BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

Programa Café com o Presidente é suspenso


26/06/2006, 14:58


O Café com o Presidente, programa de rádio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, veiculado às segundas-feiras, deixa de ser transmitido a partir desta semana, em atendimento a determinação da legislação eleitoral.

Conforme a Lei 11.300 de 2006, a chamada minirreforma eleitoral, que alterou o calendário das eleições, os programas de rádio e de televisão apresentados ou comentados por candidatos devem sair do ar não mais no dia 31 de julho, como previa a lei anterior, mas imediatamente a partir da realização da convenção partidária que oficializa a candidatura.

Devido à indicação do nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, hoje, na Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores, o Café com o Presidente ficará suspenso.

Café com o Presidente

Sob a supervisão geral da Secretaria de Comunicação Estratégica (Secom), então a cargo do ministro Luiz Gushiken, o Café com o Presidente entrou no ar em 15 de dezembro de 2003, com edições quinzenais de seis minutos, produzido pela Radiobrás com o apoio técnico da empresa Toda Onda Comunicação, contratada para a confecção do programa e também para capacitar os profissionais da Radiobrás. Em janeiro de 2005, a Radiobrás assumiu a produção integral do Café.

Oito meses depois, em setembro, as edições passaram a ser semanais, veiculadas em quatro horários: às 6h30, 7h, 8h30 e 13h, às segundas-feiras. Com a perda de status de ministério da Secom, em 2005, a supervisão geral foi assumida pela Secretaria Geral da Presidência da República, pasta do ministro Luiz Dulci.

Em formato de entrevista, as edições do programa resultavam numa conversa informal entre o presidente e o apresentador Luiz Fara Monteiro. A pauta sempre tentou enfocar temas em evidência na semana ou os eventos que fariam parte da agenda do presidente.

Assuntos mais críticos não foram evitados. Em mais de um programa, Lula abordou denúncias de corrupção contra integrantes do governo. Um levantamento realizado pela Radiobrás estimou que aproximadamente 1.300 rádios retransmitiram voluntariamente o programa, na íntegra ou em partes, toda segunda-feira. Além disso, o Café com o Presidente foi citado freqüentemente no noticiário das agências na internet, de emissoras de televisão e de jornais impressos.

A gravação e a edição do programa Café com o Presidente envolveram o trabalho de sete profissionais das áreas técnica e jornalística da Radiobrás. Os técnicos de som Marco Antônio Moreira e José Ageu Silva foram os responsáveis pela captação do áudio. A sonoplastia ficou a cargo de Leleco Santos. Na equipe de jornalismo, o programa teve a apresentação de Luiz Fara Monteiro, a produção de Anelise Souza e Spensy Pimentel e a edição de Helenise Brant.

Fonte: Agência Brasil

(0)