Login
 Senha
Notícias
1º turno apuração
Agenda
Calendário
Chat
Divulga 2008
Eleitorado
Guia do Eleitor
Candidatos
Partidos
Vídeos
Links
Agenda
Blogs
Cidade
Cinema
Cultura
Educação
Economia
Esporte
Política
Saúde
Assinante
Acesso Discado
Velox
Velox Empresarial
Condomínio
Streaming
Dedicado
Webdesign
iWorkplace
Datacenter
Hospedagem

 

 
 
 
 
Infonet Política Eleições
 

Senador conclama insulina mais barata
Ele se informou que a nova insulina produzida no Brasil pode baratear os custos do produtos para diabéticos
06/08/2008 - 17:11

Senador Valadares
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi à tribuna hoje, 6, conclamar o Ministério da Saúde a posicionar-se rapidamente sobre os efeitos de uma nova insulina produzida no Brasil, que poderá baratear os custos do produto para milhares de diabéticos dependentes deste hormônio. Valadares considerou fundamental o posicionamento transparente do Ministério, lembrando que oligopólios da indústria farmacêutica já fizeram campanhas em outros países contra ações de governo, que priorizam a saúde pública contra o mercantilismo.

De acordo com Valadares, entidades representativas de pacientes com diabetes, como a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) e a Rede Nacional de Pessoas com Diabetes (RNPD), além de alguns profissionais de saúde, começaram a levantar dúvidas quanto à qualidade da insulina produzida no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos, vinculado à Fiocruz, conhecido como “Farmaguinhos”.

“Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde coloque um ponto final nessa questão sobre a qualidade da insulina produzida no Brasil com tecnologia da Ucrânia, com um esclarecimento objetivo a todos os usuários do serviço de saúde pública a respeito, por exemplo, do prazo de validade dessa insulina e seu registro no Brasil. Ainda é necessário que o Ministério seja transparente sobre o acompanhamento dos efeitos do produto na saúde dos brasileiros com diabetes”, frisou o senador.

O Brasil firmou há algum tempo contrato com a Ucrânia para compra de tecnologia na produção de insulina NPH, para não ficar na dependência de dois ou três fabricantes, que praticavam preços elevados. A princípio a parceria supriu 30% das demandas internas e agora é mantida em 70%, fazendo com que os  preços tenham  caído substancialmente.O diretor do “Farmaguinhos”, Edudardo Costa, afirmou que o produto está sendo registrado no Brasil e permitirá uma economia aos cofres públicos, em quatro anos, da ordem de R$ 300 milhões e, em 15 anos, de R$ 1,2 bilhão.

 


 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!

 

 

 

 

 
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados