Programação

Infográfico
12/06/2014 - 10:59
Dominguinhos é tema de exposição no Sesc
Ícone da música nordestina, Dominguinhos é admirado em Sergipe
Exposição "Viva Dominguinhos" acontece no Sesc até 26 de julho

Até o próximo dia 23 de julho, o Sesc (unidade Centro) exibe a exposição "Viva Dominguinhos", do artista plástico Elias Santos. Através do uso da xilogravura, o trabalho do sergipano apresenta imagens de Dominguinhos e peças relacionadas à arte do músico, fazendo parte do projeto “Bom Dia Gonzagão”, contemplado pela Fundação Nacional de Artes, através do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga de 2012.

Segundo Elias, a ideia para a criação dos trabalhos surgiu ainda em 2012, em Exu, no estado de Pernambuco, onde ele se dedicou a produzir figuras de Gonzagão e o universo ao seu redor. Utilizando-se de técnica rudimentar e atualmente rara nas peças de Dominguinhos, Elias admite que a xilogravura feita na madeira é trabalhosa e complexa, um desafio, mas compensa. “Tive o prazer de conhecer Dominguinhos durante a minha ida a Exu. Ele era um homem simples, humilde e grande músico. Além do mais, morou em Sergipe. Merecia a homenagem”, contou Elias.

Trabalho em xilogravura é do artista plástico Elias Santos

O artista também destacou a receptividade do povo sergipano. “Eu trouxe a exposição para o estado e a sociedade local aceitou a proposta, o que pesa bastante”, explicou Elias. “Na verdade, quando contei a Dominguinhos que eu era de Sergipe, percebi um brilho nos seus olhos. Prometi que faria uma exposição em sua homenagem. Infelizmente, ele faleceu no ano passado, mas estou cumprindo minha promessa”, contou o artista plástico.

Nas paredes da exposição, Elias mostra figuras com imagens referentes ao que se conhece de Dominguinhos: chapéu na cabeça,  sorriso no rosto e sanfona na mão. Retrato típico do músico. “No final das contas, misturou tudo: arte, forró, Sergipe e Pernambuco”, completou Elias.

O artista também destacou e agradeceu ao Sesc no auxílio à arte sergipana, dando espaço para a mesma se desenvolver. O trabalho ficará exposto até o dia 26 de julho, das 10h às 18h.

Dominguinhos

José Domingos de Morais foi um músico brasileiro. Cantor, compositor e compositor. Dominguinhos nasceu em Garanhuns e começou sua carreira ainda na infância. Mais moço, enquanto tocava na porta de um hotel, foi ouvido por Luiz Gonzaga, o rei do Baião, que mais tarde tornou-se seu padrinho e o presenteou com uma sanfona. Dominguinhos tem sucessos, como: Gostoso Demais, Isso Aqui Tá Bom Demais, Eu Só Quero Um Xodó, Xote das Meninas, dentre tantos outros.

Em  2012, Dominguinhos foi internado em Recife, com infecção respiratória e arritmia cardíaca. O ícone nordestino faleceu no dia 23 de julho de 2013, em São Paulo, e deixou uma legião de fãs.

Por Helena Sader e Jéssica Vieira