Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Governador assina decreto instituindo Comitê Gestor da Agenda Social Quilombola
O órgão será responsável pelo gerenciamento das metas do programa em Sergipe e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis)
16/08/2008 - 09:12

Déda assina decreto (Foto: Márcio Dantas/ASN)
Um ato representativo que busca combater um processo histórico de exclusão social imposto à comunidade negra desde à Abolição da Escravatura, em 1888. Essa é a síntese e o principal eixo de atuação de iniciativas como o Programa "Brasil Quilombola" que promoverá ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável das comunidades remanescentes de Quilombola.

Nesse sentido, o governador Marcelo Déda assinou, na noite desta sexta-feira, 15, o decreto que institui oficialmente o Comitê Gestor da Agenda Social Quilombola, que será o responsável pelo gerenciamento das metas do programa em Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis).

O ato, realizado no auditório do Palácio dos Despachos, contou com a presença do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, e de representantes de organizações do movimento negro e comunidades quilombolas.

A Agenda Social Quilombola prevê ações de regularização da posse da terra, estímulo ao desenvolvimento econômico local sustentável, de acordo com a vocação de cada comunidade, além de apoio às associações representativas dos quilombolas, garantia de direitos fundamentais, e um pacote de ações sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Luz para Todos. Todas essas iniciativas serão realizadas em parceria com as ações já promovidas pelo Governo do Estado, a exemplo do que já ocorreu na comunidade de Pontal dos Crioulos, em Amparo do São Francisco.

Lá, além de apoio efetivo à regularização do território, inclusive com a expulsão de grileiros com ordem judicial, o governo executou um dos objetivos do programa Casa Nova, Vida Nova, substituindo habitações de taipa, por casas de alvenaria, além da promoção.

O ministro Edson Santos enfatizou a importância dos atos realizados hoje em Sergipe, enfatizando as ações de prevenção em saúde para a comunidade negra em parceria com o Governo do Estado de Sergipe. "Sabemos da imensa dívida que temos com a população negra, desde a abolição da escravidão, onde não foram proporcionadas as condições de inserção na vida econômica do Brasil, excluindo o homem negro das oportunidades que surgiram na consolidação da nação brasileira", relembrou Edson Santos.

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados