BUSCA NO CANAL
 
  Chat
  Calendário
  Divulga 2006
  Eleitorado
  Links
  Notícias
  Partidos
  1º Turno
  2º Turno
  ANOS ANTERIORES
  2004
  2002
  2000
  1998
  1996
 
 
  Infonet Eleições 2006
 

PMDB pode se coligar com PT ou ter candidato próprio


07/06/2006, 11:12


A decisão do TSE em só permitir coligações nos estados entre partidos que estejam coligados nacionalmente ou entre aqueles que não formalizaram coligação nenhuma no plano nacional, deixou o PMDB em situação delicada. Aqui em Sergipe o partido trabalhava com três hipóteses: fazer aliança com o PFL do governador João Alves; com o PSDB e/ou outras legendas pequenas só na proporcional; ou com o PT, PSB, PC do B e PTB.

 

Com a decisão do TSE, só restará ao PMDB se coligar no plano nacional com o PT ou PSDB/PFL, para poder fazer alianças nos estados com os partidos coligados a estas legendas. Do contrário o partido terá que sair sozinho com candidato à presidência. Isso acontecendo não terá aliados fortes eleitoralmente aqui em Sergipe para garantir a eleição de uma boa bancada na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa.

 

O senador Antônio Carlos Valadares, disse hoje cedo, que a decisão do TSE de tornar pleno o sistema de verticalização nas coligações, poderá favorecer o PT no que tange a aceleração de uma coligação com o PMDB nacionalmente. “Isso acontecendo será bom para o nosso pré-candidato ao governo de Sergipe, Marcelo Déda”, avalia. No entanto, no bloco pefelista também há quem ache que o PMDB pode assumir de vez uma coligação com o PSDB/PFL nacional.

Por José Araújo

(0)