
|
Vinicius Santana, atleta profissional, garante que o voleibol pode oferecer benefícios (Fotos: Portal Infonet)
|
Diariamente é possível ouvir sempre alguém dizendo que vai começar a malhar na academia para entrar em forma ou manter o corpo saudável. Da mesma maneira que entram com facilidade na academia, muitas outras pessoas desistem pela falta de afinidade com a rotina de levantar pesos. Uma boa alternativa é buscar promover a atividade física por meio da prática de modalidades esportivas, a exemplo do voleibol, que além de estimular os músculos também ajuda no equilíbrio mental e interesse coletivo.
O atleta profissional Vinicius Santana, que atua como personal trainer na área de voleibol de praia, ressalta a importância do esporte como atividade física. “É uma modalidade completa porque o praticante sempre está movimentando os membros inferiores e superiores, ou seja, todos os músculos do corpo. E como é uma atividade que precisa de respostas rápidas, o voleibol contribui para os neurônios”, explica Santana, que é formando em Educação Física.
A prática do vôlei de praia combina muito com o verão. No entanto, outros lugares, como o calçadão

|
Aula de personal trainer de voleibol garante estimular o praticante
|
da 13 de Julho e o Parque da Sementeira, oferecem um espaço destinado aos atletas amadores e profissionais. “O vôlei, apesar do pouco incentivo, é um esporte que ganha espaço em todos os lugares. Na Sementeira todos os dias grupos de jovens se reúnem para uma partida”, enfatiza o atleta. “O espaço é muito bom porque reúne os mesmos requisitos da praia, com o diferencial de ser uma área verde e bem localizada”, acrescenta.
Mesmo diante do pouco incentivo – criação de escolinhas e campeonatos regulares, Vinicius garante que houve um crescimento muito grande de praticantes. Mas a situação, segundo ele, é como manter essas pessoas seguindo no esporte não apenas como uma opção de atividade física no verão, mas sim como uma modalidade preferencial. “O incentivo precisa ser público e privado. As entidades esportivas precisam ampliar o esporte, promover campeonatos e dar oportunidade a todos que desejam praticar de forma contínua”, salienta.
O crescimento do esporte também está associado a falta de afinidade de muitos praticantes com a rotina da academia. “As pessoas que hoje procuram o voleibol para treinar ou manter o corpo em constante atividade física são as mesmas que não conseguem manter um ritmo na academia. Essas mesmas pessoas buscam um diferencial e o contato com o ar livre é uma das vantagens proporcionadas pelo vôlei”, afirma Santana.
Outro ponto positivo é com relação ao espírito de coletividade que o voleibol pode proporcionar. “O jogo é estritamente coletivo. Requer habilidades individuais, mas sempre voltado para o entrosamento e o companheirismo. Isso, sem dúvida, é um benefício que pode ser levado além da vida esportiva”, garante.
De acordo com Vinicius tanto o vôlei de praia quanto o de quadra oferecem benefícios à saúde. Porém, ele, como atleta do vôlei de praia, ratifica que a modalidade preserva mais a saúde, uma vez que o risco de lesão é muito baixo. “Praticamente é muito difícil ocorrer lesão no vôlei de praia, justamente em função da diferença de piso. Por outro lado exige-se mais do atleta porque a areia força mais os músculos, principalmente na impulsão”, registra o atleta sergipano.
Por Arthuro Paganini