BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006 Chat
 


CHAT

Pelella

Candidato a Governador de Sergipe
Adelson Alves - PSDC


___________________________________________________________

15:55:00 Mediador entra na sala

15:56:03 [Mediador] Boa tarde!

15:56:15 [Mediador] Daqui a pouco terá início o segundo Chat Eleições 2006 da Infonet.

15:57:20 [Mediador] Hoje o convidado é o candidato ao governo do Estado de Sergipe, Adelson Alves, do PSDC (a participação foi definida por ordem alfabética).

15:58:47 [Mediador] Os jornalistas convidados a participar do Chat de hoje também já se encontram na sede da Infonet. São eles: Anderson Cristian, Bruno Aragão e Luiz Adelmo.

16:02:53 [Mediador] O Chat terá uma hora e meia de duração.

16:04:29 [Mediador] O candidato já se encontra na sede da Infonet.

16:06:55 AdelsonAlves entra na sala

16:07:23 LuizAdelmo entra na sala

16:07:45 AndersonChristian entra na sala

16:09:20 [Mediador] Tem início a primeira rodada de perguntas dos jornalistas.

16:09:25 BrunoAragão entra na sala

16:11:48 [AndersonChristian] Boa tarde, Adelson. Gostaria de começar de uma forma mais leve essa nossa entrevista. Você se considera prejudicado pela proibição dos showmícios, já que o senhor é musico e compositor? E, se fosse permitido esse tipo de manifestação, usaria para também divulgar a sua carreira artística?

16:14:49 [AdelsonAlves] Boa tarde a todos que estão na rede. A proibição dos showmícios e de outros presentes dado como estímulo do voto vem a favorecer a candidatura dos partidos menores, mas não me sinto prejudicado por não poder tocar, porque na verdade, nesse momento, eu quero mostrar um projeto transformador, que vem do meu partido, o PSDC, no qual eu sou o presidente regional.

15:50 [AdelsonAlves] O meu partido tem candidato à presidência da República, que é o José Maria Eimael, e candidatos à governador em todos os 27 Estados do Brasil. Pertenço à uma agremiação que não se atrelou a nenhum partido que tivesse qualquer mácula ou mazela, sendo assim um partido limpo, com propostas novas, transformadoras, para a sociedade do Brasil, e também oportuno, para a sociedade sergipana.

16:11 [BrunoAragão] Boa tarde, Adelson. O senhor tem afirmado que, caso seja eleito, a valorização do servidor público será o eixo principal de seu mandato e que, neste sentido, os cargos de comissão seriam distribuídos apenas de acordo com o critério técnico, escolhendo-se os melhores profissionais de cada área. Como o senhor pretende enfrentar este desafio considerando que o quadro administrativo do Estado, conforme o senhor mesmo admite, ainda é fortemente dominado pelo clientelismo e pelo apadrinhamento?

16:19:28 [AdelsonAlves] Essa é a maior transformação que a administração pode sofrer em termos de economia e liberdade, pois o Estado hoje encontra-se travado pela troca de cargos com políticos por votos, chegando ao cúmulo de termos lideranças políticas apoiando determinados candidatos, fazendo a troca para receber cargos, secretarias, ajuda financeira (até dinheiro).

16:20:48 [AdelsonAlves] E nós não utilizaremos nenhum desse expediente, porque desejamos a liberdade do voto, é uma maneira de afastar todo e quaisquer privilégios para deixar o Estado livre sem compromisso para que tenhamos a ecomomia suficiente, hoje espelhada em mais ou menos, 35%, que já é um valor bastante considerável, para que apliquemos esses recursos em projetos prioritários, como a Educação, como hoje, constitucionalmente, é aplicado somente 25%

16:22:30 [AdelsonAlves] E que gostaríamos, de início, em nosso governo, um percentual de 30%. Não será diferente a aplicação na saúde, que hoje carece de profissionais reconhecidos, de especialidades e gabarito, ganhando melhor, para termos uma satisfação e um melhor atendimento na gestão da saúde, no atendimento médico, no tratamento dos pacientes e na distribuição de remédios.

16:24:02 [AdelsonAlves] Não posso esquecer que também será prioridade a questão da segurança pública. Reconhecemos que temos profissionais gabaritados, mas necessitamos de inverstimentos mais incisivos na questão da formação e no aparelhamento, porque temos um contigente de 7.500 soldados e mais 1.500 policiais civis.

16:25:20 [AdelsonAlves] E temos menos de 1.200 armas, e um equipamento obsoleto total. Precisamos de investimento em armas adequadas, em formação desse pessoal, trazendo conhecimento de táticas internacionais, para que não fiquemos à mercê de uma bandidagem instalada em todo o País.

16:25:53 [AdelsonAlves] E a violência aqui no Estado de Sergipe está galopante. Perdemos o direito de morar, de andar pelas ruas em paz.

16:26:00 [LuizAdelmo] Boa tarde, Adelno.Os candidatos sempre falam muito de cultura enquanto candidatos. Depois de eleitos se esquecem do prometido. Sendo voce cantor, ligado as artes, em qual escala de prioridade ficará a cultura em seu governo?

16:28:25 [AdelsonAlves] A cultura tem, dentro do Estado de Sergipe um privilégio enorme, porque temos representantes entre os escritores, pintores, no teatro e na dança ao longo do tempo. O que sentimos é a falta de investimentos e a oportunidade para que, através da nossa arte, pela sua grandiosidade e diversidade que é a arte sergipana, ainda não teve, por parte de nenhum governante, o privilégio de ser uma das maiores prioridades.

16:30:22 [AdelsonAlves] Oque seria de um povo, se não se espelhasse na sua própria cultura. Queremos priorizar desde o ensino, na sua formação maior, lembrar que aprendi como artista a cantar na escola , com o canto alfeônico. Aprendi a tocar meu violão com o grande Mestre Argôlo, e aprendi a fazer uma poesia junto com vários poetas sergipanos do qual tenho honrado e bebido da sua arte. Aqui posso lembrar desde Tobias Barreto, ao mais simples cantador de viola, a minha própria música de campanha, que é feita ...

16:32:51 [AdelsonAlves] ... em parceiria com o compositor Irineu Fontes, utilizando ritmo genuinamente sergipano, vindo da cidade de Carmópolis, em especial à Bacamartada, os Bacamarteiros. Então, a prioridade de levar a cultura do Estado de Sergipe não só para o conhecimento dos sergipanos e dos brasileiros, queremos conquistar espaços internacionais, através do fortalecimento da nossa música, a música brasileira, sergipana, que é o melhor produto do Brasil para exportação.

16:33:50 [AdelsonAlves] A música hoje ocupa 5% do PIB nacional. Isso representa 88 bilhões. E queremos, dentro dos próximos 10 a 15 anos, com a exportação desse serviço e produto, que é a música, alcançarmos um patamar de 30 a 35% do PIB brasileiro.

16:33:57 [Mediador] Após a primeira rodada de perguntas com os jornalistas, é a vez dos internautas fazerem suas perguntas.

16:34:29 [Mediador] [Internauta] Marcela Souza: O senhor é funcionário da Secretaria de Agricultura do Estado, não é? O senhor está afastado? Isto não implica em problemas com o Governo do Estado, já que este tem candidato próprio?

16:35:36 [AdelsonAlves] Não, não vejo perseguição alguma, pois sempre mantive o respeito e a consideração a todos os políticos da minha terra, pois não tenho nenhum inimigo, e estou afastado constitucionalmente.

16:35:40 [Mediador] [Internauta] Polyana: O que levou o senhor a ser candidato a governador sem experiência administrativa anterior? Se considera preparado?

16:37:23 [AdelsonAlves] Sim, me considero preparado. Depois de passar 27 anos da minha vida nas lutas da democracia na sigla do PMDB, passando mais 4 anos na agremiação do PL, e agora, há 2 anos, à frente do PSDC, tive a oportunidade de conhecer um projeto transformador do qual o meu partido quer propor a toda sociedade do Brasil.

16:38:37 [AdelsonAlves] Nosso compromisso como um Partido Democrata Cristão, é com a família, com a defesa dos seus valores, e ao atendimento pleno de suas necessidades. Queremos construir um país livre, justo, e solidário, e que seja, para todos, um só Brasil, para todos os brasileiros, e em nosso caso, um só Sergipe para todos os sergipanos.

16:39:01 [AdelsonAlves] A nossa proposta é transformar o Estado de senhor em servidor.

16:39:06 [Mediador] [Internauta] Paulo Rolemberg: É desestimulante após esses primeiros dias de campanha não ter atingido índices satisfatórios nas pesquisas de intenção de voto?

16:41:33 [AdelsonAlves] Estamos começando! Enquanto outros candidatos já estão na mídia há bastante tempo, usando a máquina em seu favor, enquanto que eu, apesar de ter pouco tempo, colocado meu nome à disposição da sociedade, me sinto encorajado porque represento o novo, novas idéias, um novo projeto, um projeto transformador, do qual nenhum desses partidos que estão polarizados na mídia tem pouco a oferecer à sociedade, porque o tipo de governo que eles oferecem já vem, ao longo dos tempos, e não conseguiu dar ...

16:42:35 [AdelsonAlves] ... a esta sociedade o que ela mais necessita, que é viver em paz, ter o seu trabalho, e poder cuidar da sua família. Esse é um processo de desenvolvimento, que a política tradicional se desgastou, se desmoralizou, porque tem projetos pessoais e não projetos coletivos.

16:42:42 [Mediador] [Internauta] Marcelo Araújo: O que o senhor achou das pesquisas que tiveram seus votos concentrados em dois candidatos, no caso João Alves e Déda?

16:44:23 [AdelsonAlves] A falta de conhecimento da própria população que existe outros candidatos com propostas diferentes ainda vai enriquecer o processo democrático. É preciso dar oportunidade, e que a própria sociedade esteja atenta aos projetos de governo que os candidatos possam oferecer à sociedade. Daí então, fazer uma escolha, o que melhor serve para Sergipe.

16:44:26 [Mediador] Agora os jornalistas farão a segunda rodada de perguntas.

16:44:29 [AndersonChristian] Já na primeira pergunta, que versou sobre sua condição de músico e compositor inserido dentro do universo político, a sua resposta conteve o nome de José Maria Eymael, candidato a presidência da república pelo PSDC. Isso significaria que a sua candidatura está a serviço de um projeto nacional da Social Democracia Cristã? Ela serviria apenas de suporte regional à candidatura de Eymael ou ela tem uma característica combativa em relação à política local?

16:47:18 [AdelsonAlves] A nossa candidatura respeita um projeto nacional desenvolvimento, e que passa também pela ansiedade de termos uma cultura com oportunidade de emprego e renda, porque sentimos que esse segmento ainda é um campo aberto e que pode ser o elo transformador inserido em nossa sociedade. Hoje quando vemos uma pessoa com um violão na mão, pensamos logo, será que está brincando, ou já está se preparando para ser um profissional da música. Então, o mercado da cultura, a cultura no questionamento da ...

16:47:48 [AdelsonAlves] ... economia terá, nesses próximos 10 anos, o seu fortalecimento, e o campo maior gerador de oportunidades.

16:47:53 [AndersonChristian] Mas essa sua postura parte de um conteúdo programático de seu partido, montado a partir de uma cartilha nacional do PSDC, ou ela está inserida nos problemas locais? Há um projeto do PSDC específico para Sergipe?

16:50:43 [AdelsonAlves] Ele vem com a orientação nacional, mas também nasce do desejo de transformar a cultura sergipana como um produto de valor hoje desconsiderado, não tido como prioridade por nenhum governante nos últimos 30 anos. Nós temos um projeto transformador, queremos levar a cultura do Estado em uma função integrada com o Turismo, com o Meio Ambiente, porque a Cultura só não sobrevive, o Turismo tem na Cultura o seu alento maior e na Natureza a sua maior inspiração. Queremos esses valores integrados ...

16:50:55 [AdelsonAlves] ... oportunizados em função de crescimento e mercado.

16:51:05 [BrunoAragão] O atual governo utilizou em larga escala a contratação de Organizações Não-Governamentais (ONGs) nos diversos setores da administração estadual, sob o argumento de baratear os custos com a máquina administrativa. Entretanto, a maioria dos contratos assinados com entidades desta natureza acabou sendo cassada por ferir a legislação trabalhista e fornecer serviços de má qualidade. Se eleito, o senhor pretende contratar entidades deste tipo para executar serviços de responsabilidade do Estado?

16:53:47 [AdelsonAlves] Desde que sejam entidades reconhecidas, de talento e conhecimento comprovados. Não embarcaremos no desconhecido, em aventuras e prejuízos, porque respeitamos o dinheiro do povo, que tem que ser economizado centavo por centavo. Respeitamos também a condição das ONGs, que traz serviço e conhecimento a serem disponibilizados como ajuda em técnicas para melhor aprimoramento de onde a máquina do Estado não tem se desenvolvido, ou se deixou passar despercebido, e não acompanhou as necessidades com ..

16:54:10 [AdelsonAlves] ... agilidade necessária, que requer um processo transformador, que hoje o tempo exige.

16:54:24 [LuizAdelmo] A clausula de barreira deve restringir a cinco ou oito partidos a partir da proxima eleição. Seu partido será uma das vítimas deste extermínio pré anunciado. Você acha a medida necessária à consolidação da democracia ou mais um casuismo para a manutenção de mensaleiros e sanguessugas. Você acha justo o povo eleger e a mesa do congresso deixar os representantes do povo sem voz e vez, sem direito de participar de comissões e outras atribuições inerentes à função do cargo?

16:57:32 [AdelsonAlves] O PSDC é um partido que teve um número de votos que lhe classifica com a 13a agremiação das 29 existentes hoje no Brasil. Lançamos candidatos em todos os Estados, muitos deles sem atrelamento nenhum com outro partido, não que outros partidos merecessem, mas só queríamos estar juntos em um projeto para a sociedade brasileira, com partidos que não tivessem o seu nome manchado, como estamos vendo hoje essa vergonha, por todo o Brasil. Esses partidos que não honraram o seu juramento de ...

16:59:38 [AdelsonAlves] ... patriotismo a esta Nação. Estes partidos deveria ter seus registros cassados, e não partido dito pequeno, que continua com a sua honra ilibada, oferecendo à sociedade que anseia por honra, trabalho. O que vemos hoje é o desmonte, é a supressão de todos os valores morais e financeiros. A pátria não merece, e só o povo poderá fazer essa transformação, escolhendo o melhor, o novo, porque as propostas velhas ficaram apodrecidas.

16:59:51 [Mediador] Após esta segunda rodada de perguntas com os jornalistas, voltamos às perguntas dos internautas.

17:00:03 [Mediador] [Internautas] Fredson Navarro e Allan: Adelson, caso o senhor seja eliminado no primeiro turno, irá apoiar Déda ou João num segundo turno?

17:02:10 [AdelsonAlves] Não vejo ainda essa possibilidade, porque o projeto que levarei à sociedade, tenho certeza, com esse entendimento, estarei disputando uma dessas vagas e aqui não irei escolher nenhum dos candidatos em respeito a todos que estão participando do pleito. Espero que a luta que estou travando, corajosa, independente, possa chegar ao coração de cada um dos eleitores como uma semente que pode brotar nesse instante ou pode demorar algum tempo para florescer, mas estaremos com muita vontade na luta ...

17:02:15 [AdelsonAlves] ... para vencer.

17:02:18 [Mediador] [Internautas] Lilliam Fonseca e Sabrina: Por que o senhor não fez a prestação de contas exigida pelo TRE? O senhor sabia que isso pode resultar em suspensão do registro de candidatura?

17:05:03 [AdelsonAlves] Estamos preparando, através do nosso contador, a nossa primeira prestação de contas. E também é um processo novo, de prestação de contas, e nós, o PSDC, não dispomos de números de assessores. Fica um pouco difícil em atender em tempo real todas as inquisições necessárias feitas pelo TRE, mas, na verdade, temos que nos desdobrar em atender a todas inquisições que o TRE exige de uma candidatura.

17:05:06 [Mediador] [Internauta] Miller: Na sua opinião, qual o maior problema de Sergipe? O que seria a prioridade de governo do senhor?

17:07:49 [AdelsonAlves] Há 25 anos atrás, com o desmonte do Condese, o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Sergipe, foi ceifado o órgão cérebro que planejava o Estado de Sergipe. Hoje Sergipe se encontra com 95% vindo de fora para o sergipano consumir. Estou dizendo que 95% é importado de outros Estados para Sergipe. Nós não produzimos nem o que comemos. É um Estado arrasado na economia, só produzimos 5% do que consumimos e exportamos. Então durante esses 25 anos não teve um governante capaz de proporcionar à ...

17:10:01 [AdelsonAlves] ... economia do Estado um desenvolvimento que pudesse ter a sustentabilidade econômica, financeira e social, pois já não temos mais o cérebro de planejamento, e os governantes executam seus projetos ao bel prazer, sem escutar da sociedade as suas prioridades, a sua capacidade de se desenvolver. Precisamos buscar a cada instante levantamentos para conhecer as necessidades regionais, as necessidades município por município, para podermos traçar um projeto integrado, participativo e que seja ...

17:11:05 [AdelsonAlves] ... sustentável, para proporcionamos a essa sociedade o emprego que é necessário, para levarmos o sustento às nossas famílias, que choram, que não gostam de esmola, e sim, gostariam de ter uma profissão e o seu trabalho para honrar a sua família. E a si próprio.

17:11:07 [Mediador] Mais uma rodada de perguntas dos jornalistas presentes.

17:11:11 [AndersonChristian] Aproveitando a deixa dos números que envolvem essa campanha. O que levou ao senhor e ao seu partido definirem como quantia máxima de gastos de sua campanha em 2 milhões de reais? Há a possibilidade real de que o senhor venha a gastar esse valor ou é apenas precaução para evitar problemas com a justiça eleitoral e também para não se arriscar ter a sua candidatura envolvida em algum momento com o tão (mal) falado "caixa dois"?

17:13:59 [AdelsonAlves] Foi a precaução que o partido teve em estipular um valor, que a princípio achei super estimado, pois hoje na execução, vejo que não tenho necessidade de comprar votos nem lideranças, não teria como gastar os 2 milhões que estipulei como gasto maior na minha campanha. E por outro lado, sinto dificuldades muito grandes em poder arrecadar contribuições advindas de empresários, amigos, parentes e recursos próprios, porque não ofereço a contrapartida do retorno do qual as grandes campanhas ...

17:14:16 [AdelsonAlves] ... oferecem aos grandes construtores, aos grandes fornecedores.

17:14:19 [BrunoAragão] O Governo de Sergipe tem descumprido solenemente as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Recentemente, a transferência de recursos da União para o Estado chegou a ser suspensa por conta disso, o que demonstra a gravidade da situação. Se eleito, que medidas o senhor pretende tomar para sanear as contas do Estado e garantir recursos em caixa para a execução de seu programa de governo?

17:15 [AdelsonAlves] É essa a transformação que um governo servidor oferece como seu produto melhor, para organizar a admnistração da máquina estatal. Porque não iremos nomear políticos nem apadrinhados para criar o inchaço da máquina em cargos desnecessários ou criar secretarias em vão, para que o povo pague um compromisso que nunca desejo. A questão do comprimento e do repasse constitucional para cada poder, tanto o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, terão seu modelo exato, um modelo econômico. Essa é a ...

17:52 [AdelsonAlves] ... grande proposta de um governos servidor: as vantagens e os privilégios estarão fora do nosso compromisso, se assim chegarmos ao governo do Estado.

17:58 [LuizAdelmo] Na possibilidade de sua eleição, você teria dificuldade para montar uma equipe de governo? E a governabilidade, como vê a questão de apoio dos deputados estaduais? Em São Paulo o seu partido conta com nomes com reais possibilidades incluindo ai o nome de apresentador de televisão Clodovil Hernandes. Em Sergipe seu partido tem algum puxador de votos? E quem seria?

17:19:23 [Mediador] Agradecemos aos internautas que enviaram perguntas. Tentaremos, dentro do limite de tempo, colocar para o candidato responder todas que selecionamos.

17:21:30 [AdelsonAlves] Não vejo obstáculo algum em montar um governo porque o Estado possui, nos seus quadros, funcionários de carreira com grande conhecimento, com capacidade de assumir a direção e o comando de qualquer pasta ou secretaria. E, na Assembléia Legislativa, mesmo que lá não tenha nenhum eleito, será a oportunidade daquela Casa ter, pela primeira vez, a possibilidade de liberdade dos deputados. Não queremos deputados "do amém", queremos sim deputados fortes, que lutem pela sua região, pelo seu povo, ...

17:22:59 [AdelsonAlves] que fiscalizem seu governo, que sejam partífices na elaboração, no aprove e acompanhamento de seus projetos. Que o governo possa enviar a esta Casa, para o aprove, e que ele venha na realidade ser o fruto da transformação da sociedade. É isso que a sociedade espera de um bom deputado, que ele seja livre, e não da bancada do "amém".

17:23:00 [Mediador] Faremos agora a última rodada com perguntas dos internautas.

17:23:41 [Mediador] O candidato pediu para completar a resposta...

17:25:42 [AdelsonAlves] Vejo em São Paulo uma candidatura de Antônio Cunha Lima, um nordestino, e da Professora Edna, filha de sergipanos da cidade de Propriá com vice, com certeza a candidatura de Clodovil Hernandez será um marco de votos que a legenda do PSDC vai ter naquele Estado. E aqui em Sergipe, como não tive o tempo suficiente para preparar uma grande agremiação, eu tenho bons candidatos, pessoas da sociedade, limpas, honradas, com o desejo de servir. E cabe à população a escolha dos melhores.

17:25:45 [Mediador] Agora sim mais uma rodada com perguntas de internautas

17:25:48 [Mediador] [Internauta] Max Dantas: Boa tarde Adelson, quais suas propostas para a questão tributária no estado, tendo em vista que ela é a fonte primordial geradora de proventos para o Estado? E aproveitando o que acha de o Estado de Sergipe optar pela alíquota máxima de ICMS?

17:28:34 [AdelsonAlves] Não teremos em Sergipe a questão de imposto antecipado, que vem prejudicando a economia dos empresários, que tem que desembolsar, antecipadamente, os tributos. Teremos sim impostos diferenciados para micro, média e pequena empresa, pois esses empresários não podem continuar a pagar tributos altíssimos, inviabilizando as suas empresas, que muitas delas fecham as suas portas com menos de dois anos. Criaremos sim impostos diferenciados para os gêneros de primeira necessidade, como o pão, ...

17:28:54 [AdelsonAlves] ... hortifrutigranjeiros, a nossa farinha, e os nossos produtos vindos da cultura familiar.

17:28:58 [Mediador] [Internauta] Lila: Quais seus planos para melhorar a questão do turismo no Estado?

17:31:30 [AdelsonAlves] O Turismo no Estado de Sergipe não é diferente da evolução do Turismo no Brasil, que ainda requer investimentos na preparação de mão-de-obra adequada para o atendimento desses visitantes que escolhem o Estado de Sergipe para conhecer, seja no Turismo de Eventos, ou no Turismo Passeio. Nós temos muito o que oferecer pelas belezas naturais que o Estado tem. Precisamos das ações integradas de que falei, entre a Cultura, o Meio Ambiente, a boa recepção, proporcionando condições de ...

17:32:45 [Mediador] Por uma questão de tempo, os jornalistas não farão mais perguntas.

17:32:58 [AdelsonAlves] ... infra-estrutura, de transporte, de hospedagem, de estradas boas, e toda uma condição de poder recepcionar para que o visitante possa continuar indicando Sergipe e voltando para o nosso convívio, porque o sergipano é um povo bom, que sabe receber as pessoas. E na questão da Economia, cada visitante gasta, em média, de 200 a 300 reais por dia, e gostaria com certeza de conhecer a cultura e o povo sergipano.

17:33:04 [Mediador] [Internauta] Matheus Barreto: Como você vê a questão do desemprego no Estado?

17:35:22 [AdelsonAlves] A questão do desemprego é alarmante, pois nos últimos 25 anos, a possibilidade de emprego no Estado ficou cada vez mais difícil, pela disputas por outros Estados de incentivos oferecidos para implantação de empresas na ára da indústria. O campo não se desenvolveu de uma forma sustentável, faltando a oportunidade a essa juventude que hoje clama por uma oportunidade de trabalho, e volta para as suas casas, com angústia no coração de não ter conseguido. O maior empregador ainda é o setor governo.

17:35:41 [Mediador] Como o nosso Chat tem a duração de 1h30, mais duas perguntas de internautas serão feitas e logo após encerraremos.

17:36:06 [AdelsonAlves] Precisamos ainda discutir com a sociedade novos caminhos, novas perspectivas, com o uso de novas tecnologias com o intuito de construir novas possibilidades de emprego e renda.

17:36:42 [Mediador] [Internauta] Rafael Oliveira: Como você define o problema dos aterros sanitários da grande aracaju? Dê a sua opinião.

17:39:25 [AdelsonAlves] A questão dos aterros sanitários é hoje um problema muito sério na questão ambiental. E em Sergipe, não foi por falta de conhecimento. E aqui eu lembro, há mais de 30 anos, quando o professor Barreto Fontes, desenvolveu na Universidade Federal de Sergipe, junto a outros técnicos, como o professor Genival Monteiro, que é meu candidato a vice-governador, já desenvolvia processos de reciclagem, de reaproveitamento do lixo quase em sua totalidade, chegando ao processo de decompostagem. O lixo é ...

17:40:20 [AdelsonAlves] ... um descaso do governo, que não tiveram capacidade de usar tecnologias já conhecidas, e Sergipe poderia e deve ser levado a sério em seus técnicos terem exportado a experiência de como trabalhar a questão do lixo.

17:40:21 [Mediador] [Internauta] Bruno: Adelson, o senhor falou em apadrinhamento e "inchaço" da máquina administrativa do Governo de Sergipe. Sua experiência como assessor econômico da Secretaria de Agricultura durante o atual governo teve alguma influência neste diagnóstico que você faz?

17:43:18 [AdelsonAlves] Não. O meu conhecimento vem desde quando estudante de Economia e estagiário do antigo Condese. A minha formação se estruturou nessa opinião desde quando vi o desmonte do grande órgão chamado "cérebro pensador", o Condese. Daí então, os governos começaram a contratar desordenadamente, e depois de 1988, através de concursos. Como isso não bastasse, foram criados vários cargos, empresas, secretarias, que por muitas vezes não teria a necessidade. Porque o que a população espera é que essas ...

17:43:56 [AdelsonAlves] ... secretarias venham a servir melhor a população. E tenho certeza que a população vai esperar do meu governo, o povo sem senhor, o Estado servidor.

17:43:58 [Mediador] Adelson Alves, o senhor pode fazer suas considerações finais.

17:46:24 [AdelsonAlves] Eu quero aproveitar esse instante mágico em minha vida, oportunidade única em que desejo ter oportuidade e a felicidiade de governar os meus irmãos sergipanos, e que eles entedam, que diante de uma grande crise moral que existe em todo o Brasil, existem pessoas sérias, pessoas devotadas, com o compromisso patriótico de não querer as comissões, e sim o fruto do seu ordenado, sem querer usufruir daquilo que o povo lhe consagrou e lhe confiou, porque a crise maior é a crise moral. Gostaria de ...

17:48:10 [AdelsonAlves] ... vencer a eleição para representar o povo mais humilde, dando a oportunidade de desenvolvimento ao Estado de Sergipe, que sangra, que chora sem educação, sem saúde, sem segurança, sem infra-estrutura, sem desenvolvimento sustentável, sem emprego, sem renda, sem moradia. Queremos ter a oportunidade de trabalhar. Por isso convoco a todos, juntos, unidos, levarmos um projeto novo à vitória, à vitória, à vitória.

17:48:22 [Mediador] O Chat com o candidato Adelson Alves está encerrado.

17:48:40 [Mediador] A Infonet agradece a participação do candidato Adelson Alves, dos jornalistas convidados Anderson Cristian, Bruno Aragão e Luiz Adelmo e dos internautas.