BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

Financial Times acredita em reeleição de Lula no 1º turno


15/08/2006, 15:06


O jornal britânico 'Financial Times' de hoje, 15, dedica quase uma página à possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reeleger no primeiro turno das eleições deste ano. Afirmando que Lula "passou por cima" dos escândalos de corrupção do PT, o jornal britânico classifica o presidente de "resistente" e destaca a vantagem que ele tem mostrado nas pesquisas de intenção de voto.

 

Para o jornal, a explicação para o desempenho está tanto no próprio candidato como nos eventuais problemas da oposição. A principal vantagem de Lula estaria, segundo o Financial Times, na percepção de que ele está "beneficiando os pobres do país com uma economia bem-administrada".

 

Dificuldades e obstáculos

 

O jornal destaca também as dificuldades do principal adversário do presidente, Geraldo Alckmin, de fazer ataques frontais, já que seu programa tem muitos pontos em comum. "Muitos eleitores podem se perguntar quais são as diferenças entre os dois e por que arriscar em uma mudança", afirma o jornal.

 

No entanto, o Financial ressalta os obstáculos diante de Lula, que estaria tirando proveito de "uma alta periódica da economia". Para o periódico, a lista de desafios e problemas é longa: investimentos do governo mal direcionados, carga fiscal alta, leis trabalhistas datadas, regulamentações confusas e judiciário imprevisível.

 

O Financial Times também aponta para o maior tempo de Alckmin no horário gratuito eleitoral como um problema para os planos do presidente. Mas ressalva: "Isso deve pesar em seu favor (de Alckmin) - desde que os eleitores não fiquem cansados nas quase sete semanas de campanha".

 

 

Fonte: Terra

(0)