Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Líder da Oposição critica política agricola
O governo passado tinha um programa de revitalização da citricultura e chegou a distribuições 2 milhões de mudas
25/08/2008 - 10:46

Deputado Venâncio / Foto: Divulgação
Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado Venâncio Fonseca criticou a política agrícola do Estado, especialmente no que concerne à citricultura, cultura que ocorre em pelo menos 14 municipios do Estado. Ao todo, são 49 mil hectares plantados.

Sergipe tem hoje, segundo o parlamentar, 16.369 propriedades que explora a citricultura, sendo que 8.400 são pequenos agricultores, com áreas ao redor de 10 hectares. Eles hoje enfrentam envelhecimento dos pomares, doenças graves, etc.

O governo passado tinha um programa de revitalização da citricultura e chegou a distribuições 2 milhões de mudas – mas neste governo o programa acabou. Eram mudas produzidas em viveiros telados, mas nem isso, segundo ele, está sendo respeitado. Os pequenos agricultores nem as mudas estão recebendo mais.

A citricultura oferecia 100 mil empregos diretos, hoje não emprega senão 50 mil, numa prova de que o governo não tem uma política para o setor. “Estão todos entregues á própria sorte”, finalizou.

Governo diz o que faz na área da citricultura

A Secretaria de Agricultura diz que a citricultura continua a fazer de suas preocupações. “O Governo reviu o programa de revitalização da citricultura, colocando o Estado no rumo e no papel reservado ao Estado moderno. Manteve o subsídio no uso de mudas produzidas sob condição protegidas em viveiros telados, mas aboliu a doação de insumos, inclusive de mudas que tem caráter demagógico e constitui medida que vai de encontro aos modernos princípios da gestão pública da economia”, diz a Secretaria.

Foi melhorada a estratégia de apoio à atividade, intensificando-se o trabalho de conscientização do citricultor, promovendo capacitação e investindo fortemente na melhoria da qualidade genética e sanitária do material de propagação. Atualmente, produzem-se 13 milhões de borbulhas para fornecimento aos produtores de mudas do Estado, com projeção para se chegar até 2011 com 1,5 milhão de mudas produzidas a partir do material genético selecionado. Em termos de plantas-matrizes,e sta sendo implantado este ano um telado com treze variedades de laranjas doces, lima, tangerina e limões para manutenção da qualidade genética e reposição das borbulheiras.

Na Estação Experimental de Lagarto, há um banco de produção de sementes com 1.500 plantas distribuídas em 11 espécies para produção de porta-enxertos, podendo-se atingir em 2011, 500 kg de sementes. Quanto a assistência técnica, ela é oferecida através de 14 escritórios e equipe técnica formada por 21 engenheiros agrônomos e 25 técnicos agrícolas.

Por Ivan Valença

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados