 |
Falta de cuidados pode acarretar o aparecimento de infecções e doenças (Foto: Divulgação) |
Já se foi o tempo em que falar de higiene íntima masculina era a mesma coisa que, como diz a expressão popular, “discutir o sexo dos anjos”. O aumento do número de casos de câncer e de infecções que levam à amputação do pênis, fez emergir um assunto que, hoje, causa grande preocupação aos homens.
Tanto que falar sobre higiene íntima não é mais tabu. Seja realizando procedimentos simples, como enxugar a glande depois de urinar, é fato que os homens, estão, sim, preocupando-se, gradativamente, com a saúde do órgão genital.
Se normalmente já é necessário ter cuidado, durante o verão a preocupação precisa ser ainda maior. O excesso de calor ocasiona o aparecimento de fungos que, se encontrarem o ambiente propício, podem se infestar e causar diversos problemas.
Cuidados com o corpo
O farmacêutico Jozimário Santiago é um dos que se preocupam em manter a saúde e a higiene em dia – independentemente da estação. Ele diz que os cuidados são os mesmos em qualquer época do ano, já que em Sergipe as temperaturas sempre estão altas. Jozimário diz, porém, que não utiliza produtos específicos para a região íntima. “Para mim, o importante é limpar os resíduos diários. Ao tomar banho, eu sempre utilizo o sabonete comum”, explica o farmacêutico.
 |
Sabonete comum é o mais recomendado para o uso durante o banho (Foto: Divulgação) |
Jozimário também reconhece a importância dessa preocupação para evitar conseqüências ruins no futuro. Para ele, o preconceito do homem com a própria intimidade contribui para a negligência com a higiene. “Muitos percebem sinais de infecção no pênis ou ânus, mas nunca decidem ir ao especialista checar se há algum problema. Alguns decidem ir apenas quando a situação já esta afetando sua atividade sexual”, acrescenta o farmacêutico.
O engenheiro Dênisson de Jesus também faz parte do time dos conscientes. Ele também diz que não usa sabonetes ou produtos específicos para a região genital por achar “desnecessário”. Ele reconhece, portanto, a importância dos cuidados para garantir a saúde.
“Acredito que essa preocupação está em primeiro lugar. Até porque, além disso, há o fato de o relacionamento social com outras pessoas exigir cuidados com a apresentação física de cada um”, diz o engenheiro.
Exageros na higiene
Ainda que garantir a higiene íntima seja de extrema importância para a saúde masculina, o dermatologista Fedro Portugal faz um alerta sobre os exageros. Ele diz que o uso de sabonetes íntimos específicos atende mais a apelos estéticos, do que medicinais. “É preciso ter cuidado com esses produtos porque eles podem provocar alergias ou irritações. Eles não previnem e até diminuem a resistência da pele”, informa.
 |
O dermatologista Fedro Portugal faz alerta quanto às micoses e assaduras (Foto: Portal Infonet) |
Fedro recomenda apenas o uso do sabonete comum, sem exageros de químicos ou perfumes. Pode, até, ser o mesmo que o homem já usa no corpo. Apenas em casos específicos, como quando há irritação, e sob recomendação de um especialista, é que o sabonete medicinal pode ser diferente. “Não precisa ser um sabonete bactericida porque ele diminui a resistência da pele”, acrescenta.
Durante o verão, o dermatologista diz que é necessário ter atenção às micoses, que são mais comuns de aparecer durante as altas temperaturas, assaduras e à dermatite seborrenta – quando a pele da região íntima apresenta inflamação e coceira. “Cuidando da higiene, a possibilidade de esses problemas aparecerem diminui muito. Caso eles apareçam, é necessário procurar um dermatologista”, explica Fedro.
Garantindo a saúde
*Para evitar o aparecimento de irritações ou assaduras, os homens devem usar as cuecas nas quais se sintam mais confortáveis, de preferência evitando tecidos sintéticos (como lycra), pois eles favorecem a transpiração e desenvolvimento de fungos (micoses) ou alergias;
*Homens que não realizaram Postectomia (como é conhecida a cirurgia de Fimose) têm mais pele (Prepúcio) peniana, o que favorece a transpiração e irritações, necessitando de mais cuidado, como lavar o local várias vezes ao dia, principalmente no verão;
*Os mais gordinhos têm tendência a assaduras e micoses na virilha, sendo fundamental manter a área sempre limpa e seca;
*Na hora do banho, é preciso dar uma atenção muito especial para a região genital, especialmente nas áreas de dobra de pele, como virilha, ânus, prepúcio e abaixo do escroto. Lavar bem essas regiões, lembrando-se de sempre retrair totalmente o prepúcio para executar boa limpeza da glande, é muito importante para evitar o mau cheiro e prevenir a infecção por fungos, bactérias e até mesmo o câncer de pênis;
*Mais frequentemente, a falta de asseio pode causar balanite, uma inflamação na glande ou no prepúcio. Os principais sinais e sintomas são: sensação de coceira, ardor ou até mesmo dor na glande, que fica com a superfície avermelhada e apresenta secreções purulentas. Caso se prolongue até o prepúcio, a pele nessa região também fica vermelha e dolorida.
Por Diógenes de Souza