Programação
Notícias
Compartilhar: 
24/11/2011 - 11:43
Projeto Verão 2012 poderá ter atração internacional
Festa marca calendário aracajuano e deve acontecer em fevereir
Atrações nacionais: um dos muitos destaques da festa. Foto: André Moreira

Não Restam dúvidas: o Projeto Verão é um dos eventos mais importantes do calendário festivo da capital sergipana. A agenda oficial ainda não foi divulgada – a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) informa que os detalhes do projeto ainda estão sendo discutidos -, mas tudo leva a crer que a esperada e democrática festa deverá ser realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2012. Aguarda-se ainda, com muita ansiedade, a confirmação de uma declaração dada publicamente pelo prefeito Edvaldo Nogueira sobre a possibilidade da vinda de um artista internacional para abrilhantar ainda mais a festa.

A estrutura do evento não deve ser muito alterada nesta nova edição. No ano passado, foram montados dois palcos principais com 14 m², tenda cultural, 13 camarins, camarotes vip e da acessibilidade. Seis geradores de energia e toneladas de equipamentos de iluminação e sonorização deram o suporte necessário à perfeita realização do evento, sem mencionar a arena esportiva e as diversas estruturas de apoio. Em 2011, o projeto Verão recebeu 32 artistas, sendo oito nacionais e 24 locais, atletas que participam das competições e um grande  público, estimado em mais de 50 mil pessoas por noite.

Esporte e cultura

O diferencial deste projeto, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), é que ele vai muito além da apresentação de artistas de destaque no âmbito local e nacional ao promover atividades esportivas, culturais e recreativas, e por privilegiar a integração: na edição 2011 do evento, foi montado o camarote da acessibilidade, para que pessoas com necessidades especiais pudessem curtir os shows realizados na areia da Praia de Atalaia com todo conforto

Concurso de esculturas de areia é uma atração diurna que chama a atenção de todos. Foto: Ascom Funcaju

e segurança, bem como foram promovidas atividades adaptadas para este animado público, a exemplo da disponibilização de uma parede de escalada especial.

Com relação às atividades esportivas e recreativas, geralmente elas se estendem por toda a manhã do período no qual o projeto é realizado. São jogos, brincadeiras e oficinas que movimentam a arena do evento. Neste ponto, chama a atenção dos turistas o concurso de esculturas de areia, que em 2011 teve temática ecológica e ofereceu premiação superior a R$ 2 mil para o primeiro colocado.

Por fim, a grande festa aracajuana tem seu encerramento na popular Rua da Cultura. Esta iniciativa recebe desde o seu surgimento, ocorrido há nove anos, o apoio da PMA e possui como objetivo dar visibilidade para a produção artística cultural do nosso estado. Artistas locais, nacionais e uma plateia muito animada estiveram por lá no último dia de projeto e o espaço já virou uma tradição da festa.

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.

 

 

 

rodape