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Aprovado projeto que visa humanizar o trânsito
O projeto de Valadares deve ainda voltar para avaliação do plenário do Senado, já que os deputados elaboraram um projeto substitutivo, para definir quais serão as fontes de recursos que os municípios deverão utilizar para executar as obras necessárias
14/08/2008 - 15:23

Senador Valadares (Foto: Agência Senado)
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara aprovou o projeto do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), que determina aos municípios com mais de 20 mil habitantes a adoção de um sistema de transportes integrado, que dê prioridade ao coletivo, sobre o individual. E também prevê o aumento do número de ciclovias nessas cidades.

O projeto de Valadares deve ainda voltar para avaliação do plenário do Senado, já que os deputados elaboraram um projeto substitutivo, para definir quais serão as fontes de recursos que os municípios deverão utilizar para executar as obras necessárias.

A expansão das ciclovias e do transporte coletivo, em sistema integrado,  facilita  a redução do número de automóveis no trânsito e dá mais segurança aos ciclistas, o que também provocará um aumento dos usuários deste tipo de transporte. O projeto 3.228/08 altera a Lei 10.257/01, conhecida como Estatuto das Cidades,  que estabelece a obrigatoriedade de execução de um plano de transporte urbano integrado somente para as cidades com populações acima de 500 mil.

“A conscientização das pessoas sobre a necessidade de adotar transportes que favoreçam o coletivo e também aqueles mais baratos, como a bicicleta, que não polui o ar e ainda proporciona melhoria na saúde de quem a utiliza,  contribui para respaldar nosso posicionamento de adotar políticas que visem a humanizar nosso trânsito, onde o automóvel é priorizado em detrimento das pessoas”, diz o senador.

Conforme reportagem citada pelo senador, o movimento pró-bicicleta surgiu na Europa e está se espalhando pelo mundo. Embora estejamos longe do ideal, de 2003 para cá o número de pistas apropriadas para bicicletas no Brasil quadruplicou, e estamos com 2.500 quilômetros de ciclovias.

Ainda conforme a reportagem, o Brasil tem hoje a sexta maior frota do mundo de bicicletas, cerca de 75 milhões. “De minha parte pretendo continuar com políticas que favoreçam cada vez mais o uso deste tipo de transporte, que melhora a saúde de seus usuários e do planeta, à medida em que, pela não emissão de poluentes, contribui para a redução do efeito estufa”, assegura Valadares.

 


 

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