BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

Chat com Toeta Chagas


13/09/2006, 18:14


Toeta participa do Chat no Portal Infonet
Stoessel Chagas, o Toeta, candidato ao Governo do Estado de Sergipe pelo PSTU, acaba de participar do Chat Eleições 2006. O candidato foi questionado por vários internautas e pelos jornalistas presentes, Ailton Sousa, Gilmara Almeira e Nanah Alves.

 

Durante o bate-papo, Toeta falou sobre diversos assuntos relacionados à sua candidatura e ao seu plano de governo para Sergipe. O candidato acredita que as pesquisas podem estar erradas e está confiante. Ele falou ainda sobre o polêmico assunto que envolve a disputa entre ele, Professor Celestino e João Fontes pelo palanque da candidata à Presidência, Heloísa Helena.

 

O Celestino (PCB) faz parte da frente de esquerda nacional, tendo todo o direito e uso da imagem da Heloísa. Já o João Fontes é um oportunista. Aliás, o partido dele tem um programa de governo que ele deveria seguir. Se ele não aceita o programa do partido, e acha que o programa da frente é o que deveria ser seguido, ele não só votaria em Heloísa Helena, como votaria em mim, Toeta, para governador, porque o programa é único e os candidatos devem seguí-lo, senão demonstra uma falta de conduta com o partido e com o povo de Sergipe”, alfinetou.

 

Toeta encerrou o Chat agradecendo a iniciativa do Portal Infonet e deixando sua mensagem que propõe o verdadeiro diferente: “Primeiro agradecemos à iniciativa da Infonet e este sim é um processo democrático. Alertamos ao povo de Sergipe que o nosso projeto é diferente de tudo que está colocado. O que queremos é uma verdadeira mudança, que seja voltada para os trabalhadores, a juventude e o povo pobre. Os trabalhadores e a juventude são os verdadeiros responsáveis pela mudança desta política, e não podemos esperar muito tempo continuando a sofrer com a exploração da classe dominante. Temos que tomar uma posição imediata e esta deverá ser na forma do voto”, finalizou.

 

Confira na íntegra o Chat com Toeta:

15:57:25 Mediador entra na sala

15:57:37 [Mediador] Boa tarde!

15:58:01 [Mediador] Logo mais, às 16 horas, terá início o Chat Eleições 2006 da Infonet. O convidado de hoje é o candidato ao cargo de governador de Sergipe pelo PSTU, Stoessel Chagas, o Toeta.

16:01:04 GilmaraAlmeida entra na sala

16:03:20 ToetaChagas entra na sala

16:03:53 AiltonSousa entra na sala

16:05:01 NanahAlves entra na sala

16:05:26 [Mediador] Os jornalistas convidados a participar do Chat de hoje são Ailton Sousa (Jornal da Cidade), Gilmara Almeira (Hora do Povo) e Nanah Alves (professora da UFS e editora do Correio Negócios).

16:05:45 [Mediador] Internautas e jornalistas terão uma hora e meia de bate-papo para questionar o candidato sobre os mais variados assuntos relacionados à sua candidatura.

16:06:11 [Mediador] Os jornalistas e o candidato já se encontram na sede da Infonet.

16:06:26 [Mediador] O Chat terá uma rodada com perguntas de jornalistas, seguida de uma rodada de perguntas dos internautas, e assim sucessivamente.

16:06:45 [Mediador] Tem início agora o Chat com a primeira rodada de perguntas dos jornalistas.

16:06:52 [AiltonSousa] Boa tarde candidato. Qual o projeto que o PSTU tem para governar Sergipe?

16:08:41 [ToetaChagas] O projeto parte de ser contrário às reformas que aí estão, ou seja, universitária, trabalhista, segundo a reforma da Previdência. Projeto super simples, que é um projeto alternativo a quem não aceita a corrupção, totalmente diferenciado do programa colocado por Lula, ALckmin, Déda e Joçao, que valorizam os grandes empresários e banqueiros, e tem a mesma corrupção. O nosso projeto é voltado para os trabalhadores.

16:09:20 [NanahAlves] Sua campanha política está sendo feita com pouca verba? Quanto será gasto com a campanha política? De onde vem essa verba?

16:11:16 [ToetaChagas] Nós não aceitamos nenhum financiamento dos banqueiros ou donos de empresas, porque as campanhas são financiadas por eles. Conseqüentemente, estes governantes legislarão a favor dos financiadores. Nós não temos rabo preso com ninguém. Nossa campanha é financiada pelos trabalhadores. Ela deverá chegar a um valor próximo a 30 mil reais, e ela é feita a partir de contribuições da própria classe trabalhadora, pela juventude e pelo povo pobre de Sergipe.

16:11:25 [GilmaraAlmeida] O senhor prega que os trabalhadores não votem em ricos, na época Lula não era rico e mudou de conduta, decepcionando os trabalhadores (conforme o senhor afirma). O que garante que após uma possível vitória, também não mudará sua conduta para com a classe operária?

16:13:57 [ToetaChagas] A frente de esquerda, que é formada pelo PSTU, PSOL e PCB, a nível nacional, aqui em Sergipe somente o PSTU e o PSOL, tem um programa único. O mesmo programa de campanha é o projeto de governo. não é baseada em promessas. Nosso partido, o PSTU, é controlado pela base. Nós não valorizamos parlamantares. Foi o desserviço que o PT fez com o povo brasileiro, com os seus militantes, com os trabalhadores. Nós não fizemos nem faremos coligações com partidos burgueses, até por isso não aceitamos ...

16:14:38 [ToetaChagas] a participação do PDT à frente, e os próprios trabalhadores que farão o controle e a condução do nosso projeto de governo.

16:14:52 [Mediador] Após a primeira rodada de perguntas com os jornalistas, é a vez dos internautas fazerem suas perguntas.

16:15:07 [Mediador] [Internauta] (João Almeida): Boa tarde Toeta. O sr. se incomoda com João Fontes e Professor Celestino fazendo uso da imagem da Heloísa Helena? O correto não seria ela subir no palanque apenas com o sr.?

16:17:28 [ToetaChagas] O Celestino (PCB) faz parte da frente de esquerda nacional, tendo todo o direito e uso da imagem da Heloísa. Já o João Fontes é um oportunista. Aliás, o partido dele tem um programa de governo que ele deveria seguir. Se ele não aceita o programa do partido, e acha que o programa da frente é o que deveria ser seguido, ele não só votaria em Heloísa Helena, como votaria em mim, Toeta, para governador, porque o programa é único e os candidatos devem seguí-lo, senão demonstra uma falta de conduta ..

16:17:37 [ToetaChagas] com o partido e com o povo de Sergipe.

16:17:43 [Mediador] [Internauta] (Adriano Menezes): É possível reverter os números das pesquisas faltando apenas 15 dias para as eleições?

16:19:26 [ToetaChagas] Claro. As eleições são dependentes somente do entendimento dos eleitores. Nós estamos passando um projeto de verdadeira mudança. E o povo de Sergipe, que nos assiste, que lê o nosso projeto, sabe que a única alternativa para cabar com a corrupção, prender os corruptos e corruptores, fazer a reforma agrária, acabar com o desemprego e restituir os direitos do povo sergipano.

16:19:38 [Mediador] [Internauta] (Marcelo): Em um eventual segundo governo de Lula, que política o sr. adoraria ver seguida pelo governo?

16:21:50 [ToetaChagas] Primeiro, que jamais eu queria ver o Lula reeleito. Ele tem um projeto, um plano econômico que é o mesmo de Alckmin, que está submetido à mesma corrupção, que é um projeto do imperialismo. O que eu queria ver era um projeto voltado para o povo pobre, aos trabalhadores e à juventude do país, uma política que acabasse com a democracia dos ricos, que invertesse a pirâmide, ou seja, a valorização da base, não da pequena burguesia.

16:21:55 [Mediador] Agora os jornalistas farão a segunda rodada de perguntas.

16:21:58 [AiltonSousa] O PSTU vai dividir o palanque com o candidato do PDT, João Fontes, na visita da presidenciável do PSOL, Heloisa Helena a Sergipe?

16:23:55 [ToetaChagas] Como eu já disse, o candidato a governador pelo PDT, tira proveito de uma relação pessoal com a candidata, e nós não aceitamos nenhuma relação da frente de esquerda com nenhum partido burguês. Aliás, este foi um dos critérios básicoa para a formação da frente, que parte de um projeto voltado unicamente aos trabalhadores, e este candidato, que representa o PT, jamais defendeu essa política.

16:24:01 [NanahAlves] O Senhor acredita que é possível hoje ser eleito com uma campanha desenvolvida com poucos recursos, sem que seja possível um marketing político bem planejado e executado, que convença os eleitores das propostas do candidato?

16:26:33 [ToetaChagas] As campanhas que aí estão, são ricas, bonitas, bem apresentadas, com o marketing perfeito. Mas por trás só existem interesses, que é o de enganar os eleitores outra vez. Sabemos que o tempo de propaganda política que nós temos é muito curto, um erro da Lei Eleitoral, que é a valorização dos poderosos. Mas, se não conseguirmos sermos eleitos agora, temos a certeza que o recado vai ser dado, o esclarecimento do povo vai ser feito, e num futuro bem próximo, acabaremos de vez com a democracia ...

16:26:36 [ToetaChagas] dos ricos.

16:26:40 [GilmaraAlmeida] O senhor se diz revolucionário e contra eleições. Dessa forma, porque se candidatou numa disputa direta e busca votos de eleitores?

16:29:10 [ToetaChagas] Nós dizemos e trabalhamos para chegarmos a uma revolução. Só que o povo, as massas, participam de eleições. Por esse motivo, temos que participar também, até para construir um processo revolucionário. Se tivéssemos um tempo maior de propaganda política, uma condição igual a qualquer um desses outros partidos burgueses, o povo, os trabalhadores, já estariam esclarecidos que eleição não resolve o problema do povo. Só coloca alguém no poder para explorar o próprio povo. Enquanto existir a ...

16:29:49 [ToetaChagas] forma de eleição que não é democrática, na sua sua estrutura total, estaremos participando para esclarecer a população para a necessidade de luta, pois só a luta muda a vida.

16:29:54 [Mediador] Após esta segunda rodada de perguntas com os jornalistas, voltamos às perguntas dos internautas da Infonet.

16:30:04 [Mediador] [Internauta] (Thiago Dosea): Se não conseguir os votos necessários para ser governador, o Srº se coligará com qual partido das opções de ir a segundo turno: João X Deda?

16:31:53 [ToetaChagas] João e Déda defendem o mesmo plano econômico e estão por dentro da mesma corrupção. Seria altamente equivocado dizermos que o nosso projeto é totalmente diferente do programa desses candidatos, e solicitarmos votos no segundo turno para qualquer um deles. Caso essa política de continuidade permaneça no segundo turno, a nossa posição só pode ser uma: voto nulo.

16:32:39 [Mediador] [Internauta] (Paulo): O sr. não acha que pode estar influenciando o voto nulo?

16:35:00 [ToetaChagas] Se o voto nulo fosse um direito, ele não seria obrigatório. Se nós tivéssemos sistema educacional voltada para o esclarecimento político do povo, nós já teríamos a condição não obrigatória do voto. Essa política atual que o próprio TRE com a campanha do voto nulo é tendenciosa. Ela nasceu a partir de uma polarização do quadro federal entre Lula e Alckmin, que já foi desestruturado pela campanha de Heloísa Helena. Aqui no Estado não é diferente. Nossa campanha está mostrando que não existe ...

16:35:48 [ToetaChagas] essa polarização com Déda e João. Eles são todos iguais e se continuarmos permanecendo ou votando na perpetuação dessa política, nunca resolveremos o problema do povo brasileiro.

16:35:53 [Mediador] [Internauta] (Verônica Oliveira): O senhor comentou que o tempo eleitoral é longo apenas para os poderosos. Isso não seria motivo para requerer seus direitos diante da justiça eleitoral e ficar no mesmo patamar dos "poderosos"?

16:37:56 [ToetaChagas] A Lei Eleitoral não é diferente das leis do país, que privilegiam os poderosos. A justiça não foi feita para o peão ou para o trabalhador. Nós usamos de ousados. Ela foi feita para defender o burguês. Taí um exemplo: tentaram indeferir nossa candidatura só porque no nosso programa falamos uma língua (projeto) totalmente diferenciado do que aí está.

16:38:01 [Mediador] Mais uma rodada de perguntas dos jornalistas presentes.

16:38:07 [AiltonSousa] João Alves afirma que com ele Sergipe vai continuar no rumo certo. Déda diz ser a mudança. O que o povo sergipano pode esperar de Toeta no executivo estadual? O sr. tem experiência administrativa? Quais as prioridades e os projetos para melhoria de vida da população?

16:40:39 [ToetaChagas] Será que a promessa de João de continuar no rumo certo é realmente o que o povo quer? Será que por quatro mandatos esse rumo ainda não conseguiu ser encontrado? Precisaremos de quanto tempo para encontrar o rumo certo? Já o Déda, que diz ser mudança, passou por dois mandatos na prefeitura, e com um discurso de acabar com a mesmice, tenta enganar o povo. Será que ele já não é mesmice? O que nós colocamos é que temos um projeto de mudança, não promessas. Ou seja, é um projeto voltado para os ...

16:42:53 [ToetaChagas] trabalhadores do campo e da cidade. Essa é a diferença. Temos a certeza que quem conhece os problemas dos trabalhadores é o próprio trabalhador. Essa experiência eu tenho muito bem, o que nenhum deles tem, porque não lembram nem quando trabalharam, só quando administraram. Quanto às prioridades do nosso programa, elas partem justamente do projeto contra as reformas iniciadas por FHC e garantidas por Lula. Um projeto de rompimento com o imperialismo, contra a ALCA e o FMI, e com o fim do ...

16:43:43 [ToetaChagas] pagamento dos juros das dívidas externas e internas. Ou seja, viabilidade total das condições básicas para o povo de Sergipe e do Brasil.

16:43:46 [NanahAlves] E caso o senhor seja eleito, não será difícil governar sem que se tenha maioria representativa?

16:45:54 [ToetaChagas] Na situação atual da política estudual e nacional, existe independência da maioria dos representantes. Isso também faz com que a corrupção aflore. Lembremos da Reforma da Previdência, que foi paga com o Mensalão. Lembremos também dos Sanguessugas do Congresso, e de todos os tipos de corrupção no Estado e no país. O que valorizamos é a representação maior que é a dos trabalhadores de Sergipe e do Brasil.

16:46:02 [GilmaraAlmeida] No início da campanha, a imprensa local divulgou declarações do candidato afirmando ser vítima de ameaças que tinham como meta sua saída do processo eleitoral. O senhor já sabe de onde partiram tais ameaças e qual o real objetivo das mesmas?

16:48:46 [ToetaChagas] O que foi colocado pela imprensa, nem tudo teve o entendimento da realidade. O que nós criticamos é a condição do indeferimento da nossa candidatura pelo simples fato do meu afastamento do Sindipetro em tempo hábil. Lula faz campanha sem a necessidade de se afastar da presidência. João Alves faz campanha sem a necessidade de se afastar do governo. Será que os valores financeiros que existem no Sindipetro são maiores do que os valores financeiros de Sergipe e do Brasil? Quanto às ameaças, ...

16:49:32 [ToetaChagas] elas existem porque defendemos um projeto voltado para os trabalhadores e totalmente contra a burguesia, inclusive já temos processos de empresas terceirizadas da Petrobrás, em virtude da nossa candidatura.

16:49:43 [Mediador] Faremos agora mais uma rodada com perguntas dos internautas.

16:49:52 [Mediador] [Internauta] (Antônio Azevedo): O que levou o senhor a ser candidato a governador sem ter prévia experiência administrativa? Se considera preparado?

16:52:34 [ToetaChagas] O trabalhador tem toda a preparação, inclusive com participação da mídia, para se achar bem preparado para qualquer cargo administrativo. Se nós produzirmos a riqueza, temos a total condição de administrá-la, e não continuar deixando que os ricos administrem. Para existir a nossa candidatura na frente de esquerda, o critério adotado é que o candidato a governador fosse um representante dos trabalhadores, que estivesse à frente das lutas, que representasse uma categoria forte e que tivesse ...

16:52:46 [ToetaChagas] total compromisso com o projeto da frente.

16:52:56 [Mediador] [Internauta] (Mila): Como sindicalista, o sr. é favorável a uma revisão da legislação trabalhista? Que pontos você acha que são inegociáveis?

16:55:40 [ToetaChagas] Primeiro ponto inegociável: retirada de direitos. O governo Lula fez passar, através da Câmara, um projeto super simples, tentando mostrar que esse projeto valoriza a diminuição da carga tributária. Só que, por trás disso, tem algo de fundamental importância e altamente prejudicial à classe trabalhadora das micro e pequenas empresas, que são a perda do 13º salário, direito a férias, perda do FGTS e até o pagamento em dia dos seus salários. O super simples é uma fatia da reforma trabalhista. ...

16:57:21 [ToetaChagas] O capitalismo é cíclico. Foram feitas concessões, e agora ele retorna tirando direitos em virtude da manutenção da lucratividade das empresas. E o pior, com o apoio das centrais sindicais e da maioria dos sindicatos pelegos que defendem o projeto do governo Lula. Para existir uma reforma trabalhista, o projeto dos trabalhores deveria estar à frente de qualquer negociação.

16:57:32 [Mediador] [Internauta] (Paulo): Como governador o sr não poderia intervir nessa decisão, mas tem se discutido sobre o assunto e eu gostaria de saber se é a favor ou não da legalização da maconha?

17:01:03 [ToetaChagas] A situação em que vivemos faz com que a não legalidade da maconha constitua um crescimento do tráfico, e que esse processo que lida com cifras exorbitantes perpetue-se e até financie campanhas eleitorais, fazendo com que esse ciclo vicioso jamais seja exterminado. Se o financiamento de campanha traz a vitória de qualquer parlamentar ou administrador, a resposta será dada através da legislação ou administração em causa própria. Se existisse a legalização da maconha, estaríamos acabando com ...

17:01:53 [ToetaChagas] este ciclo, e temos a total certeza que seria favorável para o povo brasileiro e acabaria com o controle e uso das drogas pela burguesia.

17:02:12 [NanahAlves] "O trabalhador tem toda a preparação... se achar bem preparado" (toeta). O senhor acha que qualquer trabalhador pode administrar um Estado?

17:04:41 [ToetaChagas] A partir do momento que as propostas, o projeto de governo seja voltado para os trabalhadores, jamais poderemos dizer que a classe trabalhadora não tenha condição de exercê-la. Volto a dizer, se produzirmos a riqueza, temos condição de administrá-la. Quem administra uma casa é quem mora nela. Qualquer empresa pode ser administrada por quem trabalha nela, por que o Estado não pode ser administrado por quem faz parte dele e produz para ele? Temos que acabar com essa falsa conscientização de ...

17:05:23 [ToetaChagas] que não temos condição e só a burguesia tem. Temos exemplos de famílias que se perpetuam no poder. Será que eles já nasceram com essa condição? Ou foram preparados para isso?

17:05:47 [Mediador] Acontece agora a última rodada com perguntas de jornalistas.

17:05:50 [AiltonSousa] O PSTU não teme a possibilidade de deixar de existir, caso não atinja o percentual de votos estabelecidos pela cláusula de barreira?

17:09:01 [ToetaChagas] Nosso partido é um partido revolucionário. Estaremos construindo eternamente, até acontecer a revolução proletária. Se não conseguirmos mudar esta democracia dos ricos, que está cheia de cláusulas de barreira através da luta diária, só nos resta uma única opção e essa sabemos fazer. A discriminação em relação aos partidos pequenos são extremas. Nós enfrentamos todas as contradições dos poderesos ativam no dia a dia. Mas vai chegar o momento em que o povo, a classe trabalhadora não admitirá ...

17:09:24 [ToetaChagas] mais ser explorada, e a partir daí as barreiras serão quebradas.

17:09:32 [GilmaraAlmeida] Em seus discursos fala de educar os trabalhadores. Será que os trabalhadores não estão cansados de serem usados como bandeira de promessas de candidatos? Como conseguirá recursos para administrar o Estado e trazer benefícios para a população sem se curvar às imposições de instituições financeiras, nacionais e até internacionais?

17:10:41 [Mediador] A repórter vai repetir a pergunta.

17:11:15 [GilmaraAlmeida] Como conseguirá recursos para administrar o Estado e trazer benefícios para a população sem se curvar às imposições de instituições financeiras, nacionais e até internacionais?

17:13:54 [ToetaChagas] Para levar à frente o nosso projeto de governo, temos que parar de pagar a dívida externa, pois o governo Lula, nesses quatro anos, pagou 520 bilhões de reais de juros da dívida, mais que os 8 anos de governo FHC. Este dinheiro deveria ser aplicado para resolver os problemas do povo brasileiro, e não para financiar banquetes dos grandes empresários das multinacionais e dos banqueiros. Se deixamos de pagar essa dívida, sobra dinheiro para duplicar as verbas para a educação, saúde, moradia, ...

17:14:25 [ToetaChagas] segurança pública, acabar com o desemprego, fazer a reforma agrária, etc.

17:14:30 [NanahAlves] “O que nós criticamos é a condição do indeferimento da nossa candidatura pelo simples fato do meu afastamento do Sindipetro em tempo hábil” (Toeta). Isso significa que provavelmente o senhor não possa assumir, caso eleito? ... Aproveito para perguntar se a sua campanha chega aos quatro cantos do Estado, além do que é veiculado no programa eleitoral? De que forma tem sido a atuação do candidato nos municípios sergipanos?

17:18:07 [ToetaChagas] O indeferimento existiu por um equívoco da data do documento enviado. Assim que tivemos informação do fato, regularizamos a situação através do envio da ata de reunião de afastamento do Sindipetro, que foi dia 23 de maio, seguindo a Lei Eleitoral. Colocamos também o documento que evidencia o equívoco pelo próprio trabalhador, e agora estamos apenas aguardando a normalização com o julgamento do processo do recurso. Se ganharmos, assumiremos tranqüilamente o cargo. Nossa campanha não tem ...

17:19:58 [ToetaChagas] condição de chegar aos quatro cantos do Estado, a não ser pela divulgação no horário eleitoral, pois não temos a condição financeira para tal. Nossa campanha é financiada pelos trabalhadores. Conseqüentemente, é uma campanha pobre. Os únicos municípios que tivemos condição de visitar foram os mais próximos da capital.

17:20:28 [Mediador] Como o nosso Chat tem a duração de 1h30, logo após as perguntas do internautas encerraremos.

17:20:39 [Mediador] [Internauta] (Candice): O que o sr. vai fazer se o TSE não julgar sua candidatura possível faltando poucos dias para as eleições?

17:23:36 [ToetaChagas] Se o julgamento, o deferimento da nossa candidatura for negativo, ainda temos condição de novo recurso e conseqüentemente chegaremos ao dia 1º de Outubro com toda propaganda, a vontade de lutar para mudar esse Estado e o nosso país. Mas temos a total certeza que isso não vai acontecer, pois seria muito contraditório indeferir uma candidatura de um trabalhador que não está submetido a nenhuma falcatrua, corrupção, que não tem processo algum no Ministério Público, TCU, como os candidatos do ...

17:24:33 [ToetaChagas] PFL e do PT, e no entanto as suas candidaturas continuam normais, sem nenhuma impugnação ou cassação. É vergonhoso mas é verdade.

17:24:44 [Mediador] [Internauta] (Marcinha): Um bom político deve conhecer a realidade do povo e suas necessidades para ter boa qualidade de vida. De forma concreta, quais ações e projetos o senhor considera prioritários para atender as necessidades da população de Sergipe?

17:29:04 [ToetaChagas] Primeiro, acabar com o desemprego. O povo não precisa de esmola como é o Bolsa-Família. O povo precisa de emprego, salário, terra e trabalho. A partir disso, as necessidades prioritárias são voltadas à saúde pública e eficiente, educação pública, gratuita e de qualidade, moradia de qualidade para todos através de um projeto de obras públicas, onde serão construídas milhares de casas, e criados milhares de empregos. Se visualizarmos a classe trabalhadora e a respeitarmos, saberemos as ...

17:29:40 [ToetaChagas] verdadeiras necessidades do povo pobre. E isto não é feito por nenhum desses políticos que aí estão, a não ser na época das eleições.

17:29:59 [NanahAlves] voltando a pergunta anterior... Os prazos não que devem ser cumpridos? A lei não exige um afastamento prévio para quem faz parte de sindicato?

17:32:47 [ToetaChagas] Esse prazo é de 4 meses, e esse prazo foi cumprido. O que houve foi um equívoco do documento enviado para o TRE, e que foi regularizado assim que tivemos a informação. O que nós questionamos é porque Toeta como dirigente sindical tem que afastar do sindicato. E o Lula, como presidente, não precisa se afastar para fazer campanha? E o João Alves, como governador, também não precisa? Isto não é contraditório? Por que a lei só serve para um dirigente sindical?

17:32:57 [Mediador] [Internauta] (Gabriel Souza e Paulo Neto): O senhor é a favor da transposição? Acredita que ela resolverá o antigo problema da seca do sertão? Por que o senhor não fez nenhuma visita ao sertão?

17:36:21 [ToetaChagas] Somos totalmente contra a transposição em função desse projeto não levar em consideração as necessidades do povo pobre (sertão), e sim as necessidades dos grandes empresários do Norte/Nordeste do país. Se houvesse interesse de resolver o problema da seca do sertão pelos eternos administradores do nosso Estado, isso já deveria ter sido feito a muito tempo. Só que o que eles querem é a continuidade da dependência do sertanejo e utilizá-la nas eleições. Se é possível fazer uma transposição do ...

17:38:20 [ToetaChagas] Rio São Francisco para o Ceará, imagine trazer a água para o sertão de Alagoas e de Sergipe. O que falta é compromisso e vontade política. Nós não temos condição de visitar o sertão em virtude da nossa campanha não ter dinheiro suficiente pois quem banca são os trabalhadores e os trabalhadores já são altamente explorados. E nós não aceitamos, de forma alguma, dinheiro vindo de empresários ou banqueiros. Isso é coisa de João e de Déda.

17:38:26 [Mediador] [Internauta] (Junior): O que é a ‘repactuação’ tão falada no programa eleitoral do Partido. O que representa isto para a sociedade?

17:41:34 [ToetaChagas] Repactuação é uma retirada do direito à previdência complementar, ou seja, uma aposentadoria de qualidade e isso é diretamente ligada à classe petroleira. Foi uma tentativa da Petrobras, Petros e da FUP, seguindo um projeto do governo Lula à mando do imperialismo, e que sofreram uma tremenda derrota. Os petroleiros ativos, aposentados e pensionistas, dando um exemplo de luta e união, disseram não à repactuação. Para a sociedade, isso tem tudo a ver com a reforma da previdência. Lula fez a ...

17:43:38 [ToetaChagas] primeira reforma paga com o Mensalão, e tanto ele quanto Alckmin já prometeram fazer a segunda, onde os trabalhadores só aposentarão com 65 anos de idade. Brevemente, se esse projeto político continuar, morrerremos nos próprios locais de trabalho. Por isso, pedimos por voto em Heloísa Helena para presidente e Toeta governador, 16. Vote em quem luta, pois só a luta muda a vida.

17:43:43 [Mediador] [Internauta] (Lucas Rosário): Candidato, há uma carência considerável de policiais civis em boa parte das cidades do interior do Estado, problema, inclusive, já assumido pelos sindicatos ligados à categoria e pela própria cúpula da Instituição. Para normalizar a situação seria necessário um concurso que oferecesse pelo menos mil vagas para o cargo de agente da Polícia Judiciária. Caso seja eleito, realizaria este concurso?

17:46:39 [ToetaChagas] Como nosso projeto é voltado para o trabalhador, os policiais serão tratados como qualquer funcionário público, ou seja, deverão ter bons salários, condição de trabalho com redução de risco, redução de jornada e valorização da classe. Temos proposta de duplicar o valor do salário mínimo em 2007, e seguir em busca do valor real que deveria ser o mínimo, pelo DIEESE, de 1.447 reais. A realização de concurso é algo que baseia o nosso projeto, não só para policiais como para todas as ...

17:48:42 [ToetaChagas] categorias, assim como auditoria em todos os órgãos do governo que estão submetidos à corrupção generalizada. A necessidade de segurança pública não é somente na capital, é em todo o Estado, e a insegurança só existe porque vivemos num Estado, num País de diferenças sociais. O que queremos é acabar com essas diferenças, um país socialista.

17:48:52 [Mediador] [Internauta] (José Vieira): Gostaria de saber do senhor candidato se após às eleições para governador continuará na política almejando uma futura candidatura nas eleições municipais?

17:52:28 [ToetaChagas] Nós seguimos um projeto do partido. Nosso partido é centralizado e a determinação vem da sua militância da sua base partidária, ou seja, da classe trabalhadora e da juventude. Na Petrobras, sofremos um abandono dos parlamentares eleitos, e esta categoria necessita de uma representatividade neste campo. Se os trabalhadores sentem necessidade de uma nova liderança e exigirem a nossa participação nas eleições municipais, isso será tratado e debatido no partido e conseqüentemente, existirá uma ...

17:52:47 [ToetaChagas] posição valorizando e viabilizando a classe trabalhadora.

17:52:57 [Mediador] Toeta Chagas, o senhor pode ficar à vontade para fazer as considerações finais que quiser.

17:55:51 [ToetaChagas] Primeiro agradecemos à iniciativa da Infonet e este sim é um processo democrático. Alertamos ao povo de Sergipe que o nosso projeto é diferente de tudo que está colocado. O que queremos é uma verdadeira mudança, que seja voltada para os trabalhadores, a juventude e o povo pobre. Os trabalhadores e a juventude são os verdadeiros responsáveis pela mudança desta política, e não podemos esperar muito tempo continuando a sofrer com a exploração da classe dominante. Temos que tomar uma posição ...

17:57:07 [ToetaChagas] imediata e esta deverá ser na forma do voto. Votem em Heloísa Helena para presidente e Toeta para governador, 16. Votem em quem luta, pois só a luta muda a vida. E continuaremos lutando a partir do dia 2 de outubro, mesmo sendo eleitos.

17:57:17 [Mediador] O Chat com o candidato Toeta Chagas está encerrado. A Infonet agradece a participação do candidato, dos jornalistas convidados e dos internautas.

(0)