pobres também inspira outra tradição da igreja católica: todo o dia 13 de junho são distribuídos os chamados pãezinhos de Santo Antônio. De acordo com a crença, o pão deve ser guardado em um pote de mantimento para que naquela casa não falte alimento durante todo o ano.

Curiosidade: Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo dos milagres".

Homenagens em SE: O santo dá nome à colina onde a capital do estado foi fundada. A Colina do Santo Antônio virou um grande bairro e é ponto turístico de Aracaju.

  SÃO JOÃO DIA 24 DE JUNHO

Filho de Isabel e sobrinho da Virgem Maria, São João foi batizado com o nome de João Batista. Foi o último profeta e primeiro apóstolo. Também é conhecido como protetor dos casados e dos enfermos, principalmente daqueles que sofrem com dores na cabeça e na garganta. No entanto, ficou conhecido, no Brasil como ‘santo festeiro’ por causa das manifestações alegres dos seus devotos no dia 24 de junho.

A fé do povo nordestino no santo é tão grande que seu nome é um dos mais populares da região. No dia 24 de junho, quando se comemora o dia de São João, toda casa onde vive um “xará” do santo mantém a tradição de acender uma fogueira para homenageá-lo. A cena é uma alusão à data de seu nascimento, quando seus pais comunicaram o nascimento de João com fogo.

Curiosidade: Existe uma lenda na qual os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.

Homenagens em SE: Em Aracaju, 24 de junho é feriado decretado por Lei.


  SÃO PEDRO DIA 29 DE JUNHO

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, Simão era pescador, casado, e mantinha uma pequena frota de barcos pesqueiros, juntamente a seus irmãos André, Tiago e João. Daí vem a sua fama de padroeiro dos pescadores.

Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente aos pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.
As comemorações em homenagem ao santo acontecem no dia 29 de junho e encerram o ciclo junino. São Pedro também é conhecido como guardião das portas do céu e protetor das viúvas.

Curiosidade: Reza a lenda que se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro no dia 29 de junho, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

Homenagens em SE: Três cidades sergipanas disputam o título de ‘Melhor Festa de São Pedro do Brasil’: Capela, Socorro e Muribeca.

.

Últimas do Portal Infonet