BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

Chat Eleições 2006 com João Fontes, candidado ao governo


22/08/2006, 18:00


Fontes participa do Chat Eleições 2006 do Portal Infonet
João Fontes, candidato ao governo de Sergipe pelo PDT, acaba de participar do Chat Eleições 2006 da Infonet. Ele respondeu perguntas dos internautas e dos três jornalistas convidados: George Washington, João Augusto, ambos do Cinform, e Paulo Rolemberg, do Hora do Povo.

Durante o bate-papo, João Fontes falou sobre diversos assuntos relacionados à sua candidatura e ao seu plano de governo. Fez críticas aos candidatos oponentes mais fortes e enfatizou seu trabalho como deputado federal e sua luta contra a corrupção. Fontes esclareceu ainda as dúvidas sobre seu polêmico apoio à Heloísa Helena e sobre o boato de que sua candidatura seria financiada por João Alves Filho (PFL) como estratégia para forçar um segundo turno.

O candidato afirmou que trará uma nova forma de governar e que está confiante em ir para o segundo turno. E finalizou: "Me apresento como alternativa, como a opção ao povo de Sergipe. Quem quiser conhecer mais as minhas propostas e o meu plano de governo, e a minha história poderá, é só acessar o endereço: http://www.joaofontes12.can.br".

Confira o Chat com João Fontes na íntegra:

15:55:13 Mediador entra na sala

15:55:30 [Mediador] Boa tarde!

15:56:01 [Mediador] Logo mais, às 16 horas, terá início mais um Chat Eleições 2006 da Infonet. O convidado de hoje é o candidato ao cargo de governador de Sergipe pelo PDT, João Fontes.

15:57:09 [Mediador] Os jornalistas convidados a participar do Chat de hoje são George Washington e João Augusto, do Cinform, e Paulo Rolemberg, do Hora do Povo.

15:57:37 [Mediador] Internautas e jornalistas terão uma hora e meia de bate-papo para questionar o candidato sobre os mais variados assuntos.

15:57:54 [Mediador] Os jornalistas já se encontram na sede da Infonet.

16:00:13 JoãoAugusto entra na sala

16:02:16 GeorgeWashington entra na sala

16:03:06 [Mediador] O candidato também está na sede.

16:03:13 JoãoFontes entra na sala

16:04:00 PauloRolemberg entra na sala

16:04:20 [Mediador] O Chat terá uma rodada com perguntas de jornalistas, seguida de uma rodada de perguntas dos internautas, e assim sucessivamente.

16:05:13 [Mediador] O Chat terá início agora com a primeira rodada de perguntas dos jornalistas.

16:05:25 [PauloRolemberg] O prefeito de Umbaúba, Zé de Francisquinho, que é do seu partido aderiu a campanha de Marcelo Déda, isso demonstra que a candidatura do senhor não é um consenso dentro do partido?

16:06:59 [JoãoFontes] Primeiro o zé de francisquinho é do pdt mas há mto tempo apooiava João Alves, oriundo do PDT de Almeida Lima não só ele como outros prefeitos do PDT nunca apoiaram candidatura do partido, já é fato de conhecimento. Apenas não quis nem tirar o prefeito de umbaúba que apoiam outras candidaturas

16:08:11 [GeorgeWashington] O senhor fala muito em coerência, em seus discursos, entrevistas e programa político. Por que, então, o senhor ao deixar o PT, por coerência, não acompanhou a turma que abandonou o partido junto contigo (o Babá, a Heloísa Helena, a Luciana Genro), e não se filiou ao P-Sol, mas ao PDT?

16:10:45 [JoãoFontes] Antes mesmo de ser expulso do pt que eu tive um encontro com heloísa e brizola presidente do pdt à época, quando assumi o compromisso de ingressar no pdt, que já era prevista a nossa expulsão do pt. Eu deixei claro pra heloísa, babá e luciana genro que não viria para o PSOL, até ajudaria a fundá-la, como fiz, mas que as pessoas que vinham se integrar ao PSOL, oriundas do PSTU, não representavam a lina de pensamento que eu quero para o país, apesar de respeitá-los.

16:11:38 [JoãoFontes] Fato conquistei o respeito do tres e mesmo sem pertencer ao PSOL e todas as vezes que eles vieram a aracaju em todas fui eu que os recebi... e heloísa tem explicado bem minhas razões de filiação ao pdt e dito publicamente que apoia meu projeto político em razão do respeito a nossa luta conjunta no congresso nacional

16:11:52 [JoãoAugusto] Candidato, o presidenciável do seu partido, o PDT, e que não me parece ser o seu tem como prioridade a educação. O que o senhor tem de proposta para esta área para a população sergipana?

16:14:19 [JoãoFontes] Nao parece não, não é o meu candidato. É uma posição muita clara e é do conhecimento do partido, visto que cristóvão buarque não representa a bandeira do trabalhismo, apesar de respeitá-lo... defende a política economica do governo Lula, como defendeu a de FHC. Em relação à educação, é prioridade da nossa proposta de governo até porque é a proposta do nosso partido, como exemplo deixado por Darci Ribeiro, encampado por Brizola que construiu os cieps tirando as crianças das ruas...

16:14:31 [JoãoFontes] colocando em tempo integral nas escolas. E é isso que vamos fazer em Sergipe

16:14:41 [Mediador] Após a primeira rodada de perguntas com os jornalistas, é a vez dos internautas fazerem suas perguntas.

16:14:45 [Mediador] [Internauta] (Júnior): Boa tarde , gostaria de saber qual ou quais serão os principais temas da sua campanha? Quais as suas propostas para a pecuária do estado?

16:18:00 [JoãoFontes] Boa tarde Júnior, nossos principais focos de atuação são a educação, a saúde, habitação, segurança pública, habitação, geração de emprego e renda e políticas sociais... E a agricultura e a pecuária estão dentro da nossas prioridades... Com relação à agropecuária temos como pontos básicos visto o descaso que se encontra esse setor em Sergipe, que não teve nos últimos anos por parte dos governos que passaram por esse período nenhuma prioridade. O Banese que poderia ter ajudado os pequenos...

16:20:41 [JoãoFontes] ...pecuaristas do nosso Estado não foi capaz para ajudá-los. A seca assola o sertão em nosso Estado, a comercialização, tanto na bacia leiteira na região de Glória, não encontrou por parte dos governos, redução de impostos para venda do leite, como tb a falta de irrigação e de plantas que adaptassem à região sertaneja, mantendo o homem no campo. Como resultado, encontramos o empobrecimento do pecuarista sergipano que não tem tb apoio tecnológico dos órgãos vinculados à Sec de Agricultura...

16:20:57 [JoãoFontes] ... cujos cargos são preenchidos por critérios políticos e não técnicos.

16:21:33 [JoãoFontes] ... é só ver os últimos nomeados, do pastor-sanguessuga (secretário de Albano) ao atual secretário que não tem muito conhecimento técnico da área. Apenas nasceu na cidade de Lagarto

16:21:37 [Mediador] [Internauta] (Maria e Marcos): O senhor não está tendo problemas com o candidato Toeta Chagas por causa do 'apoio' de Heloísa Helena?

16:24:09 [JoãoFontes] Boa tarde e obrigado pela pergunta. Não porque nós não estamos disputando a Guerra de Tróia pelo amor de Helena. Por coincidência nós apoiamos a candidatura de Heloísa que é a única novidade da política brasileira que se opõe aos dois projetos políticos gêmeos do pt e do psdb/pfl a nível federal. Ja tenho dito que em Sergipe os nossos adversários são o PFL DO governador joão alves, toda sua família e com albano franco, que deixou os amigos do outro lado, do lado do pt, e a candidatura do pt...

16:26:01 [JoãoFontes] ...que traz como porta-voz se proclamando mensageiro da mudança, Jackson Barreto, que Déda expulsou da prefeitura por corrupção em 1988, ex-aliado de João Alves; traz tb Valadares que no período que era governador de Sergipe mandou a polícia dar uma surra em Déda em praça pública; o pastor Heleno, que hoje se esconde pra não ser cassado em Brasília, já que integra o time dos sanguessugas; e o apoio do presidente Lula já conhecido em nosso país por ter montado a maior quadrilha de corrupção...

16:27:07 [JoãoFontes] ... da história de um país conforme denunciou o procurador-geral da república...Portanto, maria e marcos, Toeta é um querido amigo meu, que defende com justiça a causa do trabalhador e denuncia com firmeza as peripécias do governo FHC e sua outra cara-metade Lula.

16:27:14 [Mediador] Agora os jornalistas farão a segunda rodada de perguntas.

16:27:15 [PauloRolemberg] O senhor tem se decepcionado com os resultados das pesquisas?

16:29:24 [JoãoFontes] Não. Em primeiro lugar, não acredito mto nessas pesquisas que são desencontradas no país. Tenho dito no congresso que pesquisa eleitoral é um caso de polícia, e até propuz uma cpi pra investigar o mais importante instituto do país, o Ibope. Não consegui êxito porque se trata de uma entidade poderossísima e que sempre foi aliada dos governos. Aprovamos no Congresso uma lei que proibia a divulgação de pesquisa 18 dias antes das eleições, depois essa lei foi derrubada pelo entendimento do STF...

16:31:07 [JoãoFontes] ...sou vítima das pesquisas porque em 2002 fui eleito o deputado federal mais votado do PT, e nunca figurei em nenhuma das pesquisas divulgadas por vários institutos. Aparecia sempre seis candidatos do meu partido pontuados pelas pesquisas e o resultado da eleição mostrou-se diferente das pesquisas realizadas.

16:31:13 [GeorgeWashington] João, cá pra nós: por que deixar um projeto de reeleição a deputado estadual com amplas possibilidades de sucesso para disputar uma campanha espinhosa para Governo do Estado, onde, me parece, a disputa caminha para uma bipolaridade entre Déda e João Alves? O senhor vê chances de passar por cima das últimas pesquisas e "atropelar" os dois na reta final, ou seu projeto já aponta para 2008, numa provável disputa à Prefeitura de Aracaju?

16:31:38 [GeorgeWashington] Perdão, a deputado federal!!!

16:34:00 [JoãoFontes] George, com a candidatura do PDT a presidência da república, e a manutenção da verticalização, fiquei numa situação difícil em relação à reeleição de deputado federal, porque me obrigaria a ter em torno de 140 mil votos. Fato que no passado já deixou muitos candidatos que foram os mais bem votados fora do pleito, a exemplo de Carlos Britto, José Carlos Teixeira e Pedrinho Valadares na última eleição. Depois, não poderia deixar o meu partido sem candidatura em Sergipe porque prejudicaria (cont)

16:36:22 [JoãoFontes] os candidatos proporcionais. A vida tem sempre desafios pela frente, se às vezes os caminhos são difíceis, se as portas às vezes são fechadas, cabe a nós procurar a melhor janela para alcançar os nossos objetivos. Não concordo com o bipartidarismo implantado em Sergipe, quando parte da imprensa procura apenas apresentar as duas candidaturas oficiais, e esconde os demais candidatos. No passado, o PT sofreu com a restrição dos espaços que hoje lhe são abertos por parte da mídia. (cont)

16:38:20 [JoãoFontes] O bipartidarismo foi sepultado com o fim da ditadura militar. E o primeiro turno é justamente para que o eleitor tenha várias opções, e assim ser escolhida a melhor proposta. Em relação a 2008, sou um homem que vivo o momento presente, não faço política por profissionalismo, apenas por sonho. Apresentei até um projeto no congresso para limitar o número de mandatos tanto de prefeito, como de governador, presidente e parlamentares, porque entendo que política não é profissão, mas uma trincheira.

16:38:33 [JoãoFontes] ...pra ajudar a resolver os problemas da sociedade e melhora as condições de vida nosso povo.

16:38:40 [JoãoAugusto] O senhor é um deputado federal de poucos projetos. Seu mandato ficou visível pela expulsão do PT que propriamente por ações. Como o senhor pretende ser um governador com projetos e atitudes?

16:40:48 [JoãoFontes] Quem não tem conhecimento dos projetos que apresentei em Brasília pode fazer esse tipo de afirmação. O que pode ser dito é que eu não consegui aprovar projetos, como vários outros deputados atuantes em Brasília. Porque, no congresso, só se aprova projeto se for da base aliada do governo. Se eu não tivesse uma atuação destacada no congresso, em função dos meus projetos, requerimentos, participação de CPIs, nas comissões, não teria sido avaliado pelo DIAP, que é o instituto que acompanha(cont)

16:42:42 [JoãoFontes] a atividade parlamentar do congresso, como um dos parlamentares mais atuantes e influentes do Congresso Nacional. A minha expulsão do PT se deu em 2003, e em 2004, 2005, 2006 eu continuei a figurar como um dos mais importantes parlamentares do país. Fui até convidado pra transferir o meu domicílio eleitoral para vários Estados, a exemplo do que faz o dep. Babá que trocou Pará pelo RJ. Quem viu o programa do PDT na última segunda-feira, teve a oportunidade de ouvir da senadora Heloisa que ~(cont

16:42:55 [JoãoFontes] o deputado joão fontes teve uma das mais belas atuações que o congresso já viu.

16:43:04 [JoãoAugusto] Quais projetos? Cite algum importante. Aparecer batendo boca com Inocêncio Oliveira ou sendo papagoio de pirata nas CPIs pode-se dizer uma grande atuação?

16:45:55 [JoãoFontes] Fim da reeleição de presidente, governador, prefeito. Implantação no art. 37 da Constituição que torna obrigatório o aumento salarial a todos os servidores públicos do país quando aumentando o salário de deputado, juiz e promotor; fim da cobrança da CPMF nas contas-salário de trabalhadores e aposentadorias. Projeto que impede que qualquer juiz e promotor se afaste do cargo para concorrer a eleição no país, o que só seria permitido depois de 4 anos do afastamento; 21 emendas à Lei de (cont)

16:48:52 [JoãoFontes] Diretrizes Orçamentárias de 2003, jogando o superávit primário para zero, passando os recursos pagos da dívida externa para a revitalização do rio são francisco, reforma agrária, cumprimento do salário mínimo prometido por Lula na última campanha etc. Projeto de Lei que transforma em crime hediondo os desvios de recursos da administração pública. Emenda à MP256 que transfere 44 milhões para a conclusão da BR-101; emenda no valor de 60 milhões para o município de Aracaju contemplando um (cont)

16:50:32 [JoãoFontes] conjunto de 2 mil casas que o ex-prefeito Déda perdeu o prazo para que fosse dada a oportunidade que várias famílias sem teto construíssem as suas casas. Emenda do viaduto zambetão, que a cada mês se leva tratores e máquinas para aparentar que essa obra fantasma vai começar; emenda pra toda a drenagem do bairro Atalaia, em Aracaju; emenda para construção da primeira creche modelo de Aju no B América, tb perdido prazo pelo ex-prefeito Déda que não construiu uma creche sequer em nosso município..

16:51:23 [JoãoFontes] ...ponte ignácio barbosa ao augusto franco que visava interligar a zona norte a sul de aracaju criando uma nova opção de avenida para desafogar o transito na av beira mar. Em quase todos os municípios do Estado tem emendas do deputado João fontes

16:51:26 [JoãoFontes] cont

16:52:41 [JoãoFontes] Em relação à CPI a minha participação tem sido reconhecida em todo o país, tanto é assim que pertenço a um partido com 22 dep federais e as CPIs mais importantes (Mensalão, dos Correios e agora Sanguessugas) tenho sido escolhido por toda a bancada pra representar o PDT na comissão. Agora, Sergipe, a gente sabe que é um Estado que quando se faz sucesso lá fora, cria-se mta inveja. Não posso fazer nada

16:52:44 [Mediador] Após esta segunda rodada de perguntas com os jornalistas, voltamos às perguntas dos internautas da Infonet.

16:53:08 [Mediador] [Internauta] (João Andrade, Helber e Joana): João Fontes, o que senhor diz sobre esses boatos de que você é o candidato para levar as eleições pro 2º turno para favorecer João Alves. É verdade que é João Alves que está bancando sua campanha, financiando tudo, desde adesivos até carros de som?

16:56:00 [JoãoFontes] A política está tão desfigurada que o maior desafio para um homem de bem é querer entrar nesse processo. A mesma especulação é feita em relação a Heloísa Helena quando mtos pilantras da vida pública do nosso país, e até orgãos de comunicação importantes como a Folha, trazem afirmação do senhor Tarso Genro de que Heloísa atua como 'laranja' de Alckmin, o que é um verdadeiro absurdo. O que mais impressiona é que esse fato foi levantado pelo dep Jackson que Sergipe todo conhece pelas suas (cont)

16:58:04 [JoãoFontes] peripécias na vida pública. Saiu da prefeitura expurgado pelo deputado estadual Marcelo Déda, quando votou pela cassação de Jackson por corrupção. Talvez, que o Jackson tenha colocado isso, porque Sergipe acompanhou o que aconteceu em 98, quando ele se aliou ao governador na época Albano, coincidentemente, depois da venda da energipe, quando afirma José Carlos Teixeira, seu antigo companheiro, que ele recebeu 12 milhões de reais. Quero lhe assegurar, que nunca votei no gov. João Alves (cont)

16:59:33 [JoãoFontes] sempre contestei a pol´tiica do PSDB e do PFL. Então, esse tipo de especulação se passa na cabeça e na mente das pessoas que não tem compromisso com a verdade. Somos um estado pequeno, onde todos se conhecem, e o tempo mostrará que essa especulação é pura invenção daqueles que queriam me obrigar a ter que ir pra o lado dos mensaleiros, sanguessugas que constestei no congresso

16:59:39 [Mediador] [Internauta] (Mila e Thiago Libório): João Fontes. O sr. tem investido bastante na divulgação de sua candidatura aqui em Aracaju, não deixando nada a desejar em relação aos dois candidatos que lideram as pesquisas e que têm as máquinas do governo a favor. Neste ponto o sr. "tem chegado junto". O que falta para alavancar de fato sua candidatura?

17:03:11 [JoãoFontes] Tenho encontrado mtas dificuldades para arranjar recursos financeiros para minha campanha. No Brasil, diferente dos outros países do mundo, quando a própria militância e a sociedade participam financeiramente das campanhas políticas, os recursos são doados a candidatos que tem mais chances de ganhar ou que aparecem mais bem citados nas pesquisas, porque existe uma relação promíscua entre os doadores de campanha e a maioria dos candidatos, porque existe uma troca para financiar as campanhas(cont

17:04:24 [JoãoFontes] e depois tirar esse dinheiro nos contratos superfaturados. Portanto, não há doação nesses casos, e sim negócios. E como eu sou ruim de negócio escuzo fica difícil arranjar recursos com a maioria dos empresários. Isso só vai ser amenizado quando aprovarmos a reforma política e se implante o financiamento público de campanha.

17:04:54 [Mediador] [Internauta] (Alexandre H. Lino): O que o senhor acha do "bolo" do candidato João Alves na última sabatina virtual do Infonet?

17:06:11 [JoãoFontes] Caro Alexandre, quem tem que falar sobre João Alves é o próprio. No meu caso, fiz questão de comparecer porque estou tendo uma grande oportunidade para conversar com os internautas

17:06:15 [Mediador] Faremos agora a última rodada com perguntas dos jornalistas.

17:06:20 [PauloRolemberg] O senhor diz que irá para o segundo turno? Tem algum adversário de preferência? O senhor buscará o apoio dos candidatos que ficarão de fora do 2º turno?

17:08:45 [JoãoFontes] Na realidade, João Alves e Déda vão se degladiar para enfrentar João Fontes no 2o turno. Quero fazer aliança no 2o turno com o povo, a sociedade, para que não acontecer o loteamento do Estado que é sempre feito quando acontece o 2o turno. Não tenho preferência por nenhum dos candidatos, vou apenas esperar depois de 1o de outubro quem será o nosso adversário

17:08:49 [GeorgeWashington] João Fontes, como o senhor enxerga a atual situação do Estado de Sergipe? Pelo que o atual governador do Estado, João Alves Filho, expõe em seus programas eleitorais, Sergipe parece uma Suíça, e não precisaria mudar o rumo.

17:12:02 [JoãoFontes] Em época de eleição se mente muito. É como um rapaz bêbado querendo conquistar uma garota no 1o encontro. Como a minha campanha tem o lema de 'Coragem pra Mudar' acredito que a maior coragem é assistir um programa eleitoral quando a gente conhece tudo que se passa em nosso Estado e vê que é diferente da realidade maquiada nos programas políticos. Nao so pelo governador João Alves, que depois abordarei, mas tb, pelo ex-prefeito Déda, que estou teatro e cinema, sabe representar mto bem (cont)

17:15:21 [JoãoFontes] às vezes melhor do que pra mim o maior ato vivo Tom Hanks naquele filme Forest Gunp, um contador de história, que bateu recorde de bilheteria no mundo inteiro. João Alves domina a política de Sergipe há mais de 30 anos, teve todo o tempo pra melhorar a segurança pública, a saúde, a educação, a citricultura e gerar empregos para os nossos jovens que saem para o mercado de trab sem perspectiva. Boa parte dos hospitais do interior ficou fechada durante mtos anos, e reabrem apenas agora no (cont)

17:18:14 [JoãoFontes] período eleitoral. As escolas no interior, muitas não funcionam e estão caindo aos pedaços. O IPES, aqui ao lado da Infonet. parece mais que presta atendimento a indigentes. Os servidores são massacrados, com salariais achatados. O Déda, que eu ajudei a eleiger em 2000 pq pregava um discurso de mudança, que iria desprivatizar a prefeitura, que ia acabar com a mesmice, se aliou aos seus adversários de 2000, que eram amigos de João (cont)

17:20:18 [JoãoFontes] Déda mudou doi de amigos, manteve o contrato dos parquímetros, não fez licitação do transporte público, o contrato do lixo continua emergencial, manteve o contrato lesivo ao interesse público dos parquímetros, desviou recursos da saúde para contratar shows superfaturados, fato que o levou para a Veja na Micareta Picareta, aproveitou um contrato feito por Almeida em 96 da av. São Paulo e sem licitação, sete anos depois, contratou mais de 20 milhões de reais com a empresa queiroz galvão (cont)

17:20:31 [Mediador] Como o nosso Chat tem a duração de 1h30, logo após próxima rodada de perguntas do internautas encerraremos.

17:22:05 [JoãoFontes] e agora vai ter que responder no TCU. Não aproveitou os 60 milhões de reais por incompetência que o dep joão fontes colocou de emendas para o município de aracaju, mesmo no governo do compradre Lula. Então, são dois projetos iguais. Apenas maquiados de forma diferente. Um aparece como novo, sendo velho, e o outro um velho conhecido, que agora se apresenta com toda a sua família, como se Sergipe fosse de sua propriedade.

17:22:09 [JoãoAugusto] O governador João Alves nas eleições passadas afirmou que acabaria com a cobrança antecipada do ICMS e que daria segurança a população. Não cumpriu. O ex-prefeito Marcelo Déda prometeu tirar as crianças das ruas e não o fez e está prometendo novamente em sua campanha para o Governo. Isto só para citar algumas promessas não cumpridas dos dois adversários. O senhor pode nos dizer o que efetivamente pode prometer e cumprir nos primeiros dias de seu mandato, caso seja eleito?

17:24:44 [JoãoFontes] Eu defendo que o político que não cumprir as suas propostas de governo aprsentadas na eleição deve ser cassado, numa avaliação feita pela população depois de dois anos do seu mandato, como acontece em outros países, o chamado recall. João Alves além de ter prometido acabar com o ICMS antecipado, aproveitou o final do governo albano franco e propôs o aumento do ICMS de alguns produtos com alegaçao de que iria pra pobreza, o que é um verdadeiro absurdo, aumentar a carga tributária (cont)

17:25:12 [Mediador] Prezados internautas, por uma questão de tempo, não selecionaremos mais perguntas. As perguntas da última rodada já foram definidas.

17:26:14 [JoãoFontes] somente com essa arrecadação até dez de 2005, o Estado arrecadou mais de 50 milhões de reais, apenas para ilustrar. E fico mto triste, quando eu vejo as crianças de Aracaju continuarem nas ruas a mendicar, sem escolas, sem creches. Promessa feita por Déda nas campanhas de prefeito.Tenho dito onde aprsento o meu plano de governo, que não farei nenhuma proposta que não possa ser concretizada, e isso vc pode cobrar no futuro, João

17:27:26 [JoãoFontes] só prometerei aquilo que for cumprir. Como fiz como deputado federal, mesmo que pra ser fiel às minhas promessas, custou a minha expulsão do PT por não votar na reforma da previdencia, a cobrança da CPMF, a diminuição do salário mínimo

17:27:54 [Mediador] Agora a última rodada com perguntas dos internautas.

17:27:58 [Mediador] [Internauta] (Mila): Em 2002, o sr. declarou ter gasto 40 mil na campanha para Deputado, fato contestado por um jornalista, que disse não ter saído por menos de um milhão. E agora? Quanto está investindo? Quem apóia o Sr.? O Conal ainda participa de sua campanha?

17:31:07 [JoãoFontes] Em 2002, a maior parte dos custos da minha campanha foi paga, como é esse o procedimento, pela candidatura majoritária (televisão etc). O jornalista que fez essa afirmação leviana já foi condenado na Justiça em uma ação por mim impetrada no valor de 12 mil reais, mais custas de honorários e processo, por ter feito a acusação caluniosa, difamatória e injuriosa. Declarei à Justiça eleitoral que gastaria até um milhão de reais, as minhas contas estão no site do TRE, inclusive constará (cont)

17:32:51 [JoãoFontes] a relação dos doadores. Deverei, contudo, gastar em torno de 300 mil reais. O Conal, como instituição, nunca apoiou candidatos. Agora, é natural, que sendo eu pertencente ao conselho citado, tenho a simpatia dos meus companheiros, como tb tenho o orgulho de ter como vice da minha chapa, o Paulo Valiati, que tb é fundador do Conal,foi seu 1o pres. e é um membro atuante da instituição

17:32:56 [Mediador] [Internauta] (Silvia e Thiago): Por que ser candidato a Governo do Estado quando o senhor poderia continuar com o trabalho como deputado federal, caso fosse reeleito? Seria uma estratégia para tentar ser prefeito da capital futuramente?

17:33:37 [JoãoFontes] Sílvia e Thiago, essa pergunta eu já tive a oportunidade de responder no começo do chat.

17:33:47 [Mediador] João Fontes, o senhor pode ficar à vontade para fazer as considerações finais que quiser.

17:36:17 [JoãoFontes] Quero agradecer a oportunidade de estar aqui respondendo às perguntas dos internautas e jornalistas convidados. Acredito que tive a oportunidade para que vocês pudessem conhecer melhor as minhas propostas, já que na televisão tenho o tempo limitado de apenas 1 min e 38 segundos. Sei que é um grande desafio enfrentar duas máquinas poderosas que se apresentam propondo mudanças que não vão acontecer pelo que apresentaram os candidatos oficiais desses dois projetos: João Alves (cont)

17:38:32 [JoãoFontes] (prefeito de Aracaju e governador por 3 vezes) e Déda, prefeito de Aracaju por duas vezes, tornando-se conhecido daqueles que querem enxergar com a verdade a sua passagem pela prefeitura de Aracaju. Tenho certeza que se Déda fizer pelo Estado o que fez por Aracaju, poderá ter mtos problemas no futuro. Não só ele, como todos nós. Me apresento como alternativa de rompimento com essas duas candidaturas, dando a opção ao povo de Sergipe a ter mta coragem para romper com o velho discurso (cont)

17:39:05 [JoãoFontes] do bipartidarismo. Quem quiser conhecer mais as minhas propostas e o meu plano de governo, e a minha história poderá acessar o endereço: http://www.joaofontes12.can.br

17:39:14 [Mediador] Caros internautas, gostaríamos de esclarecer que o Chat Eleições 2006 está sendo um sucesso. A participação de vocês é essencial para o desenvolvimento do mesmo. Para exemplificar, em poucos minutos depois do início do chat de hoje, já contávamos cerca de 100 perguntas. Como as regras do Chat contam com o horário fixo para todos os candidatos de uma hora e trinta minutos, procuramos agrupar internautas com perguntas repetidas, para atender maior número de participantes.

17:39:24 [Mediador] Agradecemos sua compreensão e contamos com vocês no próximo Chat Eleições 2006.

17:39:48 [Mediador] O Chat com o candidato João Fontes está encerrado. A Infonet agradece também a participação do candidato e dos jornalistas convidados.

17:39:59 [Mediador] Nosso próximo bate-papo será com o candidato ao governo do Estado pela Coligação ‘Sergipe Vai Mudar’, Marcelo Deda (PT), terça-feira, dia 29 de agosto.

17:40:11 [Mediador] Acompanhe e participe!

(0)