Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

18% dos votos sergipanos são facultativos
Os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens com idade entre 16 e 18 anos podem escolher se irão votar ou não
03/09/2008 - 08:56

A discussão em torno da facultatividade do voto não é nova no país. Com a Constituição de 1888, esse debate entrou ainda mais em evidência, com questionamentos sobre a legitimidade do processo democrático brasileiro. O texto constitucional, entretanto, é claro ao apontar esse restrito universo de eleitores que tem o poder de decidir se vão ou não às urnas. E eles vão: em Sergipe, representam 18,42% de todo o eleitorado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE).

Manoel Edmmundo: mais de 70 anos e muita disposição para votar
O grupo de eleitores, cujo voto não é obrigatório, compreende os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens com idade entre 16 e 18 anos. No quadro sergipano, os analfabetos estão à frente dessa relação. Eles somam quase 10% dos que vão às urnas, o que corresponde a 136.262 mil pessoas.

Na segunda posição da lista, encontram-se os maiores de 70 anos, que representam 5,3% do eleitorado. O aposentado Manoel Edmundo Nascimento, de 73 anos, enquadra-se nesse perfil. "Sei em quem votei. Também acompanho todas as propostas dos meus candidatos. Quando ele não realiza um bom trabalho, já sei que nas próximas eleições não devo depositar a minha confiança nele", afirma.

A estudante Mária Amália resolveu antecipar o seu direito ao voto
Em último, vem os jovens, com o inexpressivo número de 42.622 eleitores, o que significa 3,12% dos que votam. A estudante Maria Amália Santiago vai à contramão desse índice e ressalta a importância do voto. "Resolvi votar com 17 anos, mesmo sem a obrigatoriedade. É importante que todos participem do processo eleitoral, para que a maioria possa ser bem representada”, diz a jovem.

Por Letícia Telles

 


 

Por que este prestigioso meio de comunicação não ensina boas maneiras a estes politicos ?? Tais como , não atrapalhar a vida de quem trabalha, travando as ruas e avenidas com seus ostensivos trios eletricos que circulam como querem, na hora que querem e o cidadão que nada tem a ver com isso que se vire. E o barulho. Será que pensam que com este tipo de atitude ganharão votos ??? O meu com certeza não e dependendo dos amigos com quem converso, o deles tampoco. Não aguento mais " agente pode ser
TADEU GOMES, 9/3/2008 às 13:52

Clique aqui para ver todos os comentários

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados