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  Infonet Eleições 2006
 

Propagandas curtas têm mais audiência que horário eleitoral, dizem especialistas


29/08/2006, 09:24


Iniciado há quatro semanas, o horário eleitoral no rádio e na televisão desperta pouco interesse e tem influenciado cada vez menos as intenções de voto dos eleitores. A avaliação é de especialistas e institutos de pesquisas que atuam na área.

De acordo com eles, as propagandas políticas curtas, veiculadas durante a programação normal das emissoras, podem ser mais eficientes no sentido de informar os eleitores sobre as propostas dos candidatos. Essas propagandas também ocupam um espaço gratuito para o partido. O tempo de inserção depende, entre outros fatores, da representatividade da legenda e do número de partidos coligados em torno de uma chapa.

“As propagandas políticas curtas têm mais audiência porque pegam carona nas novelas, telejornais, partidas de futebol”, explica o publicitário Orlando Pacheco, responsável pela campanha de um candidato a governador do Distrito Federal. Segundo ele, existe muito descrédito em relação aos políticos. Por conta disso, a população assistiria com desconfiança ao horário eleitoral, o que não acontece com as inserções de 30 segundos. “Elas pegam as pessoas desprevenidas.”

Mudança na intenção de voto

O diretor do instituto de pesquisas Vox Populi, João Francisco Meira, afirma que as propagandas curtas podem inclusive mudar a intenção de voto ou levar indecisos a dirigir votos a determinado candidato. “Essas pequenas inserções comerciais são altamente comunicativas, porque chegam a todos os eleitores, inclusive os que não gostam de política e que normalmente não assistem ao horário eleitoral”, destaca Meira.

Ele acredita que os publicitários deveriam dedicar mais atenção às inserções menores. “É preciso ter um plano de mídia que leve em conta o tipo de audiência. Mas em geral, as campanhas usam a mesma propaganda para todos os horários. Com isso, perdem capacidade de comunicação. É necessário comunicar-se corretamente."

Pelas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do horário eleitoral, os partidos com candidatos à Presidência da República ainda têm direito a seis minutos diários, inclusive aos domingos, para divulgação de inserções de até 60 segundos, distribuídas ao longo da programação.

As emissoras ainda precisam reservar 30 minutos diários da programação, de segunda a domingo, para veiculação de inserções de candidatos a governador, senador e deputado (federal, estadual e distrital). As inserções são de seis minutos para cada cargo em disputa.

 

 

Fonte: Agência Brasil

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