Programação

Infográfico
13/06/2014 - 09:22
Arraiá do Povo 2014: uma festa de tradição
Este ano, a festa irá contar com 110 apresentações locais
Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino (Foto: Portal Infonet)

Já está tudo pronto para começar o Arraiá do Povo 2014. A festa, que chega a sua oitava edição, acontece de 17 a 29 de Junho na praça de eventos da Orla da Atalaia e já é considerada tradicional no Estado, sendo muito aguardada por sergipanos e turistas, impulsionando diferentes setores econômicos durante o período de realização.

Caracterizado por ser uma festa formada por atrações sergipanas, o Arraiá do Povo faz parte do calendário dos festejos juninos de Sergipe. Este ano, o evento irá contar com a participação de 110 atrações, entre trios pé de serra, bandas de pífano, grupos folclóricos e quadrilhas. “A valorização das atrações locais e o mix de atrações com origem nas raízes nordestinas é uma tradição inaugurada por Marcelo Deda em 2007 e mantida por nós”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

“O Arraiá do Povo cumpre um importante papel do ponto de vista turístico, mas também atinge de forma positiva os sergipanos através do contato das pessoas com a cultura local. É uma festa de participação familiar, e isto é muito rico, em especial para as crianças”, pontua a secretária de Estado da Cultura.

Além das apresentações artísticas e musicais, as pessoas que forem à praça de eventos da Orla irão encontrar também obras de artesanato, literatura de cordel, folheteria turística e comidas típicas. “Será feita a montagem de parte da cidade cenográfica e a instalação de bares e restaurantes. Organizamos uma boa estrutura para recepcionar as pessoas durante os 13 dias de arraial”, diz Eloísa Galdino.

Um arraial que é do povo

Igreja, praça e bodega são alguns dos elementos que compõem a cidade cenográfica montada para o Arraial do Povo. E, como se fosse uma cidadezinha do interior nordestino, é na grande praça que as atrações se apresentam para um público formado por sergipanos e turistas de diferentes idades.

Com a participação média de 30 mil pessoas por noite, a festa é enriquecida pelo colorido das bandeirinhas, os sabores típicos nordestinos, os trajes com tecido xadrez e o som dos fogos de salão soltos pelas crianças.

Identidade sergipana

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, uma das finalidades do Arraiá do Povo é aproximar os sergipanos dos elementos que representam sua identidade e cidadania. “A programação de cada noite faz com que tenhamos orgulhos de fazer parte daquela manifestação artística que representa nossa gente. É o Sergipe simbólico sendo apresentado de forma concreta”.

Para Eloísa Galdino, é fundamental mostrar a cultura nordestina destacando as especificidades do Estado de maneira a valorizar a economia criativa, a partir do momento em que a arte é utilizada para a geração de renda e a cultura assume a missão econômica dentro da sociedade.

Por Roseli Nunes