Conheça Sergipe

 

Use o teclado para navegar (◄ e ►).

ALTO SERTÃO

O alto sertão sergipano envolve as cidades de Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Porto da Folha.

Culinária: O Sarapatel, mistura de várias carnes (porco, boi ou frango) com temperos, é um prato bastante apreciado nessa região. Leite, queijo, manteiga, pirão com pitu e pirão de surubim também são iguarias dessas cidades. Não podem faltar a carne de bode, carneiro, buchada e carne do sol com pirão de leite. Aqui, o visitante ainda encontra o cuscuz e o bolo de milho ralado, o arroz-de-feijão, o beiju e a tapioca feitos nas casas farinha, o pirão de capão, o doce de leite, o queijo coalho.

Não deixe de visitar: Usina de Xingó, Cânion de Xingó, Trilha do Vale dos Mestres, Gruta do Talhado, Sítio Arqueológico Mundo Novo, Grota do Angico e Museu Arqueológico de Xingó, todos eles em Canindé do São Francisco; Doces caseiros de Dona Nena, vendidos numa casa na beira da estrada, na rodovia que liga os municípios de Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre. Além da Ilha do Ouro e Ilha do São Pedro, em Porto da Folha.

   

MÉDIO SERTÃO

O médio sertão sergipano está localizado no centro-norte de Sergipe e abrange as cidades de Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores.

Culinária: Carne do sol, galinha de capoeira acompanhada de uma guarnição especial que envolve feijão verde e fava.

Não deixe de visitar: Sítio Só Arte (Véio Artesão) e Turismo Ecológico (Montanha Itapicuri/Dores)

 

BAIXO SÃO FRANCISCO

Baixo São Francisco: Muribeca, Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, São Francisco, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.

Culinária: O destaque dessa região é o camarão ao molho branco, camarão dentro do côco verde e a sobremesa tipicamente local, o pudim de coco verde. Vale experimentar a peixada em panela de barro, o surubim (peixe banhado em leite de coco, azeite de oliva, verduras e cheiro) camarões, caranguejos, siris, guaiamuns, aratus, moluscos, ostras, sururus e peixes (dourado, surubim, corvina, bagre e até cações e caçonetes).

Não deixe de visitar:Pantanal de Pacatuba, o maior aquífero do Nordeste, onde a água potável é abundante. São 40 km² interligados por lagoas e cobertos por plantas típicas de áreas alagadas, como juncos, aguapés, aningas e macroalgas. A Foz do Rio São Francisco, em Brejo Grande, onde o visitante poderá conhecer dezenas de ilhas e prestigiar a beleza do Rio São Francisco. O passeio à foz pode ser realizado por lancha, barco ou catamarã e o turista poderá conhecer um símbolo da existência deste povoado, o Farol do Cabeço, que foi construído pelos holandeses em 1870. Santana do São Francisco, mais conhecida como Carrapicho, local excelente para quem gosta de artesanato de cerâmica feito por artesãos locais, entre eles, o Beto Pezão e Wilson (Capilé), artistas que possuem o dom natural de transformar o barro em grandes obras de arte. Memorial do Baixo São Francisco, Mirante do Velho Chico e Sede da Adutora do Rio São Francisco em Propriá

   

AGRESTE CENTRAL

O Agreste Central Sergipano localiza-se no centro-noroeste de Sergipe e é formado pelos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.

Culinária: O destaque vai para a vaca atolada (prato tradicional em são Miguel do Aleixo) e para a buchada de carneiro, prato típico da de toda a região.

Não deixar de visitar: Cachoeira de Macambira, Serra de Itabaiana, Monte Carmelo (em Carmópolis), Poço das Moças e o da Ribeira, Parque Nacional da Serra de Itabaiana, segundo ponto mais alto de Sergipe, com 659 metros de altitude, e o Parque dos Falcões, local em Itabaiana com mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, socós-boi e pombos. O acesso é através da BR 235, e os visitantes podem tirar fotos junto a alguns animais

   

 

CENTRO – SUL SERGIPANO

O Centro Sul sergipano é formado pelas cidades de Poço Verde, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Lagarto e Simão Dias.

Culinária: Sarapatel, a buchada ou fatada de carneiro, o mexerico, a canjica, o mungunzá, o angu, a pamonha, o doce de bufu, o pirão de galinha de capoeira, o feijão tropeiro, o ensopado de carneiro, o doce de leite batido, a coalhada, a umbuzada e o requeijão.

Não deixe de visitar: Serra do Cabral, localizada a seis quilômetros de Simão Dias, é um mirante de 450m de altura, onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Centro de Artesanato de Simão Dias. Em Tobias Barreto, há a Feira da Coruja - assim chamada por ser realizada durante a madrugada da segunda–feira -, e o Memorial de Tobias Barreto.

   

SUL SERGIPANO

O Sul sergipano é formado pelos municípios de Cristinápolis, Tomar do Geru, Arauá, Boquim, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba.

Culinária: Os mangues da região guardam uma das iguarias mais apreciadas da culinária do litoral sergipano, o aratu. A região sul de Sergipe herda uma influência da cultura portuguesa, misturada ao tempero da cultura afrodescendente, exemplo disso é o peixe na palha. Há ainda o beiju feito de coco, tapioca, sal e açúcar.

Não deixe de visitar: Balneário Fonte da Mata, em Boquim; Praia do Saco; a Chácara João XXIII, que constitui a FRASSE (Fraternidade Sacerdotal de Sergipe) e foi fundada em 21 de abril de 1996. É um espaço para se desfrutar da tranquilidade, do convívio com a natureza e da comida caseira. Em Santa Luzia do Itanhy, vale a pena visitar o povoado e a Mata do Crasto.

   

GRANDE ARACAJU

A região da Grande Aracaju está localizada no centro-leste de Sergipe, sendo formada pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, São Cristóvão e Santo Amaro das Brotas.

Culinária: Nessa região, a pessoa pode se deliciar com o bombocado de milho, bacalhau a Sergipe, macaxeira frita, casquinha de caranguejo, bolo de macaxeira, canjica, pamonha, beiju, cuscuz de coco, além de licores de umbu, jenipapo, pitanga e de tamarindo. Há também o tradicional café nordestino com delícias como a torta de macaxeira com charque, o cuscuz, o beiju de tapioca, arroz-doce, batata-doce, inhame, pé-de-moleque. Os mesmos itens costumam ser servidos no jantar. Nas imediações da Barra dos Coqueiros, é comum encontrar os pratos feitos à base de frutos do mar, um cardápio rico em opções como moquecas, catados, ensopados e fritadas. O carro-chefe, no entanto, é o caranguejo quebrado com martelo apropriado.

   

Não deixe de visitar:

Em Aracaju, vale a pena visitar as Orlas de Atalaia, Pôr do Sol e do Bairro Industrial, Colina do Santo Antônio, Mirante e Calçadão da 13 de julho, Mercados centrais, Palácio Museu Olímpio Campos, Igreja dos Capuchinhos, Catedral Metropolitana, Parques da Cidade, Sementeira e dos Cajueiros, Museu da Gente Sergipana, Oceanário, Passarela do Caranguejo, Rua do Turista, Ponte do Imperador e praça Fausto Cardoso, Praia de Aruanda, Praia José Sarney, Praia dos Náufragos e Croa do Goré.

Em São Cristóvão, a 4ª cidade mais antiga do Brasil, as opções são a Praça São Francisco, a Igreja da Matriz, a Casa das Irmãs, Lar Imaculada, Museu de Sergipe, Museu de Arte Sacra e a Casa do Saberes e Fazeres, conhecida também como a Casa das Bonecas e Casa do Folclore.

Em Itaporanga, vale conhecer a Praia da Caueira.

Em Estância, Praia das Dunas, Praia do Abais, Praia do Saco, Lagoa dos Tambaquis e a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

Na Barra dos Coqueiros, as opções são as praias de Atalaia Nova, Jatobá e da Costa.

Em Socorro, o visitante vai gostar da Igreja Matriz, principal monumento turístico da cidade que foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 20 de março de 1943. Há também a Floresta Nacional do Ibura, um recanto verde que convida o turista a passear no bosque, participar de trilhas e desfrutar de grande sossego.

Laranjeiras, uma cidade recheada de história, abriga os Museus Afro-brasileiro e de Arte Sacra, Igrejas Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e do Senhor do Bonfim. Grutas da Matriana e da Pedra Furada, Conjunto Arquitetônico do Engenho Retiro, Capelas de Bom Jesus dos Navegantes e de Sant'aninha, Igrejas de Nossa Senhora da Conceição de Camandaroba, Matriz do Sagrado Coração de Jesus e Presbiteriana de Sergipe

LESTE SERGIPANO

Na área leste do estado você encontra os municípios de General Maynard, Rosário do Catete, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Siriri, Capela, Japaratuba, Pirambu e Carmópolis.

Culinária: Não deixe de provar as delícias feitas de mangaba, uma fruta azedinha e muito gostosa da região. Saboreie também o robalo ao molho de camarão e ainda a carne de carneiro ao molho.

Não deixe de visitar: Lagoa Redonda, ponto turístico, rodeado por dunas, localizado no município de Pirambu, a festa do mastro, que acontece durante o São Pedro em Capela, o Complexo Turístico Religioso Monte Carmelo com vista panorâmica e a imagem de Nossa Senhora do Carmo, em Carmópolis, rio do Prata, situado em Japaratuba. Conheça também a renda irlandesa de Divisa Pastora, o artesanato em cipó e palha do município de Japaratuba, as manifestações culturais de Maculelê, Chegança, Guerreiros e Reisado.

   
transparência