1992
O bloco Com Amor foi fundado no dia 19 de julho de 1992, a partir daí é criada a festa que daria origem ao pré-caju. Ela se chamava “Suas Férias com Amor" e tinha apenas um bloco, que era puxado pela banda Asa de Águia. Na época, o percurso ia da Orla da Atalaia até o Augustus.
1993
Nesse ano a festa, que já trazia grandes atrações à frente dos trios elétricos, começou a se chamar oficialmente Pré-caju. O evento passou a contar com três bandas: Brilho, à frente do Bloco Brilho, Asa de Águia, no bloco Com Amor e Papagaio`s com a Banda Cheiro de Amor. Em 1993 o Pré-caju foi incluído oficialmente no calendário turístico e cultural da cidade de Aracaju, através da Lei Municipal nº 1985 de 21/05/1993 de autoria do então vereador Motinha.
1994
O evento ficou ainda maior, com um aumento significativo no número dos blocos. Foram incluídos os blocos: Bora- Bora, que tinha como atração o cantor Netinho, Fascinação, Dino, Gula, Eva e Tricolor da Vila. Nessa época, a festa começava no domingo com o bloco das crianças e ia até a quarta-feira, com o desfile dos oficiais e alternativos. Eram nove blocos por noite, além das várias atrações que faziam a festa do pessoal na “pipoca”.
1995
A festa continuou atraindo milhares de pessoas com uma energia cada vez maior. A fama do Pré-Caju trouxe turistas de todo país e artistas nacionais que vinham conferir a festa. Neste ano, a evento já mudava toda a rotina do aracajuano, seja com as alterações do trânsito, as visitas e o fomento da economia local. Além é claro, de ampliar o comércio informal.
1996
A Associação Sergipana de Blocos de Trio [ASBT] foi reconhecida como entidade gestora e organizadora do Pré-Caju através da Lei Municipal nº 2.465 de 25/11/1996. Depois disso, a mesma foi agraciada com o Certificado de Utilidade Pública Estadual por meio da Lei nº 2.503 de 07/07/1997.
1997
Esse foi o ano que antecedeu o auge do Pré-caju. Além da organização da festa, a grande participação do público, seja dentro ou fora dos blocos, abrilhantou a prévia. Além dos camarotes da ASBT, muitos apartamentos e comerciantes começaram a destacar seus camarotes e bares personalizados. A festa já estava sólida o suficiente para se tornar um sucesso absoluto.
1998
Ano de ouro do pré-caju. Nesse ano, a festa bateu recorde de público e de artistas e ganhou o título de maior prévia carnavalesca do Brasil. O corredor da folia, com quase um quilometro, foi considerado a maior estrutura tubular provisória já montada para eventos na América Latina.
1999
O bloco fascinação/Pileke trouxe quatro atrações: Jammil, Terra Samba, Beijo e Ricardo Chaves. Nessa época a festa começava no domingo e recomeçava na quarta, indo até o domingo seguinte.
2000
No ano da virada do milênio, foram oito dias de festa. Netinho, É o Tchan, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Márcia Freire, Timbalada, Banda Eva, Banda Cheiro de Amor, Ricardo Chaves, Araketu e muitos outros grupos faziam a alegria dos foliões.
2001
Nesse ano o pré-caju aconteceu de 8 a 11 de fevereiro. A festa ficou mais enxuta tendo início na quinta e indo até o domingo. A medida foi tomada como forma de diminuir os custos com a sua organização e facilitar a vinda do turista. Cinco blocos desfilaram: Nana Banana/Com Amor [Chiclete com Banana e Araketu], Papagaiu`s/Pituca [Timbalada, Netinho e Banda Beijo], Cerveja & Cia/Coco Bambu [Ivete Sangalo e Asa de Águia], Tricolor da Vila [As Meninas, Bragaboys, Baianada e Gang do Samba] e Dino [Pimenta Nativa, Harmonia do Samba e Cheiro de Amor]. Os blocos reuniam cerca de 10 mil pessoas. As arquibancadas, ainda presentes, tinham capacidade para três mil pessoas. O Papagaiu`s inovou e trouxe o revezamento entre a banda Beijo e a Timbalada.
2002
Cinco blocos desfilavam a cada noite. Nesse ano a festa contou com a presença das atrações: Chiclete com Banana, Araketu, Bragaboys, Baianada, Bombalanço, Pimenta Nativa, Harmonia do Samba, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Netinho, Banda Beijo e Timbalada.
2003
O bloco Uau!, que trouxe como atração Cláudia Leitte, na época vocalista do grupo Babado Novo, desfilou pela primeira vez nesse ano e desde então virou sucesso absoluto. Outros sete blocos animaram o pré-caju nesse ano: Com Amor/ Coco Bambu (Asa de Águia), Papagaiu’s/Pituca [Timbalada e da banda Patchanka], Cerveja & Cia (Ivete Sangalo), Nana Banana [Chiclete com Banana], Peraê [Gil], Eva [Jamil], bloco das Cajuranas [Julinho Porradão].
2004
Foi o primeiro de dois anos durante a transferência do Pré-caju para o mercado central. O percurso agora abrangia trechos das avenidas Othoniel Dórea, Antônio Cabral e da Rua Santa Rosa de Lima. Dez blocos desfilaram pelo mercado, tendo como novidade o “Qual é?”, com Harmonia do Samba, e Psiu, em substituição ao Papagaiu`s.
2005
O bloco da prevenção trouxe Amorosa e Rogério, valorizando os cantores da terra. O Nana Banana mais uma vez veio puxado por Chiclete com Banana. O bloco Uau! trouxe Cláudia Leitte; Meu e Seu com Harmonia do Samba e Pagodart; Cajuranas veio arrastado por Beto Jamaica e os Irmãos Jamaica; Caranguejo Elétrico veio com Armandinho; Meu e Seu trouxe Harmonia do Samba e Beto Jamaica; Bloco Eu e Você veio com a banda Timbalada; As crianças com Valneijós; Bloco Furacão com Psirico; e o Cerveja e Coco com Ivete Sangalo e Asa de Águia.
2006
Após muita expectativa, neste ano a festa voltou para a Avenida Beira Mar, sete blocos desfilaram. O retorno ao local no qual a festa cresceu, abrilhantou ainda mais o evento. Os foliões lotaram as largas avenidas e o percurso mais uma vez foi preenchido com faixas, saudações aos artistas e a alegria dos moradores do bairro 13 de julho.
O Bloco Caranguejo Elétrico veio puxado por Armandinho Dodô e Osmar; o Nana Banana como sempre trouxe o Chiclete com Banana; Ivete Sangalo e a banda Asa de Águia comandaram a galera do Cerveja & Coco; a banda Guig Guetho e o cantor Alexandre Peixe animaram os foliões da pipoca; já o bloco Meu e Seu trouxe o pagode do grupo Pagodart; os tambores da Timbalada fizeram sacudir a galera do bloco Eu e Você; enquanto o bloco Meu e Seu trouxe Harmonia do Samba; já as Cajuranas dançaram ao som de Beto Jamaica; o Psirico veio com o bloco Furacão.
2007
O pré-caju 2007 começou no dia 18 de janeiro e foi até o dia 21. A festa que dá início oficial ao evento, chamada de Praça do Pré-Caju, trouxe como atrações Banda Eva, Netinho, Vixe Mainha e a Zorra. Nos outros dias quem garantiu a animação dos foliões foram Cláudia Leite, Harmonia do Samba, Jammil e Uma Noites, Chiclete com Banana, Timbalada, Ivete Sangalo, Asa de Águia e a Araketu.
2008
Algumas novidades marcaram a 17ª edição do Pré-Caju. Logo na quinta-feira, 10, os foliões curtiram a festa de abertura, que mudou de local e formato. Na praça de eventos da Orla de Atalaia, o público curtiu as apresentações das bandas Eva, Cheiro de Amor, Java e o cantor Alexandre Peixe. O formato indoor foi aprovado por todos.
Dentre os principais nomes presentes na avenida estiveram Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Babado Novo, Harmonia do Samba e Armandinho. Estreante, o bloco Aviões Elétrico, puxado pela banda Aviões do Forró. Outra novidade, o grupo Cavaleiros do Forró divulgando o São João. Psirico e Margareth Menezes animaram a galera da pipoca. Os artistas sergipanos também participaram e não deixaram a animação cair como Amorosa, Estação da Luz e Xotirado.
2009
O Pré-Caju em sua 18° edição superou qualquer expectativa, firmando-se como a maior prévia carnavalesca do Brasil. Ivete Sangalo aumentou a expectativa dos foliões ansiosos quando demorou para entrar na Passarela. O Nana Banana com Chiclete como sempre estremeceu o chão da Beira-Mar. O Caranguejo Elétrico desfilou pela Passarela da Folia com todo gás ao som de Armandinho, Dodô & Osmar. Margareth Menezes, Capitão Axé, Dona Doida, Calofé, Valneijós, Mayara e banda 737 também fizeram parte da festa.
O grupo baiano de axé Harmonia do Samba comandado por Xanddy, utilizou-se da "quebradeira" para enlouquecer quem passava na avenida.
2010
A maior prévia carnavalesca do Brasil aconteceu entre os dias 21 e 24 de janeiro. O evento teve diversos momentos marcantes como a homenagem que o vocalista Durval Lelys da banda Asa de Águia fez ao empresário Fabiano Oliveira, declarando sua amizade. A cantora Cláudia Leitte voltou cheia de saudade e energia após um ano longe da folia em Aracaju. A Timbalada, no bloco Eu & Você, voltou com tudo para o Pré-Caju. Ivete Sangalo, esbanjando beleza e animação em cima do trio, fez ferver os foliões do bloco Cerveja & Coco.
O Chiclete com Banana se arrastou multidão na prévia com todo o astral do cantor Bel Marques. Cheiro de Amor e Harmonia do Samba também desfilaram para selar o sucesso do Pré-Caju 2010. Ainda fizeram a alegria da galera Jammil e Uma Noites, Saulo Fernandes e banda Eva, Xandy e Solange Almeida com o Aviões do Forró. O bloco Caranguejo Elétrico com a orquestra Spok Frevo, o bloco das Cajuranas se veio puxado pela banda Trem de Pouso liderada e o Parangolé foi uma das grandes sensações do Pré-Caju, com o bloco Balacobaco. Já o Psirico fez a festa da galera com ‘Saia e Bicicletinha’. Chiclete com Banana foi uma das atrações mais esperadas.