Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

A crise criada com a bisbilhotice... - Ivan Valença
Enquanto isso, o presidente Lula dá boas risadas e diz que vai apurar (os grampos) tudo com rigor, doa a quem doer
10/09/2008 - 09:36

É gravíssima a crise entre os poderes constituídos da República. O Executivo (leia-se Agência Brasileira de Inteligência e Informação – ABIN) grampeia a si próprio (o presidente da república, ministros de estado,etc), o Legislativo e o Judiciário (neste, o próprio presidente do STF, Gilmar Mendes) que, por sua vez, dá um prazo de 180 dias para o legislativo aprovar uma lei e, finalmente, este último não pode legislar porque está impedido pela avalanche de Medidas Provisórias encaminhadas pelo Executivo.

Enquanto isso, o presidente Lula dá boas risadas e diz que vai apurar (os grampos) tudo com rigor, doa a quem doer. Você acredita? A propósito dos grampos, num veemente discurso na última 4ª feira, no Senado, o líder do PSDB, Senador Arthur Virgilio, cobrou a presença de Lula no Congresso para se pronunciar sobre a crise institucional que atravessa o país, já que é ele o Primeiro Magistrado da Nação. Você acredita que ele irá?

Tudo isso merece ser refletido com seriedade, pois o que está em jogo, com a deterioração das relações entre os Poderes, ou a “desconstrução das instituições”, como afirma o professor Marcos Vieira, é a democracia brasileira, ainda em construção. Essa coisa fascista de o estado bisbilhotar a vida de autoridades e cidadãos foi denunciada há exatamente 50 anos, por George Orwell, no seu célebre romance “1984” (uma inversão de 1948) numa alusão metafórica à brutal ditadura comunista de Stalin, daquela época.

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados