| Senador preocupado com a abertura do capital da Petrobrás |
| A preocupação de Valadares é que a abertura do capital da Petrobrás, no governo anterior, permitiu o acesso de grandes grupos econômicos descomprometidos com o desenvolvimento do país |
22/08/2008 - 17:28 |
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) conclamou os demais políticos e setores da sociedade a se posicionarem em favor de um maior controle da Petrobrás sobre as novas descobertas de petróleo nas camadas de pré-sal, de modo que os recursos oriundos destas fontes beneficiem a sociedade.
A preocupação de Valadares é que a abertura do capital da Petrobrás, no governo anterior, permitiu o acesso de grandes grupos econômicos descomprometidos com o desenvolvimento do país. Isso pode determinar que a riqueza dos brasileiros não reverta em seu favor, já que a legislação atual prevê que a participação da União sobre o produto da lavra seja de apenas 40%, uma participação ínfima, comparada com o resto do mundo, onde esse percentual atinge 84%.
Valadares elogiou o presidente Lula, pela suspensão dos leilões previstos para exploração do pré-sal e por sua determinação de que a ministra da Casa Civil estude uma nova legislação para regulamentar a economia do petróleo. O senador salientou que, quando se refere aos grandes acionistas da Petrobrás, não está se referindo aos trabalhadores brasileiros que compraram ações da empresa com o FGTS, mas dos grandes grupos econômicos, muitos deles que nem conhecem o país, “mas estão confiantes nos lucros do nosso grande potencial petrolífero”.
Para o senador, a Petrobrás em vez de saber a cotação da ação em Wall Street, deveria estar articulada com o Presidente da República, “expondo ao Brasil o modo de manter todo esse Eldorado do Petróleo em nossas mãos, pois somente assim ela poderá ficar com a exploração e comercialização do pré-sal, garantindo que a riqueza extraída, que pertence a todos os brasileiros, seja efetivamente distribuída, evitando repetir a maldição da concentração de renda”.
|