BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

Eleitor deve votar hoje, mesmo não tendo votado no 1º turno


29/10/2006, 09:19


Conceição Vasconcelos
Quem deixou de votar no primeiro turno das eleições deste ano, deverá votar neste domingo, desde que não esteja há três turnos consecutivos sem votar ou justificar o voto.

"O eleitor que não votou por algum motivo no primeiro turno deve votar no segundo com o seu título ou qualquer outro documento oficial que tenha foto”, explica a secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Conceição Vasconcelos.

De acordo com o parágrafo 3º, do artigo 7º do Código Eleitoral, será cancelada a inscrição do eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não pagar multa ou não se justificar no prazo legal. Conforme a legislação vigente, cada turno corresponde a uma eleição.

Justificativa

O prazo legal para a justificativa eleitoral é de 60 dias a contar da data da eleição. Para justificar, o eleitor deve encaminhar requerimento ao juiz da zona eleitoral, preferencialmente, àquela onde está inscrito. Mas a justificativa também pode ser dirigida a qualquer outro cartório eleitoral.

Se o eleitor estiver no exterior no dia das eleições, terá o prazo de 30 dias, a contar de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência. Para tanto, deverá dirigir-se ao cartório eleitoral, apresentando bilhete de passagem de retorno e passaporte.

Se ultrapassar o prazo de 60 dias, ao solicitar a regularização de seu título, o eleitor receberá uma multa, cujo valor será arbitrado pelo juiz eleitoral. Essa multa é calculada com base em 33,02 Ufir, entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% desse valor, o que significa de R$ 1,06 a R$ 3,51, para cada turno.

Após a apresentação do comprovante do pagamento, o eleitor recebe a certidão de quitação eleitoral.

(0)