Programação
Notícias
Compartilhar: 
12/01/2012 - 15:00
Penteado afro é praticidade garantida no verão
Penteado afro é praticidade garantida no verão

Tranças Nagô são as mais procuradas durante o verão (Fotos: Portal Infonet)

A utilização da técnica para trançar cabelos é milenar e proveniente do continente africano. Cada formato de trança podia indicar o estado civil, origem, religião, entre outros significados adotados pelos negros como uma forma de identificação. Atualmente, as tranças de raiz, ou penteado afro, é uma técnica bastante procurada não só para quem tem cabelos crespos, como também para quem tem os cabelos lisos.

Esta técnica milenar é bastante procurada no verão pela praticidade que dá aos seus adeptos de ter um penteado pronto todos os dias. De acordo com a cabeleireira especializada em penteado afro, Kátia Santos de Jesus, homens e mulheres estão redescobrindo as tranças e procurando a técnica co mais frequência. “Pessoas que farão viagens longas, que estão de férias e querem um penteado que fique arrumado sempre, acabam fugindo da escova e da prancha, e optam pelo penteado afro que é prático e bonito”, afirma.

Segundo a cabeleireira, o penteado afro, seja ele Black Power ou trança Nagô, não é algo para ser feito somente nas festas carnavalescas, ele pode ser usado em qualquer ocasião. “As pessoas precisam quebrar essa coisa de que o penteado afro, o trançado nagô é algo só para ser feito na época do carnaval. Ele é para toda ocasião, para o dia a dia, casamentos, formaturas, todo tipo de festa. Além disso, o penteado afro pode ser feito em qualquer tipo de cabelo”, destaca.

Cuidados com o cabelo

Kátia Santos de Jesus dá dicas para manter o visual trançado por mais tempo

Alguns mitos em torno dos cuidados com o cabelo durante e após o trançado Nagô, especificamente, podem desencorajar os interessados em fazê-lo. Porém, a cabeleireira explica que, a exemplo dos que dizem que fazer penteado afro dói bastante a cabeça, o resultado depende do profissional que realiza o trabalho.

“Para fazer tranças finas ou grossas, o profissional não precisar puxar demais. Fazer tranças é uma questão de técnica, e não de força. É claro que algumas pessoas são mais sensíveis e pode realmente dar uma leve dor de cabeça na primeira vez, mas nada absurdamente doloroso”, disse Kátia.

Outro mito acerca do penteado afro é o fato de não poder lavar o cabelo. Segundo Kátia, o cabelo pode ser lavado normalmente, a diferença é que ele deve ser lavado somente com xampu, sem a utilização do condicionador ou creme para pentear. “Neste período, nós transpiramos muito, e o creme ou condicionador aderem mais ao cabelo do que o xampu. Com o cabelo trançado, o creme vai acabar prendendo na trança, e consequentemente, seu penteado durará menos tempo”, conclui.

Por Díjna Torres

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.

 

 

 

rodape