Programação

Infográfico
16/06/2014 - 14:07
Divulgados os planos de segurança para o Forró Caju
Procon estará entre as 4 equipes de proteção
Segurança do Forró Caju contará com um efetivo de 350 guardas municipais

Faltam apenas 2 dias para começar o Forró Caju. Muito além das atrações musicais do evento, uma festa bem organizada também abrange a proteção do público. Na manhã desta segunda-feira, 16, a Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) divulgaram o plano de segurança para o evento que, nesta edição, a festa também contará com o apoio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon.

O público estimado é de 100 mil foliões por noite. Para fazer a proteção completa, estão envolvidas quatro equipes: a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Defesa Civil e o Procon Municipal.

Segundo o chefe da GMA, coronel José Enilson Aragão, o trabalho irá se pautar na ocupação do perímetro interno da área do evento, feito por 350 guardiões. “Com esse efetivo que integra a Guarda Municipal será possível trabalharmos integrados com as demais forças de Segurança Pública. Nosso trabalho vai ter papel fundamental no acesso dos visitantes e turistas.”, afirma.

Um apoio para as ações da GMA será desenvolvido através de videomonitoramento, com câmeras distribuídas de forma estratégica por todo o circuito. No entanto, a patrulha também ocorre fora do evento, com reforço nos terminais de integração e nos pontos de transporte coletivo.

Dando continuidade às ações, a SMTT irá trabalhar na orientação, fiscalização e organização de algumas ruas do centro histórico de Aracaju. O trabalho será feito por 30 agentes de trânsito. A operação tem início na noite de amanhã, dia 17, com o fechamento das ruas Sebastião Costa, Professor Florentino Menezes e Santa Rosa, e a Av. Dr. Carlos Firpo. Estas ruas serão bloqueadas às 18 horas e reabertas pela manhã, por volta das 5h. Nos dias do evento, também haverá orientação e educação com trânsito, através de atividades lúdicas.

Em relação ao meio de transporte utilizado para chegar à festa, o diretor da SMTT, capitão J. Luiz, não recomenda o uso do carro particular. “A gente orienta às pessoas que deixem seus veículos em casa e peguem ônibus, táxi ou carona, e quem mora próximo, ir à pé, justamente para evitar os transtornos que uma festa como o Forró Caju causa.”. Além da lentidão do trânsito, o espaço para estacionar os carros é pequeno.

Já o papel da defesa civil no Forró Caju é o da prevenção. De acordo com o coordenador geral, coronel Reginaldo Moura, o trabalho é de análise prévia dos projetos, como saídas de emergência, extintores etc. para evitar qualquer risco futuro. “A coordenadoria vai atuar focando nas ações que antecedem a montagem da estrutura, ou seja, o trabalho da Defesa Civil começa muito antes do evento.”, explica.

Jorge Husak fala sobre as ações do Procon Municipal no evento

Nessa edição do Forró Caju, a proteção da população também contará com o auxilio do Procon Municipal. A equipe é formada por dois fiscais e um coordenador, que verificarão  todas as ações de consumo, além de prestar informações ao consumidor. Uma pauta importante entre os objetivos do trabalho do Procon é a fiscalização à venda de bebidas alcóolicas a crianças e adolescentes presentes no evento. “Se é uma relação de consumo, o Procon pode atuar e nós estaremos fiscalizando”,  reforça o coordenador geral do órgão, Jorge Husek.

Sobre a venda de bebida alcóolica para menores de idade, a secretária de defesa social de Aracaju, Georlize Teles, reforça: “Nós já começaremos uma campanha que é a do não fornecimento de bebida alcóolica a menores de 18 anos porque todos sabemos, especialmente quem trabalha na área de segurança, que, por vezes, adolescentes são atendidos em coma alcóolico pelo Samu.”

O desdobramento tático conta com 28 patrulhas, 04 cabines de desarmamento, 06 áreas de acesso ao posto de comando, 15 portões de acesso a veículos e 07 apoios ao Samu.

Por Jéssica França e Jéssica Vieira