Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

MPF processa ex-secretário Mendonça Prado e dois servidores públicos
O procedimento foi instaurado para apurar irregularidades na compra de 2500 computadores
17/10/2008 - 15:59

Mendonça Prado
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ingressou hoje na Justiça Federal com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-secretário de Estado da Administração, Mendonça Prado, o ex-superintendente de Compras Centralizadas, Luciano Paz Xavier, e o ex-diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), João Anízio Torres Dantas.

Em 2006, a partir de representação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (ASSESPRO/SE), foi instaurado no MPF um procedimento para apurar as irregularidades praticadas no processo de adesão do Estado de Sergipe ao registro de preços realizado pela Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (AGANP), para aquisição de 2500 computadores da marca Itautec.

Nas apurações constatou-se que os réus utilizaram da adesão para dissimular verdadeira contratação direta da empresa Itautec. Nesse intuito, violaram a legislação federal e estadual atinente ao processo de adesão e à aquisição de bens de informática, que exige a realização de pesquisa de mercado, emissão de parecer pelo corpo técnico da Agetis e comprovação da regularidade fiscal da contratada perante a Fazenda Nacional.

Narra a ação que o ex-secretário, apesar de ter tomado conhecimento do posicionamento contrário do corpo técnico da Agetis, não ter sido realizada a pesquisa de preços e comprovada a regularidade fiscal da Itautec perante a Fazenda Nacional, decidiu concretizar a adesão, que resultou na aquisição de 2083 computadores, sendo que 678 unidades foram pagos com recursos federais de diversos convênios.

Já o ex-superintendente de Compras Centralizadas e o ex-diretor-presidente da Agetis são acusados de agir de forma concertada para possibilitar a contratação da Itautec, tendo também concorrido para as irregularidades no processo de adesão. Segundo a ação, ambos afirmaram a vantajosidade da contratação mesmo sem a realização da pesquisa de mercado e tinham conhecimento do posicionamento contrário do corpo técnico da Agetis à aquisição de computadores da marca Itautec, motivo pelo qual engendraram a emissão do parecer diretamente pelo segundo réu, dispensando a manifestação dos técnicos da agência.

Além disso, os três réus permitiram que diversos órgãos e entidades da administração direta e indireta, incluindo a própria Secretaria de Estado da Administração e a Agetis, emitissem ordens de fornecimento antes mesmo da assinatura da adesão.

Se condenados, os réus poderão perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos de três a cinco anos, pagar de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida e serem proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de três anos. O processo tramita na 2ª Vara Federal e foi protocolado sob o número 2008.85.00.003654-0.

Fonte: MPF

 


 

Talvez o governo do PT, tenha interesse em levar este caso a frente, mas apenas com o intuito de atrelar uma repercussão política que venha virar parte do seu discusso eleitoreiro da campanha de 2010. Senão por isso, Mendonça e outros mais corruptos ficariam em pune em nome das alianças. E o dinheiro público? É público...
Laninha, 10/20/2008 às 11:1

Pelo descrédito em que a população brasileira tem de sua justiça, ouso comentar que esse processo vai rolar um bocado de tempo e muito provavelmenmte nao vai dar em nada, como tantos outros que nao tomamos conhecimento.
Catharina, 10/17/2008 às 18:45

Clique aqui para ver todos os comentários

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados