Aracaju – Terra das Araras e dos Cajus

Aracaju, capital da qualidade de vida em 2008, segundo o Ministério da Saúde é conhecida por ser uma cidade limpa, plana e tranqüila, mesmo assim é no verão que a capital sergipana ferve literalmente. O sol forte e praias com uma boa estrutura atraem os turistas que chegam de diversas partes do país. Além disso, é durante o Verão que alguns dos principais eventos musicais e culturais são realizados como o Verão Sergipe que movimenta algumas cidades do litoral e interior, o Projeto Verão que trás bandas de renome nacional à Aracaju e o Pré-Caju, maior prévia carnavalesca do Brasil.

Para se deslocar, é importante evitar os horários de pico, principalmente o final da tarde quando diversos pontos ficam congestionados. Além desses horários, a cidade é famosa pela possibilidade de se chegar a qualquer lugar em “15 minutinhos de carro”. O sistema de ônibus, com uma frota que se renova a cada dia, é integrado e com apenas uma passagem no valor de R$ 2,10, é possível chegar em qualquer ponto da capital.

A cidade reúne alguns pontos que valem a pena serem conhecidos. A orla de Atalaia é conhecida por ser a mais bela do país com seus lagos artificiais e diversos espaços para a prática de esportes. É na orla onde se concentra o maior número de hotéis e pousadas de Aracaju e também de bares e restaurantes. A Passarela do Caranguejo é ponto de parada fundamental com seus bares tradicionais como o Cariri e o Amanda. No cardápio, o petisco preferido de todo o sergipano, o caranguejo servido com uma cerveja bem gelada. A iguaria é vendida nos bares ao preço médio de R$ 3,5.

Outro local da cidade onde pode se encontrar comida farta e com um preço razoável é na orlinha do bairro Industrial, o restaurante “O Sapatão” e o “Gordo Ligth” vendem pratos deliciosos à base de variados tipos de peixe. Para completar o almoço pode ser aproveitado à beira do Rio Sergipe com vista para a ponte Construtor João Alves, a 3ª maior do Brasil e que dá acesso às praias do litoral norte do Estado.

Para quem gosta de dançar à noite, existem algumas opções de casas noturnas que geralmente funcionam de quinta-feira à domingo. As atrações são diversas, desde o rock, pop, dance, ao forró, brega e pagode. A F1 Club, o Suburbia Music Bar e a The Office Pub valem a pena ser visitadas.

Já para quem gosta de aproveitar o dia, além das belas praias, as opções são os parques da Cidade e da Sementeira. A cidade também conta com uma ótima estrutura de ciclovias e calçadões. O calçadão da 13 de julho é o mais freqüentado.

      Foto: Lúcio Telles

Para conhecer um pouco mais sobre história de Sergipe, uma boa dica é a visita ao Palácio museu Olímpio Campos que foi inaugurado em maio deste ano. Ele fica na praça Fausto Cardoso no Centro. Lá é possível conhecer a história política de Sergipe de forma interativa e dinâmica. O Museu Palácio está aberto ao público das terças às sextas-feiras, das 10h às 17h e aos sábados e domingos, da 9h às 13h. A entrada é gratuita.

 

Por Bruno Antunes