Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Votação não atrai jovens entre 16 e 18 anos
Na manhã desse domingo foram poucos os jovens que detém do voto facultativo nas seções eleitorais
05/10/2008 - 15:59

Diogo Menezes: cada um tiver consciência, vota no menos ruim e muda um pouquinho
O movimento de jovens em meio às filas nas seções eleitorais, na zona sul da capital, na manhã deste domingo, 5, foi pequeno. Alguns deles ousaram dizer que só vota por ter parentes na família que estão disputando o pleito eleitoral. Eles justificam que não se estão estimulados com a política.

Lucas Andrade, 17 anos, diz que é a primeira experiência e só votou porque tem parentes. “Tenho um tio que está se candidatando e venho votar para ajudar ele nos votos. Verifiquei os debates para observar os demais candidatos, mas foi superficial. Se fosse por minha conta, votaria só quando fosse obrigatório”, diz.

Já Diogo Menezes, 16, considera importante e diz que um voto faz a diferença. “Por isso estou votando, mas sei que sou minoria entre os jovens. Se cada um tiver a  consciência dos votos, tentar mudar um pouco o pensamento, votar no menos ruim, a gente pode mudar um pouco o mundo em que estamos vivendo”, explica.

Marcos Vinicius: "Não tenho critério. Por mim, votava tudo nulo"
Eleitores recém completados 18 anos de idade

Num universo bem maior que os eleitores que estão em condição de voto facultativo, os jovens recém completados 18 anos de idade, fala dessa perspectiva de estarem votando pela primeira vez e diz que só vota porque é obrigatório.

Marcos Vinícius, 18 anos completados em abril, é um deles. “Por mim votaria nulo. Não tenho nenhum cirtério de seleção dos candidatos. Só estou votando porque é obrigatório, senão não votaria. Tenho consciência dessa inexperiência e espero mudar de visão no próximo pleito”, justifica.

Gabriela Santos Barros, 18, também tem o mesmo pensamento de não participar de pleitos anteriores. “Não fiz questão de ter participado antes porque não tinha maturidade. E hoje só o faço porque é obrigatório”, completa.

Clique aqui e acompanhe a cobertura completa das eleições municipais através do Portal Infonet. A equipe de jornalismo está disponibilizando notícias minuto a minuto e a partir das 17h30, o internauta poderá conferir, em tempo real, a apuração dos votos de Aracaju e de qualquer cidade do interior.


 

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados