| Propriá e Itabaiana realizam audiências públicas |
| O evento busca esclarecer os eleitores sobre a importância do voto e aproximar a população da justiça eleitoral |
26/08/2008 - 11:46 |
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (ASMB) lançou nesta terça, 26, a campanha 'Eleições Limpas', que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do voto e aproximar os eleitores da Justiça Eleitoral.
Uma das principais formas de execução da campanha será a realização de audiências públicas em mais de 800 cidades do país. Em Sergipe, elas serão feitas nas cidades de Propriá e Itabaiana.
Em Propriá a audiência será realizada no Fórum da cidade a partir das 17h. Foram enviados convites para as escolas das redes públicas e particulares de ensino, instituições bancárias e partidos. Em Itabaiana o evento será realizado nesta terça, 26, em quatro emissoras de rádio a partir das 19h e no dia 28 no Centro Comercial da cidade.
Segundo o promotor eleitoral Sérgio Menezes Lucas, da 19ª Zona, localizada na cidade de Propriá, o objetivo do evento é também superar vícios do processo eleitoral, esclarecendo os eleitores. “Além de juiz também sou cidadão, por isso acho fundamental viabilizar ações concretas que mostrem que é possível fazer eleições limpas. Através da audiência ainda será possível mostrar aos cidadãos que candidato que compra voto ou que ameaça os eleitores não merece ser eleito”, disse o juiz.
A campanha 'Eleições Limpas' foi lançada em Brasília pelo ministro sergipano Carlos Ayres Britto. A campanha também tem como objetivo tirar dúvidas dos eleitores, apresentar formas de denunciar as infrações e superar mitos. Um dos mais comuns é a crença de que é possível saber em quem o eleitor votou, já que segundo dados fornecidos pelo TSE, 21% dos eleitores acreditam que essa prática é possível.
|