Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Cartório inicia treinamento de auxiliar de juiz
Os auxiliares de juiz são responsáveis por toda organização da seção de votação
06/09/2008 - 08:44

Mesários também são preparados para operar as urnas
O Cartório Eleitoral de Aracaju iniciou ontem, 5, o treinamento dos auxiliares de juízes que trabalharão nas eleições que serão realizadas daqui a um mês. A 1ª Zona foi a primeira a fazer a capacitação, que envolveu 103 pessoas e teve como foco as principais modificações no pleito eleitoral desse ano e as noções básicas de como ele funciona.

Os auxiliares de juiz são a autoridade máxima dentro da seção eleitoral. Cabe a eles zelar pela tranqüilidade e organização da votação. O trabalho dos auxiliares começa no dia anterior ao pleito, mais especificamente às 8h. Nesse dia, ainda no período da manhã, eles devem pegar todo o material que será utilizado durante a votação e conhecer os parceiros de trabalho.

Jaminson de Jesus
Ao meio dia os auxiliares de juiz recepcionam as urnas nas seções eleitorais e fazem todos os testes para detectar possíveis problemas. Eles também são os responsáveis pela verificação das  salas e colocação dos cartazes. No dia da eleição o trabalho deles começa ainda mais cedo, já que devem chegar às 6h para instalar as urnas e checar as condições da seção como um todo.

Cada seção terá no mínimo dois e no máximo quatro auxiliares de juiz, dependendo do número de eleitores. Após o encerramento da seção eles ainda ficam responsáveis por devolver as urnas e levar o disquete retirado para  apuração.

 
Maria Aparecida
São vários os requisitos de seleção dos auxiliares de juiz, mas a maioria é funcionária pública, possui nível superior e é voluntária. Ao final da eleição o auxiliar recebe seis dias úteis de folga
.  

A grande maioria dos que participaram do treinamento feito ontem no cartório já possui ampla experiência, a exemplo de Jamison de Jesus Silva, que desde 94 trabalha no dia das eleições. “Tenho o sentimento de que estou ajudando, por isso todas faço questão de contribuir”, disse.

A responsável pelo treinamento afirma que os auxiliares de juiz são os substitutos dos juízes no dia das eleições e que eles são fundamentais para o funcionamento dela. “Sem as pessoas que trabalham não só durante, mas também antes do pleito seria impossível realizar a eleição, eles são imprescindíveis”, falou Maria Aparecida Rezende.

Por Letícia Telles

 


 

ESTOU FAZENDO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOU FUNCIONARIO PUBLICO FEDERAL E GOSTARIA DE SER AUXILIAR DE JUIZ NA COMARÇA DE SÃO CRISTOVÃO ONDE SOU MORRADOR HA 25 ANOS O QUE DEVO FAZER A QUEM EU PROCURO
adalberto da silva oliveira, 9/8/2008 às 15:20

Clique aqui para ver todos os comentários

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados