Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Confira o chat com a candidata Vera Lúcia
A candidata do PSTU respondeu às perguntas enviadas pelos internautas e aos questionamentos de dois comunicadores convidados
15/08/2008 - 17:48

A candidata à prefeitura de Aracaju pelo PSTU, Vera Lúcia, participou nessa sexta-feira, 15, do Chat Eleições 2008 do Portal Infonet. Durante 1h20 a candidata respondeu às perguntas enviadas pelos internautas e por dois comunicadores convidados: Marcos Couto (Ilha FM) e Rebecca Melo (Assessora do Ministério Público Estadual).

Abaixo o chat na íntegra:

16:21:39 [mediador] Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.

16:22:16 [mediador] Boa tarde

16:22:31 [mediador] Estamos iniciando mais um chat Eleições 2008 do Portal Infonet, hoje com a candidata à prefeitura de Aracaju, Vera Lúcia (PSTU). A candidata responderá aos questionamentos enviados pelos internautas e às perguntas formuladas por dois comunicadores convidados. Nessa sexta-feira, 15, os comunicadores são Marcos Borges (Ilha FM) e Rebecca Melo (Assessora de Comunicação do Ministério Público Estadual).16:22:40 [mediador] Inicialmente a candidata responderá a dois questionamentos dos comunicadores, e depois a duas perguntas dos internautas, completando uma rodada. As rodadas irão se suceder até o tempo limite que é de 1h, podendo se estender até 1h30 a depender do número de perguntas enviadas

16:22:47 [mediador] Envie a sua pergunta e participe do Chat. A candidata começa a responder a partir de agora:

16:23:15 [VeraLucia] companheiras e companheiros boa tarde!

16:23:58 [MarcosCouto] Boa tarde! Por que Vera Lúcia quer ser prefeita da cidade de Aracaju?

16:26:08 [VeraLucia] Por que as eleições são um momento para a Frente de Esquerda apresentar um programa para o conjunto dos trabalhadores da cidade de Aracaju, levando em consideração suas necessidades reais e mais sentidas. Já que os demais programas em essência não são diferentes.

16:27:14 [RebeccaMelo] Boa tarde! Quais os principais pilares sobre os quais se embasam as propostas da Candidata?

16:29:26
[VeraLucia] Boa tarde, a necessidade concreta dos trabalhadores, como: saúde, educação, moradia, transporte, emprego, saneamento básico, a luta pela redução e congelamento dos preços de alimentos, assim como a redução da jornada de trabalho sem redução de direitos e sem banco de horas.

16:29:47 [mediador] Internauta- (Rodrigo) – Se você fosse eleita.Como faria para comandar a prefeitura com uma bancada mínima ou nenhuma?

16:31:14 [VeraLucia] governaremos com os trabalhadores, através conselhos populares. A Câmara dos Vereadores estará subordinada às decisões tomadas nesses conselhos.

16:31:33 [mediador] Internauta (Waldeck Cardoso)- Como a senhora vê essa tríplice aliança entre os governos Federal, Estadual e Municipal? Eles poderiam fazer mais ou estão acomodados?

16:35:13 [VeraLucia] Poderiam ter governado segundo as expectativas dos trabalhadores, por que foram eleitos para isso. Entretanto, antes mesmo de chegar ao governo, apesar das promessas feitas ao povo, as suas alianças já estavam firmadas com empresários, banqueiros, latifundiários e políticos corruptos. E o que se viu foi a desilusão do povo, pois construíram esses partidos na luta e quando estes chegaram ao governo, governam contra os trabalhadores, através da retirada de direitos, como o supersimples

 16:37:30 [VeraLucia] por tanto a tríplice aliança poderia servir aos trabalhadores, mas ao contrário tem   servido aos grandes empresários e o fator previdenciário. Os movimentos sociais hoje são criminalizados. Toda greve é julgada ilegal. Em contrapartida o que se vê no governo é a farra da corrupção, isenção de impostos para as grandes empresas multinacionais e de faculdades privadas, enquanto que o povo amarga o desemprego, o salário arrochado, a dengue...

16:37:36 [MarcosCouto] A população constantemente vem reclamando do péssimo serviço e frota do transporte coletivo, que segundo algumas pessoas entra governo e saí governo e a situação é a mesma " o povo paga uma tarifa cara por um péssimo sistema do transporte coletivo de Aracaju". Como a senhora pretende reverter este quadro?

16:41:18 [VeraLucia] A esta pergunta podemos responder com conhecimento de causa, por que somos usuários. Nós da Frente de Esquerda defendemos que o transporte público seja estatal, tenha uma tarifa social, passe livre para desempregados e estudantes e que toda a frota seja ajustada para atender os portadores de necessidades especiais, conforme já previsto em lei. O transporte é uma concessão do município e o que vimos ao longo do tempo é o que os empresários do transporte, com a conivência dos gestores públicos

16:42:26 [VeraLucia] (até por que eles pagam as suas campanhas) prestam um serviço ruim: ônibus velhos, não atendem a demanda (ônibus lotados) e a passagem é cara.

16:42:40 [mediador] Internauta (Marina)- Vera, primeiramente, sou sua fã, pela vertente ideológica defendida, pela persistência e, claro, por ser uma mulher de postura. Minha pergunta é: há séculos, um dos grandes problemas da Administração Pública é a existência de diversos servidores públicos desqualificados, lotados em CC'S ou desviados de função, por mera troca de favores e amizade. O PT e o PCdoB chegaram ao poder, e tal prática nefasta e burguesa permaneceu (vide o atual desvio de função de cerca de 1000 PM'

16:44:17 [mediador] O que pretende fazer para mudar esse cenário?

16:47:14
[VeraLucia] Marina, obrigada! O serviço público deve ser prestado por servidores públicos através de concursos públicos. Os CC's são cargos políticos e que atrelam o serviço aos interesses de quem governa. Neste sentido, nós da Frente de Esquerda defendemos um regime único de trabalho com jornada única e salário de acordo com as funções. Isso significa dizer que o nosso programa defende o fim da terceirização do serviço público assim como os CC's. Entretanto não defendemos a demissão de nenhum trabalhador

16:49:42 [VeraLucia] que já esteja prestando serviço, por isso defendemos um concurso interno para que os terceirizados sejam incorporados ao regime de servidor público. Acreditamos que essa forma é a mais eficaz para acabar com essa relação promíscua entre o Estado e a iniciativa privada e os privilégios daqueles que servem a quem governa (CC's).

16:50:08 [mediador] Internauta (Wilame) – Sou aracajuano, mas moro em São Paulo. Quais são seus planos para melhorar o transporte público em Aracaju? Você pretende fazer algo ou vai deixar o trânsito da cidade se transformar no caos de São Paulo?

16:52:17 [VeraLucia] A garantia de um transporte público de qualidade, que atenda de fato à demanda da população é a melhor solução para o caos no trânsito. A nossa proposta já esta expressa na resposta ao jornalista Marcos Couto.

16:52:29 [RebeccaMelo] Ainda quanto ao Transporte Público: Considerando a arrecadação da Prefeitura, há algum estudo realizado pela Frente de Esquerda que comprove a viabilidade financeira da estatização defendida pela senhora? (incluindo os aspectos como renovação e manutenção da frota e passe livre para estudantes e desempregados)

16:55:33 [VeraLucia] Se for levado em consideração o valor da passagem e que não necessário garantir o lucro dos empresários, tanto é possível baratear o valor da passagem, como é possível fazer a renovação da frota. Pois o Transporte vai ter um caráter social, ao contrário do que é hoje, que tem um caráter econômico, lucrativo. Mesmo pagando a passagem cara, tem ônibus nessa cidade com 20 anos de uso. E aqueles que não são mais permitidos circularem na cidade de Salvador, por conta de Lei Municipal, vem circular

16:58:02 [VeraLucia] na nossa cidade. O transporte pode se auto-manter com uma tarifa menor e com transporte menor. Defendemos uma escola pública, gratuita e de qualidade e portanto o acesso à escola deve ser igualmente gratuito.

Jornalista convidados: Marcos Couto e Rebecca Melo
17:01:09
[VeraLucia] O desemprego é resultado direto das políticas do Estado em todas as esferas via de regra, para garantir o lucro das empresas. Sem emprego e sem salário, numa sociedade onde tudo se compra e se vende, como é possível buscar novo emprego? a pé? O estado deve ser responsável pelos desempregados. O passe-livre é o mínimo que se pode fazer, essa é proposta da Frente de Esquerda para a nossa cidade!

17:01:21 [mediador] Internauta (Carlos) Como você irá valorizar o agente de saúde?

17:03:08 [VeraLucia] O agente de saúde deve ser servidor público, por isso eles serão incorporados ao quadro de servidores, com regime jurídico dos servidores, com os mesmos direitos dos servidores públicos, incluindo os salários e a carga horária de trabalho.

17:03:23 [mediador] Internauta (Tâmara)- o que fazer como prefeita que a Câmara de Aracaju pare de fazer e mudar nomes de ruas e comece a legislar ?

17:05:38 [VeraLucia] Tâmara, é exatamente por isso que defendemos governar através dos conselhos populares, que como já foi citado, a Câmara deve estar subordinada às decisões dos conselhos. Certamente esse tipo de coisa não acontecerá, pois os vereadores terão que atender às demandas de fato da população.

17:06:18 [MarcosCouto] Candidata! nas campanhas políticas o que se fala muito são propostas voltadas para o social, mas na verdade o que se vê são palavras ao vento e quase nenhuma ação pratica, como por exemplo flagramos o aumento de jovens e crianças nos semáforos. A senhora tem algum projeto para combater a proliferação desse mal social?

17:09:39 [VeraLucia] Nós da Frente de Esquerda não conhecemos uma outra forma que seja mais eficaz que o emprego para os pais das crianças que estejam nas ruas e nos semáforos. As crianças que têm pai e mãe trabalhando não estão nas ruas e sim na escola. Por isso estamos aproveitando a campanha eleitoral para chamar uma outra campanha pela redução da jornada de trabalho, sem redução de direitos e sem o banco de horas. Como uma das medidas de abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Um plano de obras públicas.

17:12:31
[VeraLucia] Um plano de obras públicas como a construção de novas unidades de saúde, escolas, habitação popular. Entretanto, por si só essas medidas são insuficientes para resolver o problema do desemprego e como conseqüência as crianças nas ruas. É preciso exigir do governo Lula, a reforma agrária, o fim do pagamento das dívidas interna e externa e que os recursos são enviados diretamente para os bolsos dos grandes banqueiros e empresários (em 2007 foram mais de 30% do orçamento geral da união para o

17:13:15 [VeraLucia] pagamento da dívida), em contrapartida, foram destinados apenas 12% para os estados e municípios. É preciso inverter as prioridades.

17:13:32 [mediador] Internauta(Irenílson Goes)- Quanto à cultura musical, os gastos nesta nova administração a senhora pretende equilibrar a balança , saindo dos quatro por cento gastos com o elenco local (artistas locais) e 96% com o elenco de fora.A senhora tem conhecimento desse desnível ?

17:16:41 [VeraLucia] Não tinha conhecimento do percentual, mas sabia da desproporção no que se refere  ao tratamento com o artista local. A Frente de Esquerda defende que o artista local tenha prioridade em qualquer evento. Não podemos permitir que o artista aracajuano passe fome, enquanto que a prefeitura paga verdadeiras fortunas a artistas nacionais. Nada contra aos artistas nacionais, mas essa ordem também precisa ser invertida, inclusive como forma de fortalecimento da nossa cultura.

17:17:12 [mediador] Internauta(Abraão Filho)- Como a senhora se sente sendo a única candidata de esquerda?

17:20:34 [VeraLucia] Vejo como uma possibilidade de apresentar ao conjunto das trabalhadores de Aracaju um programa voltado para os interesses e necessidades da nossa classe. Sem, contudo, criar a ilusão de que todos os nossos problemas serão resolvidos nos processos eleitorais. De aproveitar essa oportunidade para fazer um chamado às mulheres para lutar por melhores condições de trabalho, salário, pelo fim da dupla jornada de trabalho, por creches, por lavanderias públicas, por restaurantes públicos.

17:21:36 [VeraLucia] Tudo isso é possível quando nós homens e mulheres, empregados e desempregados, a juventude, juntos numa só luta. É assim que me sinto no processo eleitoral.

17:22:27 [VeraLucia] Lutando, junto como companheiras e companheiros, na perspectiva da construção de uma nova sociedade.

17:22:42 [mediador] Estamos encerrando o Chat com a candidata Vera Lúcia. Todas as perguntas que não foram respondidas serão entregues à candidata para que ela possa entrar em contato direto com o internauta. Vera Lúcia fará agora uma breve consideração final.

17:25:20 [VeraLucia] gostaria de agradecer à infonet pelo espaço e aos jornalistas e internautas que participaram do chat. Discutindo um pouco do programa da Frente de Esquerda, que está nas eleições justamente para isso. Denunciar a traição do PT e do PC do B e dos partidos de direitas, apresentando um programa alternativo para a nossa classe, a dos trabalhadores.

17:25:57 [mediador] Finalizamos agora mais um Chat das Eleições 2008. Agradecemos a participação da candidata Vera Lúcia e dos comunicadores Marcos Couto (Ilha FM) e Rebecca Melo (Assessora do Ministério Público Estadual).

17:26:05 [mediador] Agradecemos também a você internauta, que participou enviando suas perguntas e comentários para o candidato.   17:26:13 [mediador] Na próxima semana o Portal Infonet inicia a série de chats com os candidatos de Lagarto. Na segunda-feira, 18, o convidado será Lila Fraga (PSDB). No dia 19, terça-feira, o chat será realizado com Valmir Monteiro

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados