BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

Chat Eleições 2006 com Professor Bosco


21/09/2006, 18:00


Professor João Bosco, candidato ao cargo de senador pelo PCB, acaba de participar do Chat Eleições 2006 com candidatos ao Senado. 

 

O candidato estava presente na sede do Portal Infonet e foi questionado por vários internautas e por três jornalistas convidados: Bruno Almeida, Gabriela Melo e Fábio Carneiro.

 

Bosco afirmou que as pesquisas não vão desanimá-lo porque confia no reconhecimento das pessoas por onde tem passado. “Tenho a impressão de que a nossa candidatura cresceu muito mais do que as duas outras candidaturas, que representam claramente a manutenção do capitalismo esperado”, afirmou.

Os internautas enviaram várias perguntas e a maioria tratou sobre a situação do candidato nas pesquisas, sobre os projetos dele para o Senado e o sobre o partido Comunista.

 

O professor Bosco, que está confiante na vitória, usou o espaço oferecido pelo Portal Infonet para suas declarações finais para protestar com relação ao fato do professor Celestino, candidato ao governo também pelo PCB, não participar do debate da TV Sergipe.

 

Por fim, quero dizer a todos os internautas que a eleição se dá de fato no dia 1º de outubro, quando você estiver de frente para a urna, pensar e votar, e não no oba-oba criado por candidatos que se sentem donos de mandatos e da consciência do povo. Ainda há tempo. Você é réu e vítima do resultado do seu voto”, encerrou.

 

 

Confira na íntegra o Chat com o Professor Bosco:

 

15:42:28 Mediador entra na sala

15:44:04 [Mediador] Boa tarde!

15:44:35 [Mediador] Logo mais, às 16 horas, terá início o Chat Eleições 2006 da Infonet. O convidado de hoje é o candidato ao cargo de Senador pelo PCB, Professor João Bosco.

15:44:52 [Mediador] Os jornalistas convidados a participar do Chat de hoje são Bruno Almeida, Gabriela Melo e Ivan Valença.

15:45:10 [Mediador] Internautas e jornalistas terão uma hora e meia de bate-papo para questionar o candidato sobre os mais variados assuntos relacionados à sua candidatura.

15:52:12 BrunoAlmeida entra na sala

15:53:27 GabrielaMelo entra na sala

15:54:30 IvanValença entra na sala

15:55:15 [Mediador] O Chat terá uma rodada com perguntas de jornalistas, seguida de uma rodada de perguntas dos internautas, e assim sucessivamente.

15:55:20 JoãoBosco entra na sala

16:01:08 [Mediador] Terá início agora o Chat com a primeira rodada de perguntas dos jornalistas.

16:01:32 [BrunoAlmeida] O senhor é desconhecido do eleitor sergipano. O senhor acha que o eleitorado tem assimilado bem as idéias do senhor?

16:04:04 [JoãoBosco] Primeiro, eu não sou totalmente desconhecido do eleitorado sergipano. Tenho uma militância política que foi construída no movimento estudantil quando ainda estudante secundarista. Fazia parte do grêmio estudantil do Colégio Augusto Franco, no bairro Santos Dumont. Logo após presidi o centro acadêmico de Letras da Universidade Tiradentes, participei do momento importante da história política dos estudantes universitários, quando o governo Collor deixa a cargo das universidades e dos alunos ...

16:06:18 [JoãoBosco] negociarem o "reajuste" das mensalidades, quando então bati de frente com o reitor, Jouberto Uchôa, e no movimento histórico da universidade, convocamos os alunos para a porta da instituição e fizemos um protesto contra a arrogância do reitor naquele momento. Já faço parte do Partico Comunista Brasileiro há mais de 10 anos, de onde sou presidente, além de ter militado ativamente na juventude do PDT de Leonel Brizola, mesmo sem ser filiado ao PDT. Acredito que tudo isso nos deu um pouco de ...

16:07:57 [JoãoBosco] visibilidade. Quanto ao eleitor assimilar as nossas idéias, sinto uma sinergia, uma proximidade, uma intimidade do eleitor com o partidão, com as idéias socialistas e com o desejo de construção de uma sociedade justa e fraterna. Sinto ainda que o eleitor percebeu claramente a necessidade de conduzir ao Congresso Nacional, em especial ao Senado Federal, alguém que de fato representará as idéias do PCB.

16:08:09 [GabrielaMelo] Nas pesquisas o senhor aparece com cerca de 1% das intenções de voto. O senhor considera esse resultado satisfatório ou acha que está aquém do que era esperado? Por quê?

16:11:04 [JoãoBosco] Primeiro, essa pesquisa das quais você se refere não condizem com a realidade que temos encontrado no dia-a-dia, no corpo-a-corpo com o eleitor sergipano. Imagine você que mesmo antes de iniciar a campanha política através do programa eleitoral gratuito, o Ibope já me colocava como terceiro colocado, com 3% das intenções de voto, sem termos sequer distribuído um santinho. Hoje, esse mesmo Ibope faz uma opção em divulgar a próxima pesquisa apenas no dia 26 do corrente mês. Ou seja, faltando ...

16:12:14 [JoãoBosco] apenas dois dias de programa eleitoral gratuito na televisão. Tenho a impressão de que a nossa candidatura cresceu muito mais do que as duas outras candidaturas, que representam claramente a manutenção do capitalismo esperado.

16:12:19 [IvanValença] Ao fim desta eleição, teremos a chamada clausula de barreira, pela qual partidos que não atingirem 5% dos votos no território nacional, não terão condições de continuar existindo. O PCB pode ultrapassar esta barreira? E, no caso de não ultrapassar, o que fará para continuar existindo?

16:15:07 [JoãoBosco] Ivan, o partido não deixará de existir, mesmo com a lei excludente que se encontra no Congresso Nacional. Os partidos que não atingirem o percentual da cláusula de barreira, perderão direitos importantes, como tempo de televisão, fundo partidário, dentre outros. Porém, para o Partido Comunista Brasileiro, que ao longo destes 84 anos de existência já enfrentou diversas ditaduras, preconceitos, perseguições de todas as formas, esse desafio me parece que não afetará de hipótese alguma o nosso ...

16:17:21 [JoãoBosco] ânimo. Ademais, já se pensa na Federação dos Partidos. Nós, do PCB, a partir de 1º de janeiro de 2007, quando, com a força e a vontade do povo sergipano, assumirmos a cadeira no Senado Federal, apresentaremos e lutaremos pelo projeto de reforma política real, com crédito, sem exclusão, onde qualquer partido político que defenda com clareza aquilo que acredita, tenha o mesmo espaço, o mesmo tempo para expôr e apresentar à população brasileira as suas idéias. Neste mesmo projeto defenderemos ...

16:19:42 [JoãoBosco] que o TSE, juntamente com os TRE's, tenham todo controle sobre o processo eleitoral. Ou seja, comande os programas de televisão com igual espaço de tempo, recursos tecnológicos, mídia etc. Controle ainda o quantitativo de material de campanha para os candidatos, evitando assim o desperdício abusivo de propaganda eleitoral e destinando toda a economia para instituições que desenvolvam trabalhos de inclusão social com o povo brasileiro. Percebe, mestre Ivan, como seria diferente e a corrupção ...

16:20:20 [JoãoBosco] passaria por longe? Acredito que desta forma, mais pessoas de bem, humanas, participariam da política e do processo eleitoral.

16:20:27 [Mediador] Após a primeira rodada de perguntas com os jornalistas, é a vez dos internautas fazerem suas perguntas.

16:20:36 [Mediador] [Internauta] (Antonio): Acredito que sua campanha política está sendo feita com pouca verba. Quanto será gasto com a campanha política? De onde vem essa verba? O Senhor acredita que de fato é possível hoje ser eleito com essa campanha desenvolvida com poucos recursos, enquanto seus concorrentes possuem uma verba farta?

16:23:39 [JoãoBosco] Antônio, quanto a acreditar que possa ser eleito com uma campanha onde quase não se tem recursos, depende unica e exclusivamente do desejo e da vontade sua e do povo sergipano, pois todo e qualquer candidato tem apenas o seu voto. Os demais votos advém do povo. Não ter showmícios já contribui enormemente para que os jovens e a população sergipana passem a refletir acerca das propostas e dos compromissos dos candidatos. É preciso que a população sergipana se pergunte por que que as duas ...

16:25:52 [JoãoBosco] maiores campanhas financeiras dos candidatos do PT e do PFL preferem utilizar o seu tempo eleitoral, trocando xingamentos e acusações, sem aprofundar propostas e compromissos. Me parece que ambos os candidatos dos partidos citados não estão querendo apresentar e discutir com a sociedade sergipana as crenças dos seus partidos, que portanto, são as suas crenças. Um afirma a todo tempo que ajudará o seu presidente a governar. Bom, me parece que o papel do senador não é esse. É muito mais ...

16:27:53 [JoãoBosco] fiscalizar duramente e apresentar alternativas que, de fato, promovam a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, em especial o povo sergipano. A outra candidata insiste em querer transformar ou transpôr a função do Senador da República para Assessor Especial ou Assessora Especial da Secretaria de Assistência Social. Ora, nós outros que representamos um pequeno percentual, e quando falo nós outros, estou falando de você, Antônio, e de tantos outros cidadãos sergipanos que se ...

16:30:26 [JoãoBosco] preocupam de fato com o Congresso que será formado nessas eleições. Falo do percentual de pessoas que podem influenciar outras pessoas que não quiseram ou não tiveram oportunidade de refletir sobre as candidaturas postas nestas eleições. Nós poderemos, de fato, no dia 1º de outubro, permitirmos que pessoas ligadas diretamente a grupos ou partidos políticos envolvidos com corrupção, mensalão, sanguessugas, continuem ou retornem ao Congresso Nacional. Ou, no dia 1º de outubro, conduziremos ao ...

16:31:38 [JoãoBosco] Senado Federal, um representante legítimo do partidão, que há 84 anos luta incansavelmente pela construção de uma sociedade justa e fraterna, sem qualquer espaço para qualquer tipo de corrupção. Falo da minha candidatura, Professor Bosco, 211, Senador do partidão.

16:31:46 [Mediador] [Internauta] (Carol Santos) - Mas é fato que a disputa para o Senado está acirrada apenas entre Maria do Carmo (PFL) e Zé Eduardo (PT). Acredita mesmo que esse quadro possa se reverter?

16:34:29 [JoãoBosco] Não é fato, Carol. É o que a mídia e o modelo excludente de campanha eleitoral passa como impressão para a sociedade sergipana. Quando saio nas ruas, e até no interior do Estado, como fiz neste final de semana, estive em Glória, Riachão, Ribeirópolis, Tobias Barreto, Estância e Indiaroba. No corpo-a-corpo com o eleitor sergipano, a frase que eu ouvia constamente era a seguinte: "Já te vi na tv, não quero votar nem em Maria nem no PT. Por isso, vou votar no senhor, Professor Bosco". Ora, ...

16:35:40 [JoãoBosco] Carol, eu não acredito que o povo teria qualquer motivo para nos enganar ou nos agradar, já que essas manifestações foram espontâneas. Portanto, estou muito confiante que a pesquisa do povo se refletirá no dia 1º de outubro nas urnas, com a nossa eleição para o Senado Federal.

16:36:03 [Mediador] [Internauta] (Lilliam): Teve contato com a candidata Heloísa Helena em sua visita à Aracaju? Ela tem apoiado o sr. e o professor Celestino? Porque pelo que acompanhei na mídia ela apareceu bastante ao lado de João Fontes, candidato ao governo pelo PDT, que nem faz parte da mesma coligação dela, e não a vi com vocês.

16:39:21 [JoãoBosco] Lílliam, nós temos uma inserção e vários programas com um clipe em que a futura presidente do Brasil, Heloísa Helena, me apresenta como o seu candidato a senador em Sergipe. Quanto a João Fontes, ele veiculou no programa dele uma declaração que Heloísa deu sobre a atuação dele na Câmara Federal. Porém, como feriu a Lei Eleitoral, logo saiu do ar. Quanto à visita de Heloísa à Sergipe, nós do PCB fizemos a sua recepção no aeroporto, fizemos uma caminhada com a militância comunista saindo dos ...

16:41:11 [JoãoBosco] Mercados Centrais de Aracaju ao encontro de Heloísa Helena no CDL, onde lá Heloísa foi recepcionada pelo partido, além do PSTU e do PSOL, posamos para as câmaras. Os telejornais veicularam logo à noite Heloísa entrando no CDL, abraçada com o Professor Celestino, 21, governador do PCB, e o Professor Bosco, senador, 211, do PCB.

16:41:18 [Mediador] Agora os jornalistas farão a segunda rodada de perguntas.

16:41:37 [BrunoAlmeida] Muitas pessoas pensam que o Partido Comunista Brasileiro é algo aterrorizante e sinônimo de baderna devido a histórica de luta desde a época do regime militar. O que o senhor acha disso? Existe algo para que essas pessoas pensem desta forma ou essa idéia foi lançada pelas elites?

16:44:33 [JoãoBosco] Sem dúvida nenhuma, Bruno, foi uma forma que o capital, os capitalistas, aterrorizados com o crescimento e a expansão das idéias comunistas no Brasil, encontraram de distanciar o PCB do povo brasileiro. Porém, nestas eleições, sentimos que essas idéias se perderam na trajetória. O povo já não mais acredita que algum dia o PCB derrubou igrejas ou comeu criancinhas. Tudo não passou de uma jogada política. Gostaria ainda de pegar carona na sua pergunta e dizer ao povo sergipano que a ...

16:47:07 [JoãoBosco] participação do PCB com candidaturas próprias nestas eleições, reafirmou, de fato, as nossas lutas, bandeiras e o nosso compromisso com o povo brasileiro, em especial com o povo sergipano. Definiu também, ou desmistificou vez por toda, que o PCB, partidão, continua existindo de fato e que o PCdoB e o PPS foram quem de fato abandonaram e rejeitaram os ideais comunistas. Observe que nessas eleições o PCdoB esconde do povo sergipano a foice e o martelo, como se isso distanciasse os votos dos ...

16:47:12 [JoãoBosco] seus candidatos.

16:47:17 [GabrielaMelo] De que forma, como senador, o senhor acredita que pode combater o que seu partido chama de “interesses capitalistas” e o que são, concretamente, esses interesses?

16:50:02 [JoãoBosco] Os interesses capitalistas são claros e bem definidos. O capital, ou os capitalistas, representados hoje pelo PFL, PSDB, PT, e companhia limitada, defendem claramente a manutenção e a expansão da atual política econômica e social que predomina no Brasil e em Sergipe. Ou seja, uns poucos tem tudo do bom e do melhor, e a maioria do povo brasileiro e sergipano trabalha para ostentar o status quo desses poucos, e em troca, recebem como forma de esmola, ou algo parecido, um vale-gás, uma ...

16:52:49 [JoãoBosco] bolsa-escola, et cetera e tal. No Congresso, faremos o enfrentamento e apresentaremos uma proposta e um programa concreto de revitalização, ampliação e fortalecimento das redes públicas de ensino infantil, fundamental, médio e universitário. Nesta mesma proposta, instalaremos fóruns estaduais permanentes de construção de um projeto político-educacional, que atenda a real necesidade dos estudantes brasileiros e sergipanos. Tornaremos a escola pública tão boa e tão qualificada quanto as ...

16:54:12 [JoãoBosco] melhores escolas particulares do Brasil e de Sergipe. Ora, o caro jornalista poderia então dizer, "e o que tem a ver uma coisa com a outra?". O maior medo que persegue os políticos que defendem o capitalismo no Brasil é que um dia o povo tenha de fato uma educação de qualidade e tornem-se cidadãos críticos de fato.

16:54:16 [IvanValença] O Brasil, nos dias de hoje, está incluido numa política neo-libral de conteúdo globalizante. O sr. acha que há ainda espaço para uma plena administração socialista num país como o nosso?

16:57:30 [JoãoBosco] Sim, mestre Ivan, e me permita chamá-lo de mestre pelos seus cabelos brancos que eu almejo um dia ser presenteado por Deus e eu acredito em Deus! É bom ressaltar! E poder chegar lúcido como você nesta idade. A Venezuela, o presidente Hugo Chávez me parece que está enfrentando fortemente as forças capitalistas e latifundiárias objetivando para o povo venezuelano uma sociedade justa e igualitária. O povo venezuelano tem se identificado bastante, em sua maioria, com as idéias de Hugo Chávez. Na ..

17:00:07 [JoãoBosco] Bolívia, o Evo Morales já sinaliza esse mesmo rumo, e o povo boliviano também sinaliza comungar com as idéias de Evo Morales. Cuba, que há quase 40 anos tem resistido aos ataques de todas as formas dos Estados Unidos, para defender e construir uma sociedade justa e fraterna. Ora, se todos acreditam e é verdade, que o Brasil é um país rico e de um povo forte, criativo, inteligente, por que que não seria possível a construção de uma sociedade socialista.

17:00:15 [Mediador] Após esta segunda rodada de perguntas com os jornalistas, voltamos às perguntas dos internautas da Infonet.

17:00:26 [Mediador] [Internauta] (Matilda Araújo): Como o senhor avalia a reeleição tanto no Legislativo quanto no Executivo brasileiros?

17:02:47 [JoãoBosco] O PCB defende que tanto no Legislativo como no Executivo os parlamentares tenham direito apenas de um mandato com intervalo de mais outro mandato para voltar a se candidatar. Ou seja, não teria reeleição e o candidato só teria legitimidade no pleito seguinte. A reeleição é uma vergonha nacional. Tanto Lula quanto João estão torrando o dinheiro público, que se investido em políticas sociais, a linha da pobreza quase que não exisitiria.

17:02:52 [Mediador] [Internauta] (João Almeida): Já é fato que a transparência no Executivo tem sido uma reivindicação dos brasileiros. O senhor é a favor do voto aberto para todas as votações no Congresso? Por quê?

17:05:43 [JoãoBosco] Com certeza. Para quê esconder, do povo brasileiro, e do povo sergipano, o voto dentro do congresso nacional? O que defendemos está escrito e à disposição do povo sergipano e brasileiro nas nossas resoluções congressuais e no nosso estatuto. Portanto, não temos porque esconder o nosso voto em qualquer que seja a questão durante o exercício do mandato parlamentar. Aqueles que escondem é porque não querem que a população conheça, de fato, os seus dois pesos e duas medidas.

17:05:46 [Mediador] [Internauta] (Diane Freitas): E como será seu comportamento no Senado caso o PT e aliados façam a maioria no Congresso? Afinal, o Senhor disse que eles representam a "manutenção do capitalismo", mas tudo indica que serão a maioria. Como o sr. poderá lidar com isso?

17:07:12 [JoãoBosco] Da mesma forma que a nossa coração valente, Heloísa Helena, que é minoria hoje no Congresso Nacional, tem lidado: sem medo e sem rabo preso a qualquer grupo ou partido.

17:07:22 [Mediador] Faremos agora a última rodada com perguntas dos jornalistas.

17:07:26 [BrunoAlmeida] Como senador, de que forma o senhor poderá ajudar a melhorar a vida dos sergipanos?

17:10:08 [JoãoBosco] Propondo e construindo políticas públicas, em formas de leis, que beneficiem a coletividade sergipana e não apenas a alguns. Temos uma proposta concreta que exemplifica essa afirmação. A partir de janeiro, apresentaremos no Congresso Nacional um programa de suspensão de dívidas de água e luz para aqueles que estiverem desempregados. O Estado assumirá esta dívida. E os recursos serão tirados do FGTS e outros.

17:10:16 [GabrielaMelo] Que semelhanças e diferenças fundamentais o senhor apontaria entre a ideologia do seu partido, o PCB, e a do partido da candidata Heloísa Helena, que recebe seu apoio? O que, para o senhor, faz o PSOL e o PCB estarem juntos nestas eleições?

17:13:05 [JoãoBosco] Os ideais socialistas. Gabriela, o PSOL nasceu de um momento de ruptura política de um grupo de petistas da ala socialista, liderados por Heloísa Helena e Babá. Não temos ilusões de que o PSOL, depois do processo eleitoral, necessitará de debates, assembléias, fóruns, para construir a sua solidificação. Porém, quando apresenta em seus documentos a defesa clara e objetiva de uma sociedade socialista, isso de fato nos atrai e nos torna aliados neste propósito.

17:13:07 [IvanValença] O que o PCB advoga hoje: no regime político, o regime presidencialista ou parlamentarista? No parlamento, o sistema bi-cameral como hoje ou o uni-cameral? No judiciário, uma reforma que simplifique prazo para ações? Ainda questione: o sr. é favorável a manutenção de uma Justiça Eleitoral e até o Tribunal de Contas?

17:16:43 [JoãoBosco] Há alguns anos atrás, o partido como qualquer instituição que esteja eufórica em beneficiar o povo, cometeu o equívoco de querer romper radicalmente com a sociedade capitalista, implantando o comunismo. É necessário, porém, que se construa uma sociedade socialista onde o povo, os menos favorecidos tenham assegurados saúde, educação, cultura e lazer. As diferenças sociais sejam amenizadas profundamente para então começarmos a construir a sociedade ideal que é a sociedade comunista. No regime ...

17:19:25 [JoãoBosco] político, seria algo parecido, até porque as coisas caminham paralelamente. Com o amadurecimento da sociedade, poderemos avançar também no regime político, já que não estamos falando de uma revolução armada, e sim de uma revolução pela consciência do cidadão eleitor. O atual sistema eleitoral e até a reforma política que se encontra tramitando no Congresso Nacional, está muito longe de moralizar e acabar definitivamente com a corrupção que se estende há mais de 500 anos neste país ...

17:22:15 [JoãoBosco] Portanto, será necessário investir de fato, e não apenas nos documentos, em educação pública e gratuita, para que as nossas crianças, que serão no futuro nossos jovens, os nossos rapazes e moças. Portanto, cidadãos brasileiros possam de fato exercer a sua cidadania política eleitoral, para daí sim discutirmos conjuntamente, sociedade e políticos, qual o melhor regime político para o nosso país. É preciso entender que nós, políticos e parlamentares, não podemos continuar achando que só nós ...

17:22:28 [JoãoBosco] sabemos ou podemos fazer e desfazer.

17:22:35 [Mediador] Faremos agora mais perguntas de internautas. Como o nosso Chat tem a duração de 1h30, logo após as perguntas dos internautas encerraremos.

17:22:38 [Mediador] [Internauta] (Clarêncio e Carlos Alberto): O sr. é candidato ao senado, mas, acredito eu que tenha consciência de não conseguir votos suficientes para ser deputado estadual. Nesse quadro político o sr. não se considera um mero figurante? Essa sua candidatura não seria só um trampolim para outro cargo apenas no futuro?

17:25:16 [JoãoBosco] Percebe-se que os camaradas não estão acompanhando de perto o processo eleitoral. Muitos analistas e cientistas políticos sergipanos acreditam e afirmam que a candidatura a senador do partidão chegará a mais de 100 mil votos, o que seria algo em torno de 9 a 10% dos votos. Eu, porém, acredito que no dia 1º de outubro, com o voto de vocês e dos demais sergipanos, nós reconstruiremos a história política de Sergipe. Venceremos as eleições.

17:25:21 [Mediador] [Internauta] (Marcelo): O sr. Declarou como gasto máximo da campanha o valor de R$ 200 mil. Onde estaria sendo usado esse dinheiro? Há um investimento alto em publicidade? Porque o horário eleitoral gratuito, por exemplo, tem sido sofrível...

17:28:39 [JoãoBosco] A Justiça Eleitoral impõe que os candidatos apresentem o limite máximo de gastos em campanha. Isso não significa dizer que os candidatos tenham que gastar até o limite máximo. Porém, nós do PCB fizemos a opção por esse valor de limite máximo por acreditarmos que poderíamos realizar uma campanha interna de levantamento de recursos para a campanha que nós não tínhamos idéia de quanto poderíamos arrecadar. Na prática, nós não conseguimos arrecadar nem 3% do valor do limite máximo de campanha ...

17:29:40 [JoãoBosco] É verdade, o nosso programa eleitoral gratuito tem sido feito com muito sofrimento, porém motivado pela certeza de que o povo sergipano tem hoje uma opção real de mudança no Congresso Nacional.

17:29:46 [Mediador] [Internauta] (Rafael M.): Acompanho na TV o programa eleitoral, e sempre que recebo folhetos faço questão de ler as propostas. Até agora não observei nenhum candidato se posicionar acerca do Sistema prisional do nosso estado. O Sr. tem algum projeto? Ou acha que nosso Sistema Prisional não necessita de mudanças?

17:32:10 [JoãoBosco] Sem dúvida nenhuma o sistema prisonal, não só em Sergipe mas em todo o Brasil é equivocado. O nosso candidato a governador, Professor Celestino, 21, em seu programa eleitoral, especificamente nos primeiros programas, apresentou como proposta a discussão com a sociedade sergipana do atual sistema prisional e a construção de um sistema prisional que de fato reintegre o preso à sociedade, à vida social.

17:32:13 [Mediador] Professor Bosco, o senhor pode ficar à vontade para fazer as considerações finais que quiser.

17:35:13 [JoãoBosco] Gostaria de dizer ao povo sergipano que não é fácil participar de uma eleição como esta, com um sistema eleitoral altamente excludente. A TV Sergipe está anunciando o debate entre os candidatos a governador para o dia 26 de setembro, e se os senhores observarem o nosso candidato a governador, Professor Celestino, foi excluído antecipadamente pela TV Sergipe, que impôs como regra ter representação no Congresso Nacional ou ter 5% das intenções de voto. Ocorre que a mesma TV Sergipe só ...

17:37:27 [JoãoBosco] divulgará a pesquisa do Ibope no dia 26 de setembro, coincidentemente o mesmo dia do debate. O partido enviou ofício à TV Sergipe colocando esses fatos e pedindo coerência à TV para inclusão do nosso candidato ao debate. Porém a TV entende que não está cometendo nenhum equívoco. Alertamos à TV Sergipe de que o Professor Celestino será o único candidato a governador que não participará do debate, e portanto, não poderá apresentar suas propostas e compromissos para o povo sergipano porque a ...

17:39:49 [JoãoBosco] TV Sergipe insiste em continuar promovendo a exclusão. No Senado, defenderei proposta de que todos os partidos e/ou candidatos tenham igual tratamento no processo eleitoral, independente de ter representação no Congresso ou não. E todas as emissoras de rádio e televisão terão como obrigação incluir todos os candidatos em qualquer atividade promovida por elas. Por fim, quero dizer a todos os internautas que a eleição se dá de fato no dia 1º de outubro, quando você estiver de frente para a ...

17:40:54 [JoãoBosco] urna, pensar e votar, e não no oba-oba criado por candidatos que se sentem donos de mandatos e da consciência do povo. Ainda há tempo. Você é reu e vítima do resultado do seu voto.

17:41:05 [Mediador] O Chat com o candidato João Bosco está encerrado. A Infonet agradece a participação do candidato, dos jornalistas convidados e dos internautas.

 

 

(0)