Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Livro sobre transposição é lançado por João Alves Filho
Noite de autógrafos foi bastante concorrida e contou com a presença de diversas autoridades
28/10/2008 - 21:09

João Alves dá autografos ao lado do colaborador Eduardo Lima
O ex-governador João Alves Filho lançou na noite dessa terça-feira, 28, o livro 'Toda a Verdade Sobre a Transposição do Rio São Francisco', do qual ele foi é organizador. A obra é uma reunião de textos de escritores das mais variadas áreas, a exemplo de juristas e ambientalistas. Na ocasião do lançamento, que foi realizado na livraria Escariz do Shopping Jardins, várias autoridades de diversas áreas fizeram fila para comprar e ter seu livro autografado pelo ex-governador e dois autores de textos presentes na obra, o promotor Eduardo Lima de Matos e Manoel Bomfim.

“Toda a Verdade Sobre a Transposição do Rio São Francisco é uma obra que traça o perfil e a realidade do rio São Francisco. Nos textos, é possível encontrar estudos técnicos sobre a inviabilidade do processo de transposição, que já foi iniciado. Nos textos também é possível ler a  explicação das conseqüências que uma intervenção como a que está em curso trará não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil.

João Alves Filho enfatizou questões que ele considera como cruciais. “Tenho 11 anos dedicado a essa luta. O risco que o Nordeste sofre caso a obra de transposição seja realizada é desastroso. Para Sergipe, o resultado será catastrófico. São cerca de 800 mil sergipanos em risco. Esse é um
projeto que fere o bom senso e que se caracteriza como tecnologicamente errada e ecologicamente criminoso”, questionou.

Aglaé Fontes:" é importante que outras pessoas tenham acesso"
Além de mostrar os problemas apresentados por esse projeto, no livro são demonstrados o nível de avanço do oceano em relação às águas doce, assim como os problemas que a intervenção no rio  irá trazer para a população que vive não só às margens, assim como para todos que necessitam da água do São Francisco.  Além de tecer críticas, algumas soluções são traçadas, mostrando formas mais econômicas de recuperar o rio sem agravar ainda mais a situação delicada em que ele se encontra.

O historiador Luiz Antônio Barreto ressaltou a importância do livro, já que, segundo ele, é feita  a defesa de um patrimônio que é inegociável. “É um texto com informações credenciadas por vários escritores de renome, o que lhe confere credibilidade. Não é um livro político, mas sim de Sergipe e do Brasil”, informou.

A folclorista Aglaé Fontes ressaltou que a luta contra a transposição não é nova e que os textos são a reunião de todo um trabalho em defesa do rio. Aglaé enfatizou ainda a importância de o livro ser visto e lido por outras pessoas, divulgando a situação e a batalha em defesa do rio São Francisco.

 


 

Conheço o empenho de João Alves Filho sobre o Rio São Francisco, residi em Aracaju durante 23 anos e sei como tem sido a sua luta contra o desmando atual do governo nesse sentido. Tenho certeza que o livro irá acrescentar maior conhecimento a população sobre o grave problema da transposição. Faço parte de um grupo de discussão na internet onde alguns dos participantes se interessaram pelo livro e gostaria de saber onde adquirir fora de Sergipe. Aguardo uma resposta. SueliGuerra
Sueli Bessa Guerra da Silva, 10/29/2008 às 19:5

É uma visão de poder, quando ele o exgovernador com seu PFL estavam no poder com FHC, apoiavam a transposição chegando propor a retirada da água em 3%. Busquem os dois livrinhos da senadora Maria do Carmo, ano 2001 e leam como eles defendiam e exaltavam FHC. Tudo isso é mentira, enganam pessoas descentes que estão na luta.
Edilson, 10/29/2008 às 17:14

Parabés Dr. João Alves, pelo lançamento do seu livro que fala sobre a tranposição, é importante que as pessoas leiam e se conscientize. Não podemos deixar morrer um rio tão lindo. Um Abraço. Deus te abençoe.
Ana Elisabete Natoividade, 10/29/2008 às 9:46

Clique aqui para ver todos os comentários

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados