Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

OAB fala sobre projeto de inviolabilidade de escritórios
Henri Clay diz que críticas de Delegados da Polícia Federal são aviltantes
31/07/2008 - 07:47

Henri Clay Andrade, presidente da OAB/SE
O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade se manifestou nessa quarta-feira, 30, sobre as críticas de delegados da Polícia Federal ao projeto de inviolabilidade dos escritórios advocatícios. Henri Clay disse que não vai aceitar que 'vendam' para a sociedade a falsa imagem de que a advocacia seria uma comparsa do banditismo e da corrupção. O projeto, aprovado por unanimidade no Congresso Nacional, aguarda, apenas, sanção do presidente Lula.

O argumento das associações de delegados da PF é de que a inviolabilidade dos escritórios de advocacia consistirá em abrigos para a criminalidade, pois estariam isentos de buscas e apreensões. "Isso é indigno, é aviltante. Estão confundindo advogado com comparsa", disse Henri Clay. "É hipocrisia. O advogado exerce função pública de alta relevância social, que é a de assegurar o exercício do direito fundamental do cidadão à ampla defesa. Portanto, sem a atuação livre e independente do advogado, não há justiça".

Ainda segundo Henri Clay, há raízes autoritárias entranhadas no Estado, que pretendem desmoralizar a advocacia para enfraquecer a democracia e a cidadania e implantar o Estado policialesco, que restringe o direito de defesa dos cidadãos. "A onda autoritária é tão grande que afoga o bom senso. Sentem-se no direito de pressionar, acintosamente, o presidente da República para vetar projeto de lei oriundo do Congresso Nacional, que foi aprovado, por unanimidade", afirmou Henri Clay Andrade. "Só falta agora fechar o Congresso Nacional e transformar o presidente em Rainha da Inglaterra".

Fonte: OAB/SE

 


 


Matérias relacionadas
Henry Clay condena ato da PGE em manter resolução do TJ

O fato de um escritório ser inviolado (ou não) não melhora ou piora a qualidade do serviço prestado pela advocacia, seja onde for, mas drasticamente complica as investigações direcionadas aos advogados que usam dessa função relevante socialmente para uso próprio e com má fé. Não se trata em taxar a advocacia como supostamente criminosa, mas sim saber que é incontestável a existência de pessoas inescrupulosas investidas nesta profissão que podem ser completamente encobertas nesta nova terra santa
Luiz, 7/31/2008 às 14:31

Clique aqui para ver todos os comentários

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados