Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Carros de som lideram reclamações
As denúncias contra os abusos desses veículos são constantes
17/09/2008 - 14:54

Os carros de som, um dos principais instrumentos utilizados pelos candidatos para divulgar sua campanha, lideram o número de denúncias junto ao Ministério Público Federal (MPF). Esse  desrespeito à legislação eleitoral pode ser notado nas ruas e avenidas de Aracaju, independente do dia da semana.  Segundo estabelece a lei,  esse tipo de veículo só pode circular com um nível de som não superior a 60 decibéis e afastados 200m das sedes dos poderes, escolas, hospitais, creches e repartições públicas, respeitando o horário das 22h.

Promotor eleitoral Marcílio Siqueira
O promotor eleitoral responsável pela fiscalização da propaganda, Marcílio Siqueira, revela que as denúncias são constantes e que os carros de som são sem dúvida os primeiros da lista de reclamações, seguidas de colocação de faixas, painéis e placas de forma irregular. O promotor reconhece que o Ministério Público não tem condições de fiscalizar todos os abusos, mas disse que já expediu mais de 30 recomendações contra candidatos a vereador.

“Caso esses candidatos insistam em infringir as regras eles podem pagar multa pecuniária com valores superiores a R$ 5 mil. Os abusos são tantos que já tivemos até um caso de um candidato a prefeito de Aracaju que chegou a colocar um trio elétrico na frente do MPF na 13 de julho. Foi preciso a intervenção do procurador federal e da juíza da 36ª Zona Eleitoral para que ele retirasse o veículo”, disse o promotor.

Nem mesmo os hospitais e escolas são poupados durante esse período. Um médico que não quis se identificar, falou ao Portal Infonet dos problemas e do desrespeito desses veículos utilizados para fazer propaganda política. Ele disse estar indignado diante da situação. “O que eu noto é que as pessoas que dirigem esses carros passam pela porta dos hospitais nos quais trabalho sem a mínima preocupação com os pacientes que estão doentes ou se recuperando de uma cirurgia, e que por isso mesmo  não podem ser submetidos ao estresse musical.  Sem falar das constantes carreatas que passam na frente da minha casa em horários como 21h”, contou.

O mesmo sentimento de indignação demonstram os que trabalham nas escolas. O coordenador de ensino médio de uma das escolas particulares da capital, Paulo César Araújo, 
Paulo César Araújo: "Reclamações são constantes"
comentou que a reclamação é ininterrupta por parte dos professores, pais e alunos. “O incômodo tem sido freqüente, atrapalhando o nosso trabalho. Além de prejudicar  as nossas aulas, também é possível notar como eles bagunçam  o trânsito, já que param na porta da escola”, comentou.

Segundo a legislação eleitoral, os carros de som que precisem estacionar em algum local devem desligar o som.  Os cidadãos que se sentirem incomodados podem recorrer à Polícia Militar, Ambiental no telefone (0xx79) 3243-2102 ou ainda fazer uma denúncia no Núcleo Eleitoral da Procuradoria Geral de Justiça, que fica localizado na Praça Fausto Cardoso, Centro, pelo telefone (0xx79) 3216-2400.

Por Letícia Telles


 

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados