Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Eugênio Santana participou de chat
Eugênio Santana abre o ciclo de chats com candidatos à prefeitura de Propriá
01/09/2008 - 17:03

Candidato Eugênio Santana participou de chat

Eugênio de Santana foi o primeiro candidato à prefeitura de Propriá a participar do chat no Portal Infonet, nesta segunda-feira, 1º de setembro. Além de responder a questionamentos dos eleitores, Santana também foi sabatinado pelos jornalistas Jairo Alves (SMTT e Rádio Cultura) e Moema Lopes (Jornal da Cidade). Confira abaixo a íntegra do bate-papo.

 

15:58:04 Mediador entra na sala

15:58:05 >[Mediador] Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.

15:58:19 MoemaLopes entra na sala

15:58:19 JairoAlves entra na sala

15:58:24 EugeniodeSantana entra na sala

15:58:33 [Mediador] Boa tarde,

15:58:41 [Mediador] Dando continuidade aos Chats com os candidatos da capital e das seis cidades pólos de Sergipe, recebemos nesta segunda-feira, 1º, o primeiro candidato a prefeitura de Propriá, Eugenio de Santana (PSDC).

15:59:19 [Mediador] Ele responde agora aos questionamentos enviados pelos internautas e as perguntas formuladas por dois jornalistas convidados. Hoje, convidamos Moema Lopes, do Jornal da cidade e Jairo Alves, da rádio Cultura.

15:59:32 [Mediador] Inicialmente o candidato responderá a dois questionamentos dos jornalistas, e depois a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de uma hora, podendo se estender por mais 10 minutos a depender do número de perguntas enviadas.

15:59:40 [Mediador] Todos os candidatos foram convidados respeitando a ordem alfabética.

15:59:50 [EugeniodeSantana] Boa tarde a todos aos amigos jornalista e aos internautas, estou a disposição de todos, para participar desse momento democrático que tanto contribui para a política do nosso estado.

16:00:01 [Mediador] Envie a sua pergunta e participe do Chat. O candidato começa a responder a partir de agora:

16:00:57 [JairoAlves] Eugenio, sua candidatura não tem o apoio do prefeito local, do governo e do presidente. Quem apoa você nessa empreitada?

16:01:31 [EugeniodeSantana] O povo de Propriá e Deus, são os únicos apoios que conto.

16:02:48 [EugeniodeSantana] Tenho, também, o apoio moral do ex-prefeito Luciano Nascimento, que nos incentivou a disputar a prefeitura do municipio.

16:03:36 [MoemaLopes] Falando de Propriá, a gente não pode esquecer da transposição do Rio São Francisco. O que você acha desse projeto, ou que você pretende fazer, uma vez que já foi iniciado?

16:06:38 [EugeniodeSantana] Ela não poderia ser iniciada antes da revitalização, o povo não foi educado suficiente para ter a noção do que representa o Rio São Francisco para o meio ambiente. A visão dos governantes para essa transposição é na minha ótica equivocada, uma vez que existe interesse políticos e financeiros e não o benefício que é pregado por quem a defende.

16:08:00 [EugeniodeSantana] O ex-governador João Alves Filho é um estudioso sobre o assunto, ele já mostrou dados da inviabilidade desse projeto e os prejuizos que trará ao Rio. Eu acredito na palavra desse sergipano e pretendo continuar defendendo a luta contra a transposição.

16:09:23 [EugeniodeSantana] Para isso tentaremos mobilizar não só a população de Propriá, como também, de toda a área ribeirinha no sentido de conscientizá-los, é nossa intenção trazer para o municipio conhecedores do assunto.

Eugênio com seu assessor
16:09:40
[EugeniodeSantana] Para discutir com a sociedade essa questão.

16:09:51 [Mediador] Internauta (Jenison) - Quanto a criação de novos postos de empregos na cidade. Quais as ações defendidas pela sua candidatura para que o desemprego diminua?

16:11:26 [EugeniodeSantana] Em primeiro lugar pretendo corrigir um erro da atual administração, que contrata empresas para a realização de suas obras e estas por sua vez traz a mão de obra de fora do município o que não aceitaremos em nossa gestão.

16:12:38 [EugeniodeSantana] Outra correção que farei é dar prioridade ao comercio local, nas compras do município, pois reconhecemos que comprando no comercio local geraremos mais renda, consequentemente mais empregos e melhoraremos a arrecadação do município.

16:15:04 [EugeniodeSantana] É, também, nossa intenção auxiliar o estudante recém formado no sentido de oferecer-lhe uma capacitação através de um estágio remunerado, onde ele receberá a quantia de meio salário minimo por um período de um ano e após isso, através de um cadastro, este será inserido no mercado de trabalho em uma parceria com a CDL, sem enfrentar o problema da falta de experiência.

16:17:13 [EugeniodeSantana] Essa questão é muita complexa porque existem várias formas de geração de emprego, desde o incentivo as bordadeiras, doceiras e artesãos até a criação de cursos profissionalizantes, que muito auxiliará o propriaense no sustento de sua família.

16:17:21 [Mediador] Internautas (Anna Karine/ Maria Dantas/ João) - Por que concorrer a um cargo eletivo fora de sua terra natal Será que não seria mais conveniente ser candidato em Itabaiana? Quais suas reais pretensões políticas em Propriá? Ou será que está servindo de "Laranja" para alguns políticos da região?

Jairo Alves e Moema Lopes foram os jornalistas convidados
16:19:54
[EugeniodeSantana] Porque é um direito que tem todo o eleitor de votar e ser votado, é verdade que não nasci em Propriá, mas ninguém escolhe a terra em que nasce, eu escolhi Propriá para viver com minha familia e ninguém mais do que eu conhece os problemas desse município, pois passei quase seis anos sendo a voz e os ouvidos desse povo, por isso, sei o que querem o que eu faça, e farei, sem decepcioná-los.

16:22:01 [EugeniodeSantana] Quanto a me candidatar em Itabaiana, está fora de cogitação, pois moro em Propriá na Avenida João Barbosa Porto, 2225, confrente a Fundação Bradesco. Acredito que tenho dado a minha contribuição ao povo propriaense e posso dar muito mais, porque conheço o meu potencial.

16:23:41 [EugeniodeSantana] Quanto a questão "laranja", desconheço a expressão, mas se querem saber se sou candidato para recuar no final da campanha, isto é impossível, porque o meu caráter e a minha personalidade jamais permitiria esse tipo de atitude.

16:23:57 [JairoAlves] PSDC é um partido pequeno, sem recursos. Quem está financiando a sua candidatura e quanto está sendo investido nela?

16:25:25 [EugeniodeSantana] Minha campanha tem sido conduzida por Deus, porque financeiramente não temos recursos, faço a minha campanha com uma bicicleta de som, doada por meu irmão e uma Kombi emprestada por meu cunhado. As pessoas que me acompanham são voluntários que acreditam em nossa proposta.

16:26:58 [EugeniodeSantana] Estou feliz por essa campanha está sendo aceita por todos dessa forma, porque não fiz compromisso financeiro com ninguém e poderia usar de independência na minha administração.

16:27:00 [Mediador] Internauta (Valter Soares) - Se o senhor não tem o apoio de outros políticos, como pretende governar sem o apoio da Câmara de Vereadores?

16:28:42 [EugeniodeSantana] A Câmara de Vereadores será decidida no dia 5 de outubro, e nossa coligação tem 13 candidatos concorrentes que eu espero que o povo os eleja para dar sustentação aos nossos projetos.

16:29:08 [MoemaLopes] Você, como formador de opinião, já que é radialista, não acha que é desgastante ser candidato à prefeitura de Propriá contando com o apoio de Luciano de Menininha (é o que se co, que é se comenta em Aju) sobrinho da senadora Maria do Carmo, que é esposa de João Alves Filho, que perdeu a última eleição para o governo do estado?

16:30:31 [EugeniodeSantana] Para mim é uma honra contar com o apoio de Luciano, pois, ele foi um grande administrador e a minha eleição será, também, a resposta do povo em aprovação a sua gestão que durou apenas um ano e nove meses.

16:30:40
[Mediador] Internauta (Leonardo Oliveira) - Sou estudante de Administração natural de Propriá, mas atualmente moro em Aracaju e gostaria de saber por que Propriá não consegue trazer nenhuma indústria. A cidade de Estância em menos de três anos passou a possuir quatro indústrias de grande porte que geram muitos empregos. Será que isso não acontece devido a falta de incentivos a parte tributária por parte da PMP. Qual o seu plano de governo em relação a geração de emprego?

16:32:54 [EugeniodeSantana] Nós já falamos anteriormente sobre esse assunto, mas quanto as indústrias nós pretendemos oferecer incentivos fiscais à aquelas que se dispuserem a investir em Propriá, é uma pena que até uma micro-empresa de confecções que não funcionava, hoje já não existe, por falta desses incentivos.

16:33:09 [JairoAlves] Propriá era uma liderança no comércio e na política tinha uma forte representação no Estado. Por quê a classe política de Propriá se acomodou e perdeu espaço?

16:35:43 [EugeniodeSantana] Estivemos conversando sobre esse assunto com alguns comerciantes locais, aliás, 90% do comercio de Propriá é representado por pessoas que como eu não tiveram o privilégio de nascer naquele município e a grande falha da atual administração é não conceder preferência ao comercio local em suas compras, é preciso divulgar mais nossos produtos.

16:37:18 [EugeniodeSantana] Somos ricos na área da psicultura e rizicultura, como também, no artezanato, mas creio que investindo no Turismo corrigiremos todas as falhas do comercio

16:38:29 [EugeniodeSantana] o nosso potencial turístico é muito grande, atraindo o turista consequentemente, mostraremos o que temos de melhor e o Brasil terá conhecimento de nosso potencial como um todo.

16:38:42
[Mediador] Internauta (Paulo )- O que pode ser feito na cidade para que os jovens não necessitem ir para a capital em busca de empregos e ensino universitário qualificado?

16:41:27 [EugeniodeSantana] Temos um projeto, do qual já falamos anteriormente, do estágio remunerado. Ele irá corrigir o problema da falta de experiência. Um outro projeto que temos diz respeito a doação de uma bolsa de estudo para o estudante universitário, que não tem a condição financeira de pagar uma universidade particular ou se deslocar a Aracaju, para cursar a universidade Federal, nesse projeto pretendemos auxiliar nos estudos com a bolsa no valor de meio salário minimo que equivale a R$ 207,50.

16:42:42 [EugeniodeSantana] Tornando possível o curso de nível superior e auxiliando esse aluno a conquistar o seu lugar ao sol, isso é possível, pois é fato concreto no município de Telha, na atual gestão de José João.

16:42:57 [MoemaLopes] Propriá já tem uma orla estruturada e, inclusive, é sede da festa de Bom Jesus dos Navegantes. Você já falou que o município tem um grande potencial turístico. Então, o que pretende fazer para incrementar o turismo e com isso gerar mais emprego e renda para o município? Se já tem projetos, quais são?

16:44:18 [EugeniodeSantana] Eu discordo da orla estruturada, pois falta a verdadeira estrutura adequada para atrair turistas, pois como todos sabem estes preferem a prainha da adutora.

16:44:59 [EugeniodeSantana] O ex-prefeito Luciano tinha um projeto grandioso para essa orla, mas esbarrou na falta de recursos para a realização deste.

16:45:37 [EugeniodeSantana] Creio ser possível com recursos próprios melhorar a aparência da nossa orla, tornando-a mais atrativa.

Jairo Alves
16:47:23
[EugeniodeSantana] Basta que façamos um aterramento adequado, com areia de praia, uma estrutura para estacionamento, onde já geraria um emprego do guardador de carro, padronizarmos todos os bares locais e iluminar criar no espaço novo para as modalidades esportivas como volei, futebol e outros.

16:49:12 [EugeniodeSantana] Pretendemos, também, inserir de forma fixa o palco que já dispõe a prefeitura e nele aos sábados a noite e nas manhãs de domingo oferecer aos banhistas música ao vivo com os artistas da terra, gerando dessa forma mais emprego, renda e mostrando o nosso potêncial artístico.

16:49:21 [Mediador] Internauta (Manoel) - Eugênio, boa tarde! Propriá fica numa região estratégica, entre dois Estados, e com uma rodovia federal que corta o seu território, sem falar do potencial hídrico que o rio S. Francisco oferece. Quais os projetos que Vossa Senhoria tem em mãos para que a partir de 1º de janeiro Propriá se veja livre da violência e melhore os índices de pobreza?

16:50:45 [EugeniodeSantana] Essa questão diz respeito ao governo do Estado, mas pretendemos exigir dele sua responsabilidade e investir na educação como forma de combater a pobreza e a violência, pois conhecimento é acima de tudo liberdade.

16:51:00 [JairoAlves] Como será, caso seja eleito, a educação da juventude de Propriá? O que tem no seu programa sobre educação (Fundamental)? E a saude do povo propriaense como será tratada no seu governo?

16:52:23 [EugeniodeSantana] Vamos falar sobre Saúde que é a frustração do povo propriaense, pois temos como gestor do município um médico, que foi antes por oito anos, também, o secretário municipal de Saúde.

16:54:21 [EugeniodeSantana] Infelizmente há muito tempo não nasce um propriaense, porque as gestantes são obrigadas a dar a luz na Maternidade de Capela por falta de uma maternidade municipal e apesar de termos um Hospital Regional, o propriaense hoje utiliza o pequeno hospital do município alagoano de São Braz, para a realização de cirurgias por falta de estrutura no Hospital São Vicente de Paulo.

16:55:33 [EugeniodeSantana] Os postos de Saúde já não funcionam a contento, faltam os médicos especialistas e até os pediatras, que são obrigatorios, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) já não existem mais.

16:55:57 [EugeniodeSantana] Faltam medicamentos e o povo carente se revolta com essa situação.

16:57:24 [EugeniodeSantana] Pretendemos em nosso governo criar uma Fármacia de Manipulação que irá corrigir a falha das fármacias básicas, com a criação desta geraremos empregos e produziremos no município todos os medicamentos necessários a custos inferiores ao que se gasta hoje com os remédios básicos que não suprem a necessidade do povo.

16:58:30 [EugeniodeSantana] Com relação a maternidade exigiremos do Governo do Estado que cumpra a sua responsabilidade, mas se isso não ocorrer faremos um projeto e sairemos em busca de recursos para a construção da Maternidade Municipal.

Moema Lopes
17:00:20
[EugeniodeSantana] Pretendemos ainda através das equipes de PSF levar um médico e os medicamentos junto aos Agentes de Saúde na casa do paciente, evitando assim as filas e as humilhações, para isso faremos uma parceria com os moto-táxis no sentido de dar, também, a esses a renda necessária para o licenciamento do seu veículo e a renovação de sua habilitação.

17:02:15 [EugeniodeSantana] Com relação a Educação começaremos com a valorização da categoria, pagando salário dignos oferecendo-lhes o ambiente necessário para o bem estar do professor e do aluno. Investiremos em material didático de alta qualidade, como também, na capacitação dos professores que possibilite um ensino de qualidade.

17:02:24 [Mediador] Internauta (Wellington Xokanty/ Vânia Silva) - Eugenio Santana tens conhecimento que quando fora realizado as oficinas do Plano Diretor de Propriá não teve presença de nenhum comerciante ou empresários? Este projeto não atende as necessidades da população de Propriá. O que o senhor pretende fazer a este respeito, caso eleito?

17:04:41 [EugeniodeSantana] Conscientizar não só os comerciantes como toda a população da importância de sua participação não só na elaboração do Plano Diretor, como em qualquer mobilização que traga beneficios ao município, talvez, seja por essa falta de participação que o comercio local esteja passando hoje por algumas dificuldades.

17:04:52 [MoemaLopes] Você, então, sente-se preparado para governar um município, mesmo com tantas melhorias que devem ser feitas, principalmente na área da saúde que está um verdadeiro caos em todo estado?

17:07:19 [EugeniodeSantana] Sim. Porque a nossa gestão será diferente. Eu não quero ser o prefeito de vocês, quero ser o prefeito com vocês. Por isso estarei consultando o povo propriaense antes de tomar as decisões, ouvirei sugestões e só partirei para a ação depois da aceitação de todos. Confio em meu potencial. Sou determinado e perseverante e conto sempre com a orientação divina em todos os meus atos.

17:07:23 [Mediador] Vamos encerrar o Chat com o candidato Eugenio de Santana, com uma breve consideração final.

17:08:52 [EugeniodeSantana] Agradeço a todos à atenção. Espero que confiem na minha proposta, pois uso de muita sinceridade e boa vontade, conto com a aprovação de vocês nas urnas, que Deus nos abençõe.

17:08:55 [Mediador] Finalizamos agora mais um Chat das Eleições 2008 promovido pelo Portal Infonet. Agradecemos a participação do candidato Eugenio de Santana, e dos jornalistas Moema Lopes e Jairo Alves.

17:09:01 [Mediador] Agradecemos também a você internauta que participou enviando suas perguntas e comentários. Amanhã o convidado é o candidato Lucas José Ramalho (PTC), e na quarta-feira, 03, estaremos com o candidato Paulo Roberto Ayres (PT). Contamos com a sua participação!

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados