Em 2009, a coordenadoria do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou a campanha “Fique sabendo”, idealizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é fazer com que as pessoas procurem os centros de testagem e aconselhamento para que possam fazer o teste de soropositividadee, uma vez que muitas delas possuem o vírus HIV e não sabem.
Além do teste, a campanha incentiva o uso de preservativo durante as relações sexuais a fim de diminuir os índices de contaminação. Por isso, serão distribuídos no interior do estado mais de 50 mil preservativos durante o carnaval.
Então fique sabendo: se o clima carnavalesco esquentar um pouco mais, use camisinha e proteja não só a sua vida, mas a de quem está com você!
Com a chegada do verão e, consequentemente do carnaval, não há quem pare quieto e, sem certos cuidados, não há quem pare bem! Para já sair de casa preparado para a folia, os nutricionistas recomendam que, diariamente, sejam ingeridos 1,5 litros de água no mínimo. Dessa forma, evita-se uma possível desidratação, tontura e mal estar, tudo que, com certeza, você não vai querer para a festa, não é? Portanto, saia de casa com a sua garrafinha e, se for o caso, com as das crianças!
Todas as pessoas, sem exceções, devem sair de casa protegidas do sol. O uso do conjunto óculos, chapéu e protetor solar parece exagerado, mas é a forma correta de proteção. Muitas pessoas acreditam que só quem tem pele branca deve se proteger do sol. No entanto, já foram diagnosticados casos de câncer de pele em negros, ou seja, a doença pode aparecer para qualquer um que estiver desprotegido.
Pessoas de pele e olhos claros devem utilizar, no mínimo, FPS 30; pessoas com pele amarelada ou parda, de FPS 15 a FPS 30; e pessoas com pele negra, FPS 8, no mínimo. No entanto, há pessoas de pele mais escura que demonstram igual ou maior sensibilidade aos raios solares que as pessoas mais brancas. Por isso, a proteção deve ser para todos. Questão de pele é bem relativa e o absoluto é: proteger-se!
- Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para as despesas do dia;
- Deixe jóias e objetos de valor em casa ou onde estiver hospedado;
- Use um par de tênis confortável, evite sandálias;
- Leve cópia autenticada do documento de identidade. Deixe a original em casa;
- Procure andar sempre em grupo. Evite trechos mal iluminados;
- Dê preferência às máquinas digitais descartáveis ou tire fotos com sites credenciados;
- Evite usar mochilas ou pochetes;
- Evite levar celular. Recomenda-se comprar cartão telefônico e utilizar os telefones públicos;
- Se for dirigir, não beba. Evite o excesso do consumo de bebidas alcoólicas;
- Seguir para a festa utilizando transporte público ou táxi;
- Caso esteja com veículo próprio, estacionar em local claro, iluminado;
- No ato de estacionar, bem como no momento em que retornar para pegar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades;
- Em caso de emergência, solicitar auxílio ao policial militar mais próximo.